Início Lifestyle XANTAR: 21ª edição do Xantar, o centro ibérico da gastronomia

    XANTAR: 21ª edição do Xantar, o centro ibérico da gastronomia

    Xantar, única Exposição Internacional de Turismo Gastronômico credenciada da Península Ibérica, celebra sua 21ª edição em Ourense entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com foco na promoção do papel que a gastronomia e o vinho desempenham na promoção do meio rural contribuindo para definir a população e enfrentar o desafio demográfico. A este objetivo acrescenta-se o papel de destaque que terá a candidatura da Ribeira Sacra ao Patrimônio Mundial da UNESCO.

    XantarO Expourense se tornará nesta semana o epicentro do turismo gastronômico e de vinhos, reunindo 298 expositores (um pouco acima da edição anterior) e com 9 países representados (Espanha, Portugal, Costa Rica, Cabo Verde, México, Peru, Chile, Panamá e Argentina )

    A cooperação transfronteiriça tradicional e estreita com Portugal também coexistirá com a cooperação ibero-americana. Com relação às atividades, a Xantar reunirá chefs renomados de 6 países que ministrarão oficinas de culinária ao vivo, enquadradas no XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que oferecerão ao público mais de 150 experiências.

    A 21ª edição da Xantar foi apresentada no Expourense, em um evento no qual participaram representantes de entidades públicas que apoiaram esse evento desde a sua criação. Intervém o vice-presidente executivo da Expourense e vice-prefeito de Ourense, Jorge Pumar; o delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Marisol Díaz; o vice-presidente da Diputación de Ourense e presidente do INORDE, Rosendo Fernández; a conselheira de turismo e termalismo de Ourense, Flora Moure, e a diretora de Xantar, Emma González. Todos eles colocaram o espetáculo como um exemplo de cooperação público-privada e destacaram a projeção internacional que ele dá aos produtos agroalimentares e marítimos e à indústria hoteleira da Galiza.

    Xantar

    150 EXPERIÊNCIAS ENOGASTRONÔMICAS

    O programa de atividades Xantar 2020 inclui conferências de especialistas e exposições de culinária ao vivo, além de degustações comentadas e incluídas no “XV Encontro Internacional de Gastronomia Sustentável e Saudável”. Oferecerá ao público mais de 150 experiências, ou seja, uma média de 4 atividades para cada hora de celebração da sala. Chefs renomados de 6 países oferecerão um total de 70 apresentações, às quais 45 degustações comentadas de diferentes produtos e mais de 50 degustações de produtos nativos devem ser adicionadas.

    Neste programa, destacam-se os organizados pelo Ministério dos Assuntos Rurais e pelo Ministério do Mar, que têm como objetivo valorizar os produtos de qualidade da Galiza cobertos com Denominação de Origem, Indicação Geográfica Protegida ou com selos de garantia como “PescadeRías”. e conservas de peixe e frutos do mar da ANFACO-CECOPESCA. Chefes galegos como Flavio Morganti, José Manuel Mallón, Emma Pinal, Fernando Agrasar ou os 13 membros da Associação “Cociña Ourense”, entre muitos outros participantes. Chefs importantes de Portugal, Costa Rica, México, Peru e Chile também atuarão. Nesta edição, também devemos adicionar chefs de mídia, como a chef Betina Montagne, professora de pastelaria e júri do programa de televisão “Bake off”.

    Para acomodar esse extenso programa de atividades, a Xantar terá três salas de aula gastronômicas, uma para degustação e um túnel de vinho, conhaque e licores. Este último conta com o apoio dos cinco conselhos reguladores da Galiza e apresentará mais de 150 referências galegas, incluindo, pela primeira vez, vinhos reconhecidos com a Indicação Geográfica Protegida I.G.P.

    XantarO programa showcookings é completado com atividades paralelas, como o VII Encontro de Blogueiros Gastronômicos e Turísticos, no qual participam mais de 25 blogueiros da Galiza, Astúrias, Castela e Leão e Portugal ou o XVI Encontro Internacional de Fraternidades, que reunirá 40 entidades.

    Com o objetivo de promover um destino por meio da gastronomia e dos bons resultados obtidos na edição anterior, é organizado o “IV Workshop de Turismo Gastronômico”, no qual uma dúzia de operadores turísticos da Espanha, Portugal e Noruega participam e participam de apresentações. e a reuniões B2B com representantes dos diferentes destinos gastronômicos presentes no lounge.

    O Xantar 2020 também terá um extenso programa de eventos especiais, como a Sports Night ou a Youth Night. Todos os dias às 12h30. haverá um evento oficial em que é comemorado um dia dedicado a diferentes destinos e entidades estreitamente ligadas ao salão. A inauguração oficial será na quarta-feira, 5 de fevereiro, e contará com a presença da secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, além das autoridades galegas.

    RIBEIRA SACRA, PROTAGONISTA

    Outra das grandes novidades desta edição será a promoção internacional do Ribeira Sacra e o apoio à candidatura a ser incluído como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2021.

    O Ribeira Sacra terá um estande promocional do Consórcio de Turismo e de vários municípios incluídos nesta área, com restaurante liderado pelo município de Parada de Sil e com a presença do Conselho Regulador da Denominação de Origem da Ribeira Sacra.

    O destaque do Ribeira Sacra nesta edição também é protegido pelo apoio do Conselho Provincial de Ourense e Lugo ou da própria Xunta de Galicia.