Ourense comemorou hoje o dia do mar graças a Xantar. Mais um ano, a conselleira Rosa Quintana, comemorou o dia dedicado ao Mar, destacando que compromissos como esta feira são “fundamentais para gerar riqueza socioeconômica para a Galiza e nos permitem continuar avançando posições no mercado nacional. A indústria de processamento e comercialização de frutos do mar gera 7.000 milhões de euros na Galiza ”.
Entre as atividades já realizadas no dia em que o Xantar 2020 do Equador envolve, destaca-se o Campeonato Galego de Tiraje, organizado por Estrella Galicia e cujos quatro primeiros classificados participarão do campeonato espanhol. Paula Isabel Balleste Muñiz, do restaurante Miramar de Sada, ganhou o título de Melhor Atirador de Cerveja na Galiza. O segundo colocado foi Carlos Antonio Villar, da Casa do Patín, em Padrón. Luis Alberto de Sousa, do Ernesto Patio Bar, em O Carballiño, e Ricardo Cela, do Café Bar Lisboa, em O Barco de Valdeorras, fizeram os dois acessos que lhes permitem participar do concurso nacional que será realizado no Gourmets Hall, em Madri. Março.
DIAS DEDICADOS
Hoje também foi o dia dedicado à CIM Alto Tâmega, organização supramunicipal que integra as câmaras municipais de Chaves, Boticas, Montalegre, Ribeira da Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e que participam em conjunto para promover seus recursos gastronômicos, mas também seus Festas e eventos esportivos. Nesta tarde, eles apresentaram o Rally do Alto Tâmega, o Teste Mundial de Rallycross de Montalegre e a Rampa Internacional do Boticário; Feira do Folar de Valpaços.
A câmara municipal de Ponte de Lima, “uma vila máis antiga de Portugal”, também comemorou o dia dedicado em que seu prefeito, Vítor Mendes, aproveitou a oportunidade para convidar galegos a participar de uma dúzia de eventos que a prefeitura promove dentro o campanha “Na era Baixa, Ponte de Lima, em Alta” e que contribuem para ajustar o turismo sazonalmente, atraindo visitantes durante todo o inverno e no outro.
A província da Corunha foi outra das entidades que celebraram um dia dedicado, organizando exposições contínuas no estande e nas salas de aula Xantar ministradas por diferentes escolas de hospitalidade, como Carballo ou Piñeiral de Arzúa. Foi também o dia dedicado à prefeitura de Burela que comemorou com uma degustação de seu principal produto, o bonito; e do Xeodestino ou Ribeiro-Carballiño, onde não faltava o famoso polvo. Foi também o dia dedicado ao Caminho de Santiago que incluiu uma reunião de cavalheiros e damas da Ordem do Caminho de Santiago.
Neste terceiro dia, continuaram os workshops ministrados por chefs internacionais do Chile e Peru, aos quais devemos acrescentar aqueles organizados pelo Ambiente Rural sobre “Experiências de Qualidade da Galiza” ou pelo Departamento do Mar sobre produtos com qualidade distinta de D.O. ou o selo “pescadeRías, de onde se non?” Entre as curiosidades de hoje, destacou-se o workshop “Zero Waste Kitchen”, ministrado pelo blogueiro Sebastian Simon, que cozinhou um “rosbeef” em grãos de café ou suco de cenoura reciclado para fazer molho mojo picón. Entre a desgutación oferecida hoje destacou-se a oferta da Ordem Marín de Lagostins.
A Xantar também foi hoje o cenário escolhido para a criação da Primeira Prova de Azeite Virgem da Galiza. Vinte profissionais foram convocados para a criação deste clube, relacionado ao setor de produção agropecuária.
O vinho também foi um dos protagonistas desta sexta-feira com a celebração da segunda parte do Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, organizado pelo Instituto Galego do Viño e o Dia das “Conversas sobre Vinhos” no Desafio Demográfico e sobre como a enogastronomia Contribui para a fixação da população no meio rural da qual participaram cinco enólogos galegos.
Esposende aproveitou a presença em Xantard e emdios de comunicação da Espanha e Portugal para apresentar o evento esportivo TRANSCÁVADO BTT-GPS, uma rota única em Portugal que cobre todo o vale do rio Cávado, desde que nasceu em Montalegre até chegar a Esposende. Será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2020.