– UMA VITÓRIA NO LIMITE PARA JOSÉ MARÍA LÓPEZ
Indefinida até à última curva, a corrida principal da jornada do campeonato FIA WTCC disputada no Slovakia Ring foi ganha por José María López. O piloto da Citroën Total está a assumir-se como o homem forte do início da temporada, isto apesar do lastro de 80 kg imposto aos Citroën C-Elysée WTCC.
Tal como nas qualificações da véspera, foi um tempo radioso que acolheu os espetadores no Slovakia Ring. Conforme o regulamento, a grelha de partida da corrida de abertura foi invertida para os dez mais rápidos nas qualificações. José María López ocupou a 8ª posição e Yvan Muller era 10º.
Na partida, foi Mehdi Bennani quem fez sensação, ao se apoderar da liderança, graças a uma largada perfeita desde a primeira linha! No meio do pelotão, José María López e Yvan Muller fizeram igualmente um bom trabalho, pois percorreram a primeira curva nas 5ª e 6ª posições, respetivamente.
Muito rápido, López tentou passar Tarquini, mas Muller aproveitou uma saída um pouco mais larga de Pechito para tomar vantagem. No seio do grupo de caça, os dois Citroën C-Elysée WTCC continuaram roda com roda até à sétima volta, quando López encontrou o buraco para superar Muller.
A três voltas do fim, Tiago Monteiro conseguiu passar para o comando. Mehdi Bennani teve, depois, que resistir a Rob Huff até ao cair da bandeira de xadrez.
A última volta foi igualmente marcada pelo regresso em força de Norbert Michelisz, que passou Yvan Muller antes de se chegar a José María López. O duplo Campeão do Mundo resistiu e manteve o 5º lugar, enquanto o seu colega de equipa cruzou a linha de chegada na 7ª posição.
Após uma hora de pausa, os mecânicos puderam, então, preparar as viaturas para a corrida principal. Quando os semáforos se apagaram, Yvan Muller falhou o seu arranque a partir da pole-position. Ao contrário, José María López foi bem sucedido, ao passar do 3º para o 1º lugar. Tocado por Nick Catsburg na primeira curva, Yvan Muller caiu para 3º.
O quádruplo Campeão do Mundo perderia, depois, mais cinco lugares, após um contato com Rob Huff. O início da prova foi decididamente difícil para os Citroën, pois López acabou por ter que ceder a liderança a Catsburg! Apesar de fortes vibrações na traseira do seu carro, Pechito tentou manter o contato, enquanto vigiava Tiago Monteiro.
O ritmo aumentou a três voltas do fim, altura em que Catsburg se mostrou menos rápido. Os três primeiros agruparam-se e Pechito tomou o comando! Sempre sob a ameaça de Monteiro, o argentino conseguiu manter a posição até à chegada, conquistando a segunda vitória consecutiva numa corrida principal. Após ter defendido arduamente a sua posição no meio do pelotão, Yvan Muller terminou em 6º lugar, amealhando os pontos correspondentes.
A equipa Citroën Total ruma agora a Budapest, para a terceira etapa do Campeonato do Mundo FIA WTCC, a ter lugar no Hungaroring, a 23 e 24 de Abril.
O QUE ELES DISSERAM…
Yves Matton (Director da Citroën Racing): «Depois de duas corridas em que fomos fortemente penalizados em relação aos nossos concorrentes, podemos estar satisfeitos por não termos perdido o contato. A equipa preparou particularmente bem esta jornada, pois sabíamos que a nossa tarefa iria ser ainda mais difícil do que em Paul Ricard. Os engenheiros encontraram um bom compromisso em termos de afinações, para que os nossos carros fossem performantes sem serem demasiado agressivos no uso dos pneus. Infelizmente, o Yvan não esteve em condições de aproveitar a sua pole-position, mas o Pechito bateu-se bem para procurar uma vitória que estava bem longe de estar garantida. Para nós, a temporada de 2016 terá uma novo arranque na próximo fim-de-semana, na Hungria, quando iremos estar em igualdade de circunstâncias com os nossos concorrentes, após um reequilíbrio dos pesos de compensação.»
José María López: «Estou muito contente por ter um Citroën tão rápido, mas igualmente muito sólido! A partida para a corrida principal era muito importante. O meu arranque foi perfeito e consegui algum avanço. Forcei para garantir uma pequena distancia durante as primeiras duas voltas. Depois, comecei a sentir grandes vibrações na parte traseira esquerda, onde devia haver qualquer coisa partida. O barulho desapareceu depois, antes de voltar de novo. Em todas as curvas para a direita, pensava que iria abandonar! Tentei manter-me concentrado e perguntei o número de voltas que faltavam pelo rádio. Para o final, o Nick parecia estar em dificuldades, consegui passá-lo, mas fiquei sempre tenso até ao fim. Esta vitória foi muito mais saborosa!»
Yvan Muller: «A minha primeira corrida acabou por ser boa, com uma largada correta e uma posição final satisfatória, tendo em conta o lastro e a minha contenção para não prejudicar a corrida seguinte. Escolhemos uma má estratégia para a corrida principal e, a partir daí, não pude fazer nada, pois as minhas afinações não estavam feitas para rodar no meio do pelotão. O comportamento de certos pilotos esteve no limite da correção, mas nada disso teria sucedido se tivesse feito um bom arranque. Espero um fim-de-semana melhor dentro de uma semana, na Hungria!»
CLASSIFICAÇÕES
CORRIDA DE ABERTURA
1º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
2º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
3º Rob Huff (Honda Civic WTCC)
4º Gabriele Tarquini (Lada Vesta WTCC)
5º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
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7º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
8º Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
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12º Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)
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CORRIDA PRINCIPAL
1º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
3º Nick Catsburg (Lada Vesta WTCC)
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
5º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
6º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
7º Tom Chilton (Citroën C-Elysée WTCC)
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12º Grégoire Demoustier (Citroën C-Elysée WTCC)
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CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS
1º Tiago Monteiro 77 pontos
2º José María López 76
3º Norbert Michelisz 52
4º Rob Huff 49
5º Mehdi Bennani 48
6º Yvan Muller 36
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10º Tom Chilton 12
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12º Grégoire Demoustier 1
CAMPEONATO DO MUNDO DE CONSTRUTORES
1º Honda 167 pontos
2º Citroën 164
3º Lada 89
4º Polestar Volvo 30