O Xantar 2020 foi apresentado hoje à tarde na FITUR Madrid como a única feira internacional de turismo gastronômico da Espanha e um dos quatro turistas internacionais do país. A Xantar celebra sua 21ª edição em Ourense entre os dias 5 e 9 de fevereiro e apresentará um programa completo de atividades e uma ampla variedade de restaurantes que projetarão uma imagem de qualidade e sustentabilidade do turismo enogastronômico da Península Ibérica.
A apresentação do Xantar 2020 na FITUR contou com a presença do diretor da Agência de Turismo da Galiza, Nava Castro; do vice-presidente executivo da Expourense e vice-prefeito de Ourense, Jorge Pumar; o presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte, Luis Pedro Martins; o presidente do Cluster de Turismo da Galiza, Cesáreo González; a embaixadora da Costa Rica na Espanha, Helena Ccohacón; a representante da FEMULP do Peru, Giovanna Cheglio; e o delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Marisol Díaz. Todos concordaram em destacar o papel da gastronomia como motivação turística e como a melhor ferramenta para promover a qualidade e a sustentabilidade de um destino.
A cooperação tradicional e estreita com Portugal também coexistirá com a cooperação ibero-americana, uma vez que está confirmada a presença nesta edição de delegações de profissionais de gastronomia e turismo de países como México, Costa Rica, Colômbia ou Peru. Com relação às atividades, a Xantar reunirá chefs renomados de 5 países que ministrarão oficinas de culinária ao vivo, enquadradas no XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que oferecerão ao público mais de 150 experiências.
Outra das grandes novidades desta edição será a promoção internacional do Ribeira Sacra e o apoio à candidatura a ser incluída como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2021. O Ribeira Sacra terá um estande promocional do Consórcio de Turismo e de vários municípios incluídos nesta área, com restaurante liderado pelo município de Parada de Sil e com a presença do Conselho Regulador da Denominação de Origem da Ribeira Sacra. O destaque do Ribeira Sacra nesta edição também é protegido pelo apoio do Conselho Provincial de Ourense e Lugo ou da própria Xunta de Galicia.
Este evento tem caráter internacional, mas sem esquecer as raízes e um de seus objetivos fundamentais continua sendo o de promover o turismo local. A Xantar, que já se tornou uma motivação turística, lançou pacotes diferentes para convidar o viajante a desfrutar de uma experiência enogastronômica em Ourense, já que a presença no lounge permitirá que você descubra as atrações turísticas dos países representados e participe no programa completo de atividades voltadas à promoção da qualidade de sua gastronomia, vista de uma perspectiva sustentável e saudável.
Com o mesmo objetivo de promover um destino através de sua gastronomia e os bons resultados obtidos na edição anterior, é organizado o “IV Workshop de Turismo Gastronômico”, no qual uma dúzia de operadores turísticos da Espanha e da Noruega participarão e assistirão a apresentações e Reuniões B2B com representantes dos diferentes destinos gastronômicos presentes no lounge.