Portugal, país presente desde a primeira edição da Xantar, queria estar muito presente nesta edição especial do 20º aniversário. A cooperação transfronteiriça que sempre marcou este espectáculo, com a presença desde a primeira edição de câmaras municipais como Vila Real ou Braga, foi reforçada pelo compromisso da Organização de Turismo Porto e Norte nesta sala. De fato, seu recém-eleito presidente (desde a última terça-feira), Luis Pedro Martins, escolheu a Xantar como seu primeiro ato oficial e destacou a importância do turismo local. Refira-se que nesta edição da Xantar, mais de 30 câmaras municipais do Norte de Portugal participam como expositores, aos quais os Açores devem ser adicionados, para além dos restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia do país vizinho.
Além de Porto e Norte, hoje foi também o dia dedicado à província de Ourense; à concello de Parada de Sil, à câmara municipal de Vila Real, à da Horta / Faial e ao Panamá, país que leva três edições consecutivas a participar com restaurante. O ato central do dia foi presidido pelo delegado territorial da Xunta de Galicia, Marisol Díaz, que foi acompanhado pelo diretor geral da AGACAL, Manuel Rodríguez. Durante a sua intervenção neste acto, o delegado territorial indicou que “do Governo galego estamos a trabalhar na estratégia ‘Galiza Sabe’ do turismo gastronómico e vitivinícola que será o roteiro dinâmico e aberto que marcará onde devemos avançar no curto prazo , um período em que a Galiza enfrenta desafios importantes, como a celebração do Xacobeo 2021. Este plano irá impulsionar a competitividade do sector primário galego para continuar a fazer da Galiza o destino que todos queremos, fonte das nossas saborosas matérias-primas, de que falam aqueles que nos visitam e para os quais, além disso, retornam “.
E como tem sido o costume há 15 anos, na quinta-feira, Xantar é o dia dedicado às Associações Gastronômicas e Enófilas, estas sociedades gastronômicas realizam uma importante tarefa em relação à recuperação de produtos e pratos tradicionais; à edição de livros, catálogos e livros de receitas sobre produtos nativos; bem como a sua grande contribuição para a conservação da cultura e tradição gastronómica das vilas e cidades. Neste 15º encontro, participaram mais de 40 irmandades da Espanha, Portugal, França e Equador.
Hoje, foi realizada a III Oficina de Turismo Gastronômico da Xantar, que reuniu 9 operadoras de turismo e agências de viagens com representantes do turismo dos destinos presentes na feira.
Este segundo dia de Xantar 2019 continuou com um intenso programa de atividades em que as três salas de aula gastronômicas, das quais os chefs de 9 países participam e a sala de degustação, estavam em plena atividade ao longo do dia. Entre os que se realizaram hoje destacou a oficina para a escola “Ponlle as pilhas a teu bocata” organizada pela Consellería do Mar e em que o diretor geral da Pesca, Mercedes Rodriguez, acompanhou as crianças da escola primária Luis Vives.
O dia terminará com a entrega das Placas de Ouro e das Medalhas do Rádio do Turismo a restaurantes nas províncias de Lugo e Ourense e também em Portugal e no Panamá. Os vencedores nesta ocasião são:
Os Cachivaches- Lugo
Mirandilla “- Lugo
Para Palleira- Ourense
Vila Real-Ourense
Momentos- S Miguel-Açores
TABUA D’ACO -Portugal
STYLO-Panamá
Além disso, a Rádio Turismo entregará suas medalhas de ouro para diferentes entidades por seu compromisso e colaboração para a promoção da culinária de qualidade.
NOITE DE COMÉRCIO
Hoje também será celebrada a Noite do Comércio em que a Federação do Comércio de Ourense prestará homenagem a Francisco Negro Fernández, a Associação Provincial de Livreiros e também membro do Conselho de Administração da Federação do Comércio até sua aposentadoria.