Início Lifestyle XANTAR: 2019 a edição mais internacional

    XANTAR: 2019 a edição mais internacional

    Xantar, Internacional de Turismo culinária, abriu as portas de seu vigésimo aniversário hoje comemorando sua edição mais internacional com a presença de 283 expositores e 12 países representados e um programa de actividades ultrapassa 200 experiências de mais de 4 duração de hora em hora salão de hoje até domingo, 10 de fevereiro.

    A cerimônia oficial de abertura foi presidida pelo Vice-Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que enfatizou o papel da comida e vinho em atrair turistas (mais de 5 milhões em 2018) e “sua importância para a revitalização económica e geração de emprego, além de ampliar as vantagens do turismo para toda a comunidade e ao longo do ano. O vice-presidente foi acompanhado, entre outros, pelo prefeito de Ourense e vice-presidente executivo da Expourense, Jesús Vázquez; pelo presidente do Conselho Provincial de Ourense, Manuel Baltar; pelo presidente do parlamento galego, Miguel Santalices; e pelo diretor de Promoção Turística da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Washington Sena, que representa o Brasil como país convidado nesta edição. Tudo coincidiu em destacar a trajetória deste espetáculo e seu papel na promoção internacional da Galiza como destino enogastronômico.

    Arrancar cinco dias em que Ourense torna-se o epicentro da comida peninsular e vinho e ponte gastronómica com a América Latina, como destaca a presença em grandes delegações de mercado dos profissionais de Panamá, México e também da Costa Rica, Peru e Colômbia, além do Brasil.

    Começaram hoje também atividades profissionais incluídos no Encontro Internacional XIV da Alimentação saudável e sustentável entre os quais apresenta cozinha ao vivo de chefs de 9 países, além de degustações e provas de hoje já foram ensinados os primeiros showcookings organizados pela Consellería do Medio Rural e Mar de Mar, que visam valorizar produtos galegos de qualidade abrangidos pela Denominação de Origem, Indicação Geográfica Protegida ou com selos de garantia como “PescadeRías, de on se non?” de peixe e marisco da ANFACO-CECOPESCA. Chefes galegos como Javier Rodríguez “Taky”, Adrián Felípez, José Manuel Mallón e Emma Pinal estão participando, entre muitos outros. Além disso, importantes chefs de Portugal, Costa Rica, Panamá, México, Colômbia, Peru, Brasil e Nicarágua participarão.

    Este primeiro dia serviu também para a estreia da recém criada “Asociación Cociña Ourense” que foi apresentada esta tarde no âmbito da Xantar e que conta com o apoio do Conselho Provincial de Ourense. 12 dos seus membros ensinam durante os cinco dias de oficinas da Xantar em que utilizam produtos de qualidade de pequenos produtores galegos ou grandes empresas do setor, como a Aceites Abril.

    Hoje à tarde também será realizado o Capítulo Extraordinário da Irmandade Cigala, que investirá novos membros de vários países. Esta irmandade apostou na Xantar para promover o que será a 25ª edição de sua Festa da Cigala e apresentará oficialmente no salão neste sábado.

    O VI Encontro Internacional de Blogueiros Gastronômicos e Turísticos também foi realizado nesta tarde com a participação de cerca de vinte blogueiros de toda a Galícia e Astúrias. O dia terminará com a celebração da Noite Desportiva em que vários clubes e federações vão participar e que inclui a apresentação da terceira edição do Sportur Galiza, Desporto e Turismo Activo da Galiza, que terá lugar na Expourense entre os dias 14 e em 16 de novembro, servindo mais um ano como uma antessala para a Carrera de San Martiño.

    A Xantar 2019 oferece uma ampla gama de atividades para o público profissional ligado ao comércio hoteleiro, como o Wine Tunnel, que possui mais de 140 referapoyo dos cinco conselhos reguladores de vinhos da Galícia e os Licores e Aguardientes que participam pela primeira vez . Este túnel tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente Rural e presta especial atenção aos vinhos vencedores nas provas oficiais da Galiza.

    Assim começou a 20ª edição da Xantar, posicionada pelo sexto ano consecutivo como a única feira internacional de turismo gastronômico na Espanha e por cinco dias oferece o melhor da gastronomia em Espanha, Portugal, Brasil e Panamá através de 20 menus entre 15 e 39 euros e durante os quais os 283 expositores apresentam os seus produtos e serviços ligados à gastronomia, vinho e hospitalidade. Entre esses expositores você pode encontrar pequenos produtores cobertos pelo Ministério Rural e também membros da cooperativa que oferecem produtos únicos e de qualidade que irão surpreender os visitantes. Licor, cerveja e geléias feitas com presunto; foie de pato gallego; sorvetes e queijos artesanais; salsichas, etc