Mais de 200 atividades de alimentação e vinicultura para viver a experiência Xantar 2018
Haverá 12 países representados destacando a presença de Portugal como convidado
Tem 15 restaurantes que oferecem 20 menus com preços entre 14 e 30 euros
Entre 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro, a Exposição Internacional de Turismo de Culinária oferece aos visitantes mais de 200 atividades para “viver a experiência Xantar” de uma perspectiva saudável e sustentável. Expourense torna-se o epicentro da comida e vinho e turismo que reúne 273 expositores e 12 países representados (Espanha, Portugal, Panamá, Costa Rica, México, Equador, Paraguai, França, Peru, Cuba, Argentina e Estados Unidos). Pelo quinto ano consecutivo, Xantar é mais uma vez a única feira internacional de turismo gastronômico na Espanha.
Xantar 2018 foi apresentado nesta manhã em um evento no qual representantes das entidades públicas que tornaram possível este evento estavam presentes. Contou com a participação do delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Marisol Díaz Mouteira; do prefeito de Ourense e vice-presidente executivo da Expourense, Jesús Vázquez Abad; do vice-presidente da Delegação Provincial de Ourense, Rosendo Fernández Fernández; do vice-cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva e do diretor de Xantar, Alejandro Rubín. Participaram também os representantes das duas entidades do Panamá participantes desta edição: Camilo Hoyos, vice-presidente do Clube Gastronômico do Panamá; e Alina Concepción, secretária geral do INADEH (Instituto Nacional de Formação Profissional e Formação para o Desenvolvimento Humano) do Panamá.
diretor Xantar foi convidado a dar dados que dão a esta edição, que se estabeleceu como um grande exemplo de cooperação público-privada, dizendo que as expectativas são muito altas e que o objetivo é bater o recorde de visitas. Ele destacou três dados para isso: “100% da área de superfície coberta, 273 expositores e uma atividade diferente a cada 15 minutos da feira”.
XANTAR SÃO 200 EXPERIÊNCIAS
O programa de actividades Xantar 2018 inclui palestras de especialistas e espectáculos de cozinha ao vivo, além de degustações e provas incluídas no “XIII Encontro Internacional da Alimentação Sustentável e saudável”. No total, uma média de 4 atividades por hora de celebração da sala.
Os showcookings, com mais de 50 anos, terão a participação de prestigiados chefs de 6 países. Neste programa incluem as organizadas pelo Ministério do Ambiente Rural e do Mar, que visam valorizar-lhe produtos de qualidade a partir de Galicia Denominação de Origem Protegida, protegido indicação ou garantia selos geográficas como “PescadeRías, de Onde se non? “ou o peixe e marisco enlatado de ANFACO-CECOPESCA. Eles participam chefs galegos como Javier Rodriguez “Taky” Flavio Morganti, Alberto Lareo, José Mallon OU Emma Pinal, entre muitos outros. Além disso, participarão importantes chefs de Portugal, Costa Rica, o Clube Gastronômico do Panamá, México e Estados Unidos. Nesta edição, também devemos adicionar chefs de mídia como Nathan, semifinalista Masterchef 5.
Para acomodar este amplo programa de atividades, a Xantar terá três salas de aula gastronômicas, uma degustação e um túnel de vinho. Este último tem o apoio dos cinco conselhos reguladores de vinho galego (além do Ministério dos Assuntos Rurais) e contará com mais de 115 referências comunidade dá especial atenção aos vinhos vencedores em provas oficiais de Galicia. Ligado a este sector também se destacam os cursos sobre “defeitos de vinho” que serão ensinados pela Viticultura e Estação de Vinho da Galiza, a EVEGA.
programa Showcookings é completado com atividades paralelas, como a V Reunião de Gastronomia Bloggers e Turismo no qual mais de 20 bloggers Galiza, Madrid e Portugal ou a Reunião Internacional XIV de Fraternidades que reunirá 42 organizações de 5 países envolvidos.
Xantar 2018 também terá um extenso programa de eventos especiais, como a Noite de esportes, o panameiro, o comércio ou a noite das danças latinas. Todos os dias às 12h30. haverá uma cerimônia oficial em que se celebra um dia dedicado a diferentes destinos e entidades intimamente relacionadas com o show. A abertura oficial será na quarta-feira, 31 de janeiro e será assumida pelo vice-presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda.
PORTUGAL, PAÍS DE VISITANTE
Xantar 2018 contará com Portugal como um grande protagonista que vai apresentar o melhor de sua gastronomia através de quatro restaurantes (Braga, Ponte de Lima, Vila Real e Açores) e numerosos showcookings, degustações e provas, bem como apresentações musicais e folclore. Mostra-se a presença maciça de expositores da região Porto e Norte. Nesta edição, a Euroregion Galicia – Norte de Portugal é promovida internacionalmente como um destino único com oferta de alimentos e vinhos de qualidade.
Na 19ª edição do Xantar, participam 15 restaurantes da Galiza, Castilla y León e várias regiões turísticas de Portugal, bem como o Panamá, que repete a experiência depois de ter participado como convidado na edição anterior. No total, 20 menus são oferecidos com preços entre 14 e 30 euros, com base em produtos locais e de qualidade, uma vez que a maioria deles inclui alimentos abrangidos por uma Denominação de Origem ou Indicação Geográfica Protegida.
Entre as novidades destaca o restaurante temático dos Açores, que oferecerá um menu que representa o último jantar do Titanic, servido em 14 de abril de 1912. Também destaca o cardápio de BOAGA, pratos de compostagem feitos com todas as raças indígenas da Galiza. Por outro lado, a cidade de Ourense acolherá dois restaurantes que refletem o bom momento que o hotel oferece na capital termal. Um desses restaurantes oferece um novo menu preparado com as águas termais da cidade e o outro apresenta os pricks vencedores do concurso Sabores de Ourense 2017. Outra característica nova será a participação da Diputación de Zamora pela primeira vez com um restaurante. Castilla y León também terá outro restaurante que representa a comunidade autônoma.
O menu 100% ourensano do INORDE, a Câmara Municipal de Maceda, Vila de Cruces, Porto da Guarda e Ría de Pontevedra-Beluso completam a oferta de restauração desta edição.
XANTAR É UM PONTO DE ENCONTRO PROFISSIONAL
Com o objectivo de promover um destino através da sua gastronomia e tendo em conta os bons resultados obtidos na edição anterior, a Xantar organiza o “II Workshop de Turismo Gastronómico”, no qual participarão 11 operadores turísticos especializados neste sector da Galiza. Portugal, Madrid e Catalunha que operam no mercado nacional e internacional. Eles participarão da apresentação e realizarão reuniões B2B com representantes dos diferentes destinos gastronômicos presentes na sala.
XANTAR É TURISMO DE PROXIMIDADE
Xantar lançou novamente o pacote “Feel Galicia” que permite uma experiência enogastronômica na província. Um contrato para este pacote inclui acomodação no regime AD em um hotel de 4 estrelas, entrada no salão, almoço ou jantar em um de seus restaurantes e participação em atividades. A reserva deste pacote será feita a partir do próprio centro de reservas www.sientegalicia.com.
Xantar também criou uma experiência gastronômica voltada para visitantes que podem chegar perto de Ourense na linha de alta velocidade, AVANT, de A Coruña ou Santiago. Este pacote está disponível para sábado 3 e domingo 4 de fevereiro e inclui o trem de ida e volta, transferências, visitas guiadas às áreas termais e centro histórico de Ourense e comida no salão. Tudo isso a partir de 55 euros.
# XANTARERESTÚ
A notícia do show pode ser seguida por seu novo site www.xantar.org ou seus perfis em redes sociais www.facebook.com/Xantar; no twitter com @XANTAREXPO ou Instagram através de @xantaroficial.