Xantar promove a qualidade dos produtos marinhos e agrícolas da Galiza internacionalmente
– A Ministra Regional Rosa Quintana presidiu os acontecimentos do Dia do Mar e indicou que “esta feira serve de ponto de encontro para a Galiza marinha com a promoção da gastronomia e a promoção de recursos turísticos em nossa região e com consumidores e empreendedores”
– Hoje também foi comemorado o dia dedicado a Ponte de Lima, Ponta Delgada, Montalegre, Província de Lugo, Concello de Viveiro e Geodestino Ribeiro-O Carballiño
– O Ribadumia Bread Festival ganha o VIII Concurso de Cartazes do Festival Gastronómico
Com a celebração do Dia dedicado ao Mar, Xantar atravessa o equador de sua 19ª edição. O ato institucional deste dia foi presidido pelo ministro da região, Rosa Quintana, que destacou o papel do show “quando se trata de disseminar a qualidade dos produtos do mar da Galiza e avançar em mercados nacionais e estrangeiros. Promove que a nossa cozinha combina tradição e autenticidade, qualidade, origem, frescura e confiança “. Ele também observou que este evento serve como “ponto de encontro da Galiza marinha com a promoção da gastronomia e a promoção de recursos turísticos em nossa região e com consumidores e pessoas de negócios”. Uma pesca marítima, disse ele, que traduz “nos quase 500 milhões de euros de volume de negócios que envolveram a venda de peixe fresco e marisco em 2016 e que será superado em 2017; nos 200 milhões de euros faturados pela atividade aquática e nos 7.000 milhões de euros gerados pela indústria transformadora e comercializadora dos produtos do mar “.
Além do Dia do Mar, o dia dedicado às câmaras municipais de Ponte de Lima, Ponta Delgada (Açores) e Montealegre foi realizado hoje em Xantar. Três municípios portugueses que mantêm estreitos acordos de colaboração com a Expourense para promover o seu turismo, tanto gastronômico como esportivo ou natural. Foi também o dia dedicado à província de Lugo e ao município de Viveiro. Ambos participaram pela primeira vez no ano passado e este ano eles queriam voltar aumentando sua presença na sala. Finalmente, foi também o dia dedicado ao Xeodestino O Ribeiro – O Carballiño que integra 21 concellos da província de Ourense e que coleta produtos de excelência como D.O. Ribeiro, o polvo de O Carballiño ou os pimentões de Arnoia.
Durante o ato institucional deste dia foram entregues os prêmios do VIII Concurso de Festivais Gastronômicos da Galiza e Portugal. Os vencedores foram os seguintes:
1º Prêmio: XVI Festa do Pan de Ribadumia.
2º prêmio: Entroido de Viana do Bolo 2018.
3º prêmio: Sabores do Mar de Esposende 2018.
Acessos: Feira do Viño de Amandi.
Continua a sua actividade Xantar 2018, um compromisso que serve como ponto de partida para os expositores promoverem os seus festivais gastronómicos e os seus próximos eventos turisticos como o Entroido de los concellos de Laza, Xinzo, Verin, Viana do Bolo ou Maceda, entre outros. Também destinos como Viveiro ou Zamora já estão promovendo a Semana Santa, declarada de Interesse Turístico Internacional.
Entre a intensa atividade realizada hoje destacou o acordo de colaboração assinado entre Expourense e a região de Dakhla em Marrocos. O objetivo é que no 20º aniversário da Xantar, o show abrirá sua participação na África e terá a presença de expositores deste país pela primeira vez, que atua como porta de entrada para o mercado africano. Este acordo foi assinado pelo diretor-gerente da Expourense, Alejandro Rubín, delegado-chefe do turismo de Dakhla, Mohamed Cherif e o embaixador universal desta região, Xulio César González.
Dentro do XIII Encontro Internacional de Gastronomia Sustentável e Saudável destacou a oficina de pastelaria do chef Manuel Garea com IXP Mel de Galicia e Leite 100% galega. Relativamente ao Dia do Mar, várias atividades foram realizadas neste dia, como as oficinas realizadas pelo chef Flavio Morganti. A primeira foi sobre a campanha “Cata la lata” organizada pela Consellería do Mar e em que colaborou a ANFACO-CECOPESCA. A segunda oficina de Morganti tratou das espécies do Atlântico recentemente exploradas. Em relação às conservas, também foi dada uma oficina aos escolares, em que o consumo de peixe e marisco foi promovido entre as crianças mais jovens.
Portugal participando como país convidado também estrelou algumas das atividades que revelam os segredos de alguns dos seus pratos mais típicos, como foi o caso da “francesinha” ou do Bacallao com Broa ensinado por Vila Nova de Gaia ou o Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima Hoje também foi o dia escolhido pela Prefeitura de Astorga para transmitir seu showcooking no “Cocido Maragato” e nas matecadas, a cecina e o chocolate.
A visita do secretário de Estado das Comunidades de Portugal, José Luis Carneiro, está prevista para esta tarde. O dia terminará com a celebração do Capítulo Extraordinário da Irmandade Real das Placas de Ouro de Radio Turismo e com uma apresentação e degustação de produtos rotulados em galego organizados pelo Fórum Peinador e que contará com a presença do Secretário Geral de Política Linguística, Valentín García.