Mais de uma centena de presenças e participações Portuguesas na Xantar 2018
Douro e Norte no ano em que Portugal é “País Convidado”, em força no 19º Salão Internacional de Turismo Gastronómico
Lucky Duckies e, “Estudantina Académica de Lamego – ESTGL” ao vivo na Abertura Oficial e 1º Dia, 31 de Janeiro
Numa organização da Expourense decorre em Ourense – Galiza, a partir desta quarta-feira, 31 de Janeiro e até 4 de Fevereiro, a XANTAR com mais de 250 exposições.
Fazendo honras das suas riquezas no Turismo Gastronómico, Portugal está representado praticamente por todos os seus destinos turísticos, com destaque desde logo para a região da Entidade de Turismo do Porto e Norte, “Parceiro Estratégico” da Expourense, passando pelo Centro, Algarve, Açores e Madeira.
De entre a região do Douro, salientamos a representação do Município de Vila Real, que, a juntar ao já “habitual” Restaurante de Vila Real a cargo da Quinta do Paço Hotel, a capital transmontana vai ainda dinamizar e promover as “Corridas de Vila Real” que, nos últimos anos tanto sucesso alcançou internacionalmente com as provas do Mundial de WTCC e, este ano de 2018, abraça o novo Mundial de WTCR (23 /24 Junho). Entre as demais “apresentações” Vila Real mostrará algumas das suas tradições, vinhos, etc, …, que merecem uma visita à Zona VIP!
Por sua vez o Município de Lamego, regressa em 2018, seguindo a linha de ação que recentemente vimos começar a ser desenhada para “levar” Lamego ao conhecimento.
Com a parceria de alguns empresários locais, no dia da Inauguração Oficial, 31 de Dezembro, o Município de Lamego apresenta um Showcooking da responsabilidade da Real Gastronomia, que ao vivo demonstrará como se prepara e faz um dos ex-libris lamecenses, a Bôla de Lamego (entre as 13.30h e as 14.30h).
Ao longo de quarta e quinta-feira e integrados no “pavilhão” da TPNP, o “Entrudo de Lazarim” será “rei” com o Artesão ao Vivo – Adão Almeida, fazendo as tradicionais máscaras de Lazarim em madeira e exposição do traje típico dos Caretos de Lazarim.
Por seu turno ao longo da tarde de quarta-feira teremos apresentações e degustações de produtos regionais de Lamego com: Douro Flavours, Lacticínios do Paiva, Caves da Raposeira, Real Gastronomia e, Fumeiros Porfírio.
Pelo sétimo ano consecutivo, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego apresenta-se na Xantar, este ano integrada nas ações de Lamego e do TPNP, para uma apresentação junto da Comitiva da Visita e da Inauguração Oficial, assim como do público, com uma interpretação do Vinho icónico de Portugal – Vinho do Porto, quer em cocktails aperitivos como digestivos, complementando-os com o Vermute produzido pela escola no quadro das suas atividades formativas e escolares.
A Norte destacamos ainda entre outras prestigiadas presenças, a participação do Município de Montalegre, “parceiro permanente” da Expourense que entre as muitas atividades, ações e eventos, se destacam, Montalegre Urban FIT (3 Março), “Sexta 13” (Abril), Mundial de Rallycross WRX (28/29 Abril), Campeonato da Europa de Parapente (14 a 28 Julho).
Alijó, Tabuaço e, o destacado “regresso” de Lamego à Xantar, fazem a ligação das mostras durienses a Mondim de Basto, Felgueiras, Penafiel, Lousada, Baião, Braga, Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, Caminha, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Gaia e Espinho, entre muitas outras representações inseridas nas múltiplas ações do “programa” da TPNP ao longo dos 5 dias da Xantar.
Portugal apresenta-se com 4 Restaurantes
Entre os 15 restaurantes no pavilhão da Xantar e, além do Restaurante Vila Real – Douro, a “gastronomia portuguesa“ mostra-se com os Restaurantes de Braga, Ponte de Lima e Açores.
Açores com o Município de Ponta Delgada e o Turismo dos Açores, Madeira, Aveiro e Monchique entre outras, estendem as mostras nacionais perante o mercado da Galiza e de Espanha, assim como da América Latina.
Atividades – “Dias Dedicados”
Seguindo a “linha de inovação” que a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal tem vindo a implementar dentro e fora de portas com o novo canal de promoção, o “TOPAS – Tourism Office Public Auto Service” apresenta-se na Xantar dando suporte a um vasto programa que diariamente o “espaço” da TPNP mostra com os seus parceiros públicos e privados. O TOPAS não é mais do que um autocarro com as mesmas funcionalidades tecnológicas das mais de sete dezenas de lojas físicas na Região Norte, que na Xantar vai acolher os milhares de visitantes interessados em conhecer e organizar as suas viagens ao Norte de Portugal.
Diariamente e nas quatro salas e pavilhões de Showcooking´s e “Catas”, a par da TPNP e integradas no seu programa de actividades, dezenas de apresentações e showcooking´s mostram a variada e rica mostra gastronómica, que, só a “gastronomia portuguesa tem para oferecer.
31/01, quarta-feira e Dia da Abertura e Inauguração Oficial é o “Dia do País Convidado – Portugal”.
1/02, Quinta-feira é “Dedicado” ao TPNP, Açores, Município de Braga e, Município de Vila Real.
2/02, Sexta-feira é “Dedicado” ao Município de Montalegre, Município de Ponta Delgada e Município de Ponte de Lima.
3/02, Sábado é “Dedicado” ao Município de Aveiro, Município de Esposende e Município de Felgueiras.
4/02, Domingo – Encerramento Oficial.
Todas as informações em: http://xantar.org/
– XIII Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável;
http://xantar.org/xiii-encuentro-internacional-de-gastronomia-saludable-y-sostenible/
– Degustações;
http://xantar.org/programa-degustaciones/
– 14º Encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas e Enófilas a 1 de Fevereiro;
– Confrarias confirmadas – http://xantar.org/cofradias-confirmadas/
– Programa de Animação;
http://xantar.org/experiencia-xantar/actividades/programa-espectaculos-animacion/
– Agenda Institucional e Atos Especiais;
http://xantar.org/agenda-institucional/actos-especiales/