Início Lifestyle XANTAR: Brasil, país convidado em 2019

    XANTAR: Brasil, país convidado em 2019

    • Brasil, país convidado na Xantar 2019

    A Prefeitura de Foz de Iguaçu será a entidade encarregada de representar o país com um cardápio baseado na culinária paranaense com pratos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial.

    O Brasil vai participar como convidado em Xantar, Internacional de Turismo de Culinária, que vai comemorar sua vigésima edição em Expourense na Galiza entre 6 e 10 de Fevereiro de 2019. Este país, que participa pela primeira em vez disso, ele será representado pelo Governo Municipal de Foz de Iguaçu, o segundo destino para os estrangeiros que visitam o Brasil, que abriga a famosa Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas naturais do mundo, que partilha com a Argentina eo Paraguai. Ele é o centro geográfico do Mercosul e Destino Iguaçu recebe mais de 5 milhões de turistas por ano, entre os quais incluem visitar as cachoeiras, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e as pessoas envolvidas nos eventos organizados no meio dela, É também um destino MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências, Exposições).

    Apesar de ser um dos principais destinos turísticos do mundo, Foz do Iguaçu continua trabalhando para atrair novos visitantes internacionais por meio do aprimoramento de outras atrações do destino. Um exemplo disso foi o fato de que se tornou a sede da Termatalia, Feira Internacional de Turismo Térmico, Saúde e Bem-Estar, em setembro passado. Nesta linha de diversificação da sua oferta turística e olhando agora promover-se como destino de refeições de qualidade, Foz do Iguaçu vai participar representando o Brasil como convidado na Xantar, a única feira internacional de turismo gastronómico Espanha. participação Foz representando o Brasil tem sido possível graças ao envolvimento no prefeito de projeto (prefeito) da cidade, Chico Brasileiro, eo representante da Gestão Integrada do Turismo Foz, Gilmar Piolla.

    A presença do Brasil como convidado especial neste evento internacional visa posicionar sua rica gastronomia, variada e eclética como um atrativo adicional ao visitar Foz de Iguaçu, a 20ª edição da Xantar torna-se uma plataforma para promover Gastronomia brasileira, além de turismo e produtos agroalimentares do país. O Brasil se junta à rede de cooperação ibero-americana da Xantar e mantém vários dos países que já participaram como convidados e que continuam ligados ao projeto presença novamente na edição de 2019. Este é o caso do México, Panamá e Costa Rica.

    Gastronomia Paranaense

    Foz do Iguaçu terá um estande promocional para o destino e um restaurante próprio dentro da sala em que oferecerá um cardápio de degustação de alguns dos produtos mais típicos do Estado do Paraná, nos quais esta cidade está localizada. É uma gastronomia com raízes indígenas (Tupi-Guarani e Macro-Jés) influenciada ao longo dos séculos por espanhóis, portugueses e, a partir do século XIX, também pela chegada de alemães, italianos, poloneses, ucranianos e russos, fundamentalmente. No século XX, essa gastronomia também recebe a influência de japoneses e árabes e outras correntes migratórias mais próximas, como os paulistas e mineiros do norte do Paraná ou os gaúchos do Sudoeste.

    Essa mistura de culturas fez com que o Estado do Paraná tivesse pratos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial, como “Barreado”, “Quirera com suã”, “Pão no bafo” e “Carne de onça”. Esses pratos também são protagonistas de diferentes festivais gastronômicos realizados em todo o Estado e atraem milhares de pessoas todos os anos para que cumpram perfeitamente os objetivos da Xantar, que são promover o turismo através da gastronomia e celebrar festivais gastronômicos. com base em produtos locais. No Paraná também há duas importantes rotas turísticas relacionadas à gastronomia, uma sobre o café e outra sobre o vinho.

    Dentro da culinária típica de Foz do Iguaçu, destacam-se dois pratos elaborados com peixes dos rios Iguaçu e Paraná: o “Pirá de Foz”, feito com “surubim” (peixe comum nesta região) com molho de gengibre, purê de mandioca e arroz com espinafre e o Dourado Assado, peixe originário do rio Paraná, muito valorizado por sua saborosa carne. Outros pratos como o churrasco ou “Boi no Rolete” também são muito tradicionais nesta cidade.