- Xantar coloca a Galiza e Norte de Portugal internacionalmente como destinos gastronômicos de excelência
O país vizinho participa como convidado e se volta para este evento que apresentará o melhor de sua gastronomia e vinhos através de quatro restaurantes e inúmeras atividades
Vários pacotes turísticos foram lançados para que os visitantes possam desfrutar de uma experiência enogastronômica e térmica na cidade de Ourense
A participação de Portugal como país convidado consolida o papel de Xantar como força motriz para o turismo e a proximidade ibérico enogastronômica. Ao mesmo tempo, o show promove internacionalmente a Galiza e o Norte de Portugal como destinos gastronômicos de excelência. Este foi o tema da apresentação de Xantar na FITUR-Madrid esta tarde, um evento no qual participaram numerosos representantes de entidades ligadas ao turismo de Espanha, Portugal, Panamá e Argentina.
O diretor da Agência de Turismo da Galiza, Nava Castro, participou deste ato; o prefeito de Ourense, Jesús Vázquez; o vice-diretor geral da Secretaria de Estado do Turismo, Tatiana Martínez; o presidente da Região de Turismo do Porto e Norte (representante do país convidado), Melchior Moreira e o deputado do turismo de Zamora (representantes das comunidades convidadas), José Luis Prieto.
Durante seu discurso, Tatiana Martínez, que teve a delegação expressa do Secretário de Estado do Turismo, Matilde Asian, confirmou o apoio do Estado ao Xantar, pois “promove a qualidade do turismo e apresenta um conceito. Identifica o turismo com o território, pois mostra toda a cadeia de valor do produto, desde sua origem até que o turista consome e aproveite. Xantar é também um produto que se concentra nas raízes promovendo as partes de interesse turístico nacionais e internacionais “.
O Salão Internacional de Turismo Gastronômico será realizado em Ourense entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro com expectativas muito positivas da organização. Contará com o país vizinho como um grande protagonista que apresentará o melhor da sua gastronomia através de quatro restaurantes e inúmeros shows de shows e degustações guiadas.
Agora, uma motivação turística em si, a Xantar lançou diferentes pacotes para convidar o viajante a desfrutar de uma experiência enogastronômica (também térmica) em Ourense, já que a presença no salão permitirá que você descubra as atrações turísticas dos três países representados (Espanha, Portugal e Panamá) e participar do programa completo de atividades destinadas a promover a qualidade de sua gastronomia, visto nesta edição a partir de uma perspectiva sustentável e saudável.
Com o mesmo objetivo de promover um destino através da sua gastronomia e os bons resultados obtidos na edição anterior, o “II Workshop sobre Turismo Gastronômico” é organizado em que participarão os operadores turísticos que participarão de apresentações e reuniões B2B com representantes dos diferentes Destinos gastronômicos presentes no salão.
Portugal, país convidado
Portugal esteve presente em Xantar desde a sua primeira edição e tem vindo a aumentar progressivamente a sua participação no número de restaurantes, expositores e visitantes, bem como a presença de delegações empresariais relacionadas ao turismo e gastronomia de diferentes partes do país. A Organização de Turismo O Porto Norte é o principal parceiro estratégico da Xantar no país vizinho e facilita a participação de inúmeras câmaras municipais portuguesas que participam do show com stand e organizam vários showcookings, degustações guiadas e degustações para promover o turismo local.
Confirmou a presença maciça de expositores, destacando a oferta de restauração da próxima edição (restaurantes de Braga, Ponte de Lima, Vila Real e Açores) e visitantes deste país. É uma escolha que tem um componente emocional devido à união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal, mas também estratégica, já que é o principal mercado de origem para turistas estrangeiros para a Galiza. E ao mesmo tempo, a Euroregion Galicia – Norte de Portugal é um destino único com uma oferta de alimentos e vinhos de qualidade para se posicionar internacionalmente.
Notícias sobre restauração
Na 19ª edição do Xantar participam 15 restaurantes da Galiza, Castilla y León (com a participação pela primeira vez da Diputación de Zamora), várias regiões turísticas de Portugal, bem como o Panamá, que repete a experiência depois de ter participado como convidado na última edição. No total, serão oferecidos mais de 20 menus com base em seus produtos nativos e de qualidade, já que a maioria deles inclui alimentos abrangidos por uma Denominação de Origem ou uma Indicação Geográfica Protegida.
Entre as novidades, destaca-se o restaurante temático dos Açores, que oferece um cardápio que representa o último jantar do Titanic, servido em 14 de abril de 1912. Também destaca o cardápio de BOAGA, composto de pratos feitos com todas as raças nativas da Galiza. Por outro lado, a cidade de Ourense acolherá dois restaurantes que refletem o momento que o hotel oferece na capital termal: um deles oferecerá um novo menu feito com as fontes termais da cidade e outro que apresenta os espetos Vencedores do concurso Flavors of Ourense 2017.
Presença internacional
Xantar consolida sua rede de cooperação ibero-americana. Após o sucesso da participação do Panamá como país convidado no Xantar 2017, este país queria permanecer ligado ao show. Sua participação é liderada pelo Clube Gastronômico do Panamá, que é o representante do país na Associação Mundial de Chefs, e pelo INADEH (Instituto Nacional de Formação Profissional e Treinamento para o Desenvolvimento Humano), que levará instrutores e alunos a Xantar. No total, é esperada uma delegação composta por cerca de vinte pessoas. Terá um restaurante que oferecerá um cardápio que integra a tradição culinária indígena com a fusão de culturas. Os pratos que compõem o menu também serão explicados por prestigiados chefs do país que darão showcookings ao vivo. Esta participação será completada com a degustação de dois de seus produtos mais emblemáticos: café e rum.
Costa Rica e México também serão representados através de diferentes ações com a presença de empresários do setor na sala.
Atividades
O programa de atividades da Xantar 2018 incluirá conferências de especialistas e exposições de culinária ao vivo, bem como degustações comentadas e degustações incluídas no chamado “Encontro Internacional sobre Gastronomia Sustentável e Saudável”, que já está em sua 13ª edição.
Para acomodar este amplo programa de atividades, Xantar terá três salas de aula gastronômicas, uma degustação e o Túnel do Vinho. Eles incluirão chefs de renome de todos os destinos presentes na feira.
Promoção do turismo de proximidade
Xantar lançou mais uma vez os pacotes “Feel Galicia”, que permitem uma experiência enogastronômica na província. A contratação deste pacote inclui acomodação no regime AD em um hotel de 4 estrelas, entrada ao lounge, almoço ou jantar em um de seus restaurantes e participação nas atividades. A reserva deste pacote será feita a partir do próprio centro de reservas www.sientegalicia.com.
Xantar também criou uma experiência gastronômica voltada para visitantes que podem chegar perto de Ourense na linha de alta velocidade, a AVANT.
A notícia do show pode ser seguida através do seu novo site www.xantar.org ou de suas redes sociais www.facebook.com/Xantar; no twitter com @XANTAREXPO ou Instagran através de @xantaroficial.