Início Lifestyle XANTAR: Exposição de Turismo Gastronómico celebra 20 anos

    XANTAR: Exposição de Turismo Gastronómico celebra 20 anos

    A Xantar, Exposição Internacional de Turismo Gastronómico, completa 20 anos e celebra-a apresentando o programa mais internacional de actividades em que, para a tradicional e estreita cooperação transfronteiriça com Portugal, a cooperação ibero-americana se uniu mais do que nunca. Desta forma, a próxima edição da feira, que será realizada na Expourense entre os dias 6 e 10 de fevereiro, reunirá renomados chefs de 8 países que ministrarão oficinas de culinária ao vivo no XIV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável. Oferecerá ao público mais de 100 experiências.

    O Brasil, representado pela Prefeitura de Foz de Iguaçu, será o país convidado nesta edição. A proeminência deste país e a progressiva internacionalização deste evento para adicionar 12 países representados nesta edição, foram os fios da apresentação da Xantar de FITUR-Madrid esta tarde, um ato em que muitos representantes de entidades participaram ligado ao turismo em Espanha, Portugal, Brasil, México ou Argentina, entre outros.
    A Xantar é a única feira internacional de turismo gastronômico da Espanha. Durante esta apresentação, o papel desempenhado por esta feira na promoção da gastronomia como uma motivação turística com o valor acrescentado de contribuir para Identificar o turismo com o território também foi destacado, pois mostra toda a cadeia de valor do produto, desde sua origem até que o turista consuma e desfrute.

    Este evento tem um caráter internacional, mas sem esquecer as raízes e um dos seus objetivos fundamentais continua sendo o de promover o turismo local. A Xantar, já por si uma motivação turística, lançou diferentes pacotes para convidar o viajante a desfrutar de uma experiência enogastronómica (também térmica) em Ourense, uma vez que a presença no salão permitirá descobrir atracções dos 12 países representados e participar do programa cheio de actividades destinadas a promover a qualidade da sua cozinha, ver esta questão de uma perspectiva sustentável e saudável.

    Com o mesmo objetivo de promover um destino através de sua comida e os bons resultados alcançados na edição anterior, é organizado o “III Workshop de Turismo Gastronômico” com a participação de operadores turísticos dúzia frequentam apresentações e reuniões B2B com representantes dos diferentes destinos gastronômicos presentes no salão.

    Brasil, país convidado

    O Brasil será o convidado no Xantar 2019. Este país, que participa pela primeira vez, será representada pelo Governo Municipal de Foz de Iguaçu, o segundo destino para os estrangeiros que visitam o Brasil, que abriga a famosa Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, que compartilha com Argentina e Paraguai. Ele é o centro geográfico do Mercosul e Destino Iguaçu recebe mais de 5 milhões de turistas por ano, entre os quais incluem visitar as cachoeiras, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e as pessoas envolvidas nos eventos organizados no meio dela, é também uma MICE destino (Reuniões, Incentivos, Conferências, Exposições).

    Apesar de ser um dos principais destinos turísticos do mundo, Foz do Iguaçu continua a trabalhar para atrair novos visitantes internacionais através do reforço de outras atrações do destino olhando agora promover-se como uma qualidade destino gastronómico, Foz do Iguaçu vai participar representando Brasil como país convidado em Xanta. participação Foz representando o Brasil tem sido possível graças ao envolvimento da cidade prefeito projecto, Chico Brasileiro, eo representante da Gestão Integrada do Turismo Foz, Gilmar Piolla.

    A presença do Brasil como convidado especial neste evento internacional visa posicionar sua rica gastronomia, variada e eclética como um atrativo adicional ao visitar Foz de Iguaçu, Brasil junta-se assim a rede de Cooperação Latino-Americana de Xantar mantém com vários dos países que participaram como convidados e que continuam a ser vinculado ao projeto já confirmaram a sua presença novamente na edição de 2019. Foz do Iguaçu terá um destino estande promocional e seu próprio restaurante na sala de aula em que vai oferecer uma degustação de alguns dos produtos mais típicos do Estado do menu do Paraná, em que a cidade está localizada.

    Novidades na restauração

    Na 20ª edição da Xantar, 15 restaurantes da Galiza, Castela e Leão, de várias regiões turísticas de Portugal, assim como do Panamá e do Brasil, participam como países convidados. No total, mais de 20 menus baseados em produtos locais e a sua qualidade será oferecido, como a maioria incluem protegido por uma denominação de origem ou protegidas alimentos indicação geográfica.

    Entre as novidades, o restaurante Xeodestino Condado-Paradanta oferecerá um cardápio baseado em produtos locais, como lampreia ou queijo cottage; o restaurante dos Açores que vai oferecer um menu medieval ou o do Panamá, que escolhe um cardápio pré-hispânico.

    Presença internacional

    A Xantar expande sua rede de cooperação ibero-americana nesta edição. Após a participação bem sucedida do Panamá como país convidado na Xantar 2017, este país queria permanecer ligado à sala de estar e deslocar uma grande delegação de chefs e profissionais da Universidade Católica Santa Maria la Antigua (USMA Panamá), Universidade Interamericana do Panamá (UIP) e também do Instituto Nacional de Formação Profissional e Formação para o Desenvolvimento Humano (INADEH). Costa Rica, Colômbia, Peru e México também estarão representados por diferentes ações com a presença de renomados chefes de cozinha e empresários do setor de turismo e hospitalidade.

    Na presença internacional mais uma vez destaca-se a presença maciça de Portugal tem estado presente na Xantar desde sua primeira edição e tem vindo a aumentar a sua quota em número de restaurantes e expositores ou visitantes, além da presença de delegações de negócios relacionados Turismo e gastronomia de diferentes partes do país. Entidade de Turismo Porto Norte é o principal parceiro estratégico da Xantar no país vizinho e facilita a cada ano a participação de numerosos lusas conselhos municipais que vêm ao salão com suporte e organizar vários showcookings, degustações e provas para promover a proximidade turismo.

    Confirmou a presença maciça de expositores, destacando a oferta da restauração da próxima edição (restaurantes de Braga, Vila Real e Açores), e visitantes deste país. É uma escolha que tem um componente emocional pela união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal, mas também estratégica, porque é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Galiza. E ao mesmo

    Com o tempo, a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal é um destino único, com uma oferta de comida e vinho de qualidade para se posicionar internacionalmente.

    Atividades

    O programa de atividades da Xantar 2019 incluirá conferências de especialistas e exposições de culinária ao vivo, bem como degustações e degustações guiadas incluídas no chamado “Encontro Internacional sobre Gastronomia Sustentável e Saudável”, que já está em sua 14ª edição.

    Para acomodar este amplo programa de atividades, a Xantar terá três salas de culinária nas quais participarão renomados chefes de 8 países (e também da recém-criada Associação “Cociña Ourense”); um dos Degustação e do Túnel do Vinho. Este último conta com o apoio dos cinco Conselhos Reguladores do Vinho e dos Licores e Augardentes da Galiza (para além da Consellería de Medio Rural) e apresentará mais de 100 referências.

    Promoção do turismo de proximidade

    A Xantar lançou novamente os pacotes “Feel Galicia”, que permitem uma experiência enogastronômica na província. A reserva deste pacote será feita a partir do próprio centro de reservas www.sientegalicia.com. A Xantar também criou uma experiência gastronômica destinada a visitantes que podem se aproximar de Ourense na linha High Speed, AVANT.