Início Lifestyle XANTAR: Mais de 50 fraternidades gastronomicas a destacarem produtos locais

    XANTAR: Mais de 50 fraternidades gastronomicas a destacarem produtos locais

    Norte de Portugal, Açores, Parada de Sil e as Irmandades são protagonistas do segundo dia de Xantar

    – Mais de 50 fraternidades gastronómicas reuniram-se hoje para destacar os produtos locais

    O Porto e Norte é promovido em Xantar como um destino gastronómico elegante e bem-sucedido. Durante este dia do show dedicado à região portuguesa, o seu presidente, Melchior Moreira, explicou o bom momento em que o turismo está a viver em Portugal e, especialmente, no Porto e Norte. Ele indicou que, durante 2017, receberam 7 milhões de turistas e que 23% deles foram atraídos pela gastronomia e pelos vinhos. O dia dedicado ao Panamá também foi celebrado hoje, um país que participou como convidado na última edição e que queria continuar envolvido com Xantar. Representou o país neste ato, o embaixador do Panamá na Espanha, Milton Henríquez, que afirmou que esse espaço já é um evento ibero-americano e declarou a intenção de participação deste país para continuar a participar da próxima edição.

    Durante este segundo dia de Xantar, foi celebrado o dia dedicado ao Turismo dos Açores, à Câmara Municipal de Vila Real, à Lousada e ao município de Ourense de Parada de Sil.
    Depois de anos de apoio ao Xantar e completando esta colaboração que representa Portugal como país convidado, a Organização de Turismo Porto e Norte deu um passo adiante hoje e lançou a Expourense a luva para “exportar” esse projeto da mesma forma que acontece com Termatalia (um ano é celebrado em Ourense e o próximo em um país da América Latina). Este desafio foi lançado pelo presidente do Porto e Norte, Melchior Moreira, durante o dia dedicado à região em Xantar. Além disso, o presidente ainda apostou porque a sede do primeiro Xantar em Portugal foi Vila Real, uma decisão que teve o apoio do prefeito de Vila Real, Rui Santos, também presente nos eventos de hoje. Esta proposta do Porto e Norte é uma indicação do interesse do país vizinho pelo International Gastronomic Tourism Show.

    Como já é uma tradição, há 14 anos, na quinta-feira de Xantar, o Encontro Internacional de Guildas Gastronômicas e Enófilos é celebrado. Mais de 50 irmandades da Espanha e de Portugal participaram desta edição, principalmente, embora também tivessem representantes da França, do Equador e do México. Este encontro foi presidido pelo delegado territorial da Xunta de Galicia, Marisol Día Mouteira, e contou com a presença dos presidentes das federações nacionais de fraternidades de Espanha, Juan Manuel Garmendia e Portugal, Olga Cavalheiro. Durante esta reunião, serão apresentados os próximos capítulos de cada entidade, convidando o resto das fraternidades a participar delas.

    O II Workshop sobre Turismo Gastronômico da Xantar também foi realizado hoje, que reuniu 11 operadores turísticos e agências de viagens com representantes do turismo dos destinos presentes na feira em Expourense. Este workshop também incluiu apresentações para TT.OO. e imprensa especializada do destino da Galiza e da cidade de Ourense.
    Este segundo dia do Xantar 2018 continuou com um intenso programa de atividades em que as três salas de aula gastronômicas e a sala de degustação estavam cheias durante todo o dia.

    PLACAS DE OURO

    O dia terminará com a entrega das Placas de Ouro e das Medalhas de Rádio de Turismo para restaurantes nas províncias de Lugo e Ourense e também em Portugal e no Panamá. Este evento contará com a presença do Secretário Geral de Emigração da Xunta de Galicia, Antonio Miranda, o prefeito de Ourense, Jesús Vázquez e o Diretor do Centro Superior de Gestão de Hotéis da Galiza, Marta Fernández. Os vencedores nesta ocasião são:
    Restaurante Adegas das Caldas (Ourense)
    O Restaurante Lar do Leitón (Ourense)
    Suso Casto Riberas Restaurante Lea (Lugo)
    Restaurante Os Pendellos- Chantada (Lugo)
    Restaurante A TULHA- Ponte de Lima (Portugal)
    Restaurante RIESEN (Panamá)

    Além disso, a Radio Turismo entregará suas medalhas de ouro a diferentes entidades por seu compromisso e colaboração para a promoção de uma cozinha de qualidade. Serão entregues a: Câmara Municipal da Cidade do Panamá; Clube Gastronômico do Panamá; Juan Carlos Parada Rúa, ex-presidente da comissão executiva da Expourense e Melchior Moreira, presidente do Porto e Norte.

    Os seguintes chefs também serão premiados:
    Carlos Parra – Espanha
    Flavio Morganti- Espanha
    Miguel González-Espanha
    Angeles Rosas-Espanha
    Simoes de Dios – Espanha
    João Dias-Açores
    Maria Velez – EUA
    Saúl Umaña-Costa Rica
    Patrice Jaumon-Panamá