Início Lifestyle XANTAR: Galiza e Norte de Portugal unidos na gastronomia

    XANTAR: Galiza e Norte de Portugal unidos na gastronomia

    Dois países, um único destino enogastronômico. A 21ª edição do Xantar abriu suas portas nesta manhã no Expourense, estreitando ainda mais, se possível, os laços de cooperação transfronteiriça entre as duas áreas da Eurorregião. O interesse da Galiza no turista português e vice-versa, uma vez que ambos os destinos são os principais emissores de viajantes para o outro, tem sido um dos fios condutores do ato inaugural da única feira internacional de turismo gastronômico credenciada na Península Ibérica. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Ministro da Cultura e Turismo da Xunta de Galicia, Román Rodríguez, acompanhado pela Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques; o presidente do Conselho Provincial de Ourense, Manuel Baltar; a conselheira de turismo de Ourense, Flora Moure; o presidente do Turismo Porto e Norte, Luis Pedro Martins; o presidente do Cluster de Turismo da Galiza, Cesáreo Pardal; e o vice-presidente executivo da Expourense, Jorge Pumar.

    Xantar“A Xantar também contribui para posicionar internacionalmente o potencial de vinho e vinificação da Galiza, um setor que se tornou um motor importante para o desenvolvimento da economia da comunidade”, disse o ministro durante seu discurso, acrescentando que “ele tem uma grande capacidade de diversificar e ajustar sazonalmente a nossa oferta. turista ”.

    Além da cooperação transfronteiriça e do aprimoramento da enogastronomia como revitalizador econômico, a Ribeira Sacra foi o outro grande protagonista da época como forma de apoio à candidatura da Ribeira Sacra ao patrimônio mundial da UNESCO.
    Assim começam cinco dias em que Ourense se torna o epicentro da enogastronomia peninsular e a ponte gastronômica com a América Latina, desde destaca-se a presença de delegações profissionais de países como Costa Rica ou Peru.

    Neste dia inaugural, também começou o XV Encontro Internacional de Dieta e Saúde, oferecendo mais de 150 experiências de vinhos e alimentos focadas na promoção da qualidade de produtos agro-alimentares, no Mar da Galiza e em outros destinos participantes. Entre os que se realizam hoje estão o workshop sobre Experiências de Qualidade da Galiza, ministrado pelo chef Miguel Miguel González, organizado pelo Ministério do Mar sobre pesca artesanal e em Bonito de Burel, ministrado por Cociña Ourense ou Rubén Silva, vencedor Masterchef em Portugal.

    XantarEntre o programa de atividades, os expositores do Porto e do Norte aproveitaram a oportunidade para apresentar eventos importantes relacionados ao turismo e gastronomia, como o Vale da Música do Vinho do Porto ou a Festa do Folar de Chaves. Também foi o primeiro dia de hoje o Curso Certificado de Iniciação à Degustação, ministrado pelo Instituto Galego do Viño. Também foi realizado o VII Encontro de Blogueiros Gastronômicos e Turísticos, reunindo 25 blogueiros da Galiza, Portugal, Astúrias e Castela e Leão.

    Este primeiro dia terminará com a celebração da Noite do Esporte, na qual o Secretário Geral do Esporte participará, Ramón Lete, para apresentar a próxima edição da Sportur Galicia, IV Exposição de Esportes e Turismo, a ser realizada no Expourense.
    Os 15 restaurantes do Xantar 2020 também começaram hoje a servir os primeiros menus desta edição, registrando um bom nível de afluxo no primeiro dia, alguns deles com o pôster completo. Oferece a oportunidade de apreciar a culinária de diferentes regiões da Espanha e Portugal através dos 15 restaurantes que participam desta edição. Illa de Ons (Pontevedra) e Guimarães (Portugal) são as duas grandes novidades em restauração, o que acrescenta o retorno da Baixa Limia com restaurante próprio.