SÉBASTIEN LOEB ALCANÇA NOVO PÓDIO PARA A PEUGEOT NA LETÓNIA
A 9ª prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, que decorreu na Letónia, foi extremamente disputada, como o comprova a margem mínima de apenas 0,009 segundos (23 centímetros em pista) que alcançou o vencedor de uma das corridas de qualificação (Q1). Na Final de Riga, o Team PEUGEOT Total somou mais um pódio, com o 3º lugar de Sébastien Loeb, o seu 3º consecutivo em Riga e o 6º da presente temporada. Além disso, todos os 3 PEUGEOT 208 WRX alinharam na Final, o que é uma grande conquista para a PEUGEOT neste seu ano de estreia oficial nesta disciplina extraordinariamente competitiva. Embora a Final não tenha corrido conforme planeado para Timmy Hansen e Kevin Hansen (5º e 6º, respetivamente), a esquipa mostrou-se forte e coesa, e somou um importante lote de pontos. Loeb foi o 2º melhor nesse capítulo no fim de semana, tendo o Team PEUGEOT Total marcado mais pontos (45) em Riga do que qualquer outra equipa. A PEUGEOT Sport mantém o seu objetivo de apontar às vitórias, sendo elevadas as expectativas para a próxima aventura, nos EUA, dentro de duas semanas.
Kenneth Hansen, Diretor do Team PEUGEOT Total
“Depois de um dia de sábado bastante complicado, com alguns incidentes na Q2, conseguimos regressar em força no domingo, com duas prestações sólidas na Q3 e Q4, que nos levaram a uma Semi-Final muito forte. Admito que estávamos muito orgulhosos desta conquista. Já a Final correu menos bem, tendo sido um fim de semana de sentimentos mistos, com alguns pontos positivos e outros negativos. Do lado positivo, voltámos a comprovar a boa velocidade do carro, permitindo que o Sébastien alcançasse o seu 6º pódio em 9 corridas. Mas há ainda algum trabalho a fazer, tal como nós esperávamos neste nosso primeiro ano com um programa completo de fábrica no FIA World RX. Os arranques são, ainda, um dos nossos pontos mais fracos, pelo que nos iremos aplicar nesse ponto, ao longo das próximas semanas e meses. Quero reforçar o meu agradecimento a todas as pessoas envolvidas neste projeto, que estão a trabalhar incansavelmente nos bastidores.”
Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX #9
“O fim de semana correu muito bem: começámos bem na Q1, mas depois, na Q2, bati numa barreira e perdi algum tempo. As Q3 e Q4 de domingo correram especialmente bem. Penso que temos um ritmo contínuo, no entanto, todos os 3 construtores aqui presentes têm, praticamente, a mesma velocidade de ponta, sendo muito difícil fazer a diferença em pista. De momento não estamos consistentes o suficiente nos arranques, levando a que, muitas vezes, perca lugares na primeira curva, algo que voltou a acontecer nesta Final. Mas é claro que estou feliz por subir de novo ao pódio. Só precisamos daquele pequeno extra para podermos subir a fasquia e apontar a uma vitória, que é o nosso objetivo até final da temporada. Não há milagres neste desporto, há apenas que trabalhar muito para se perceber como melhorar. Definitivamente, é apenas uma questão de tempo para toda a equipa.”
Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX #21
“No geral estou feliz com o resultado deste fim de semana e acho que o 5º lugar é um reflexo justo do que eu mereci. Fiz um bom arranque na Final, sendo que, provavelmente, me faltou algo para estar na luta pelos lugares da frente. A velocidade era muito, muito boa e já vimos alguns progressos, em especial quando levamos os 3 PEUGEOT à Final. Se continuarmos a trabalhar desta forma, penso que iremos alcançar os nossos objetivos. Destaco, no fim de semana, a Q3, corrida que ganhámos, onde conseguimos aproveitar tudo e maximizar as nossas oportunidades. Gostei muito de conduzir o PEUGEOT 208 WRX Evo. Vamos agora para os EUA, onde irei participar nos “Nitro Games”, organizados por Travis Pastrana, antes da próxima corrida do WRX.
Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71
“Estou realmente feliz, muito contente mesmo. Cheguei à Final, fi-lo pela quarta vez este ano, depois de um fim de semana todo ele muito bom. O que me deixa particularmente satisfeito é a forma como reagimos aos contratempos de sábado. Tudo parecia muito difícil, mas com a ajuda de toda a equipa, que trabalhou a fundo, conseguimos voltar ao topo. Este é, realmente, um grupo extraordinário de pessoas que nunca desistem. Da minha perspetiva, sinto que estou a aprender cada vez mais sobre este carro e que estamos a aproveitar toda a curva de aprendizagem que abraçámos. Estou ansioso por fazer ainda mais progressos.
1. Johan KRISTOFFERSON – 05:01.530
2. Mattias EKSTRÖM – 05:03.836
3. Sébastien LOEB – 05:04.862
4. Niclas GRÖNOLM – 05:06.177
5. Timmy HANSEN – 05:06.177
6. Kevin HANSEN – 05:08.916
CAMPEONATO DE PILOTOS (após 9ª prova de 12)
1. Johan KRISTOFFERSSON / Volkswagen Polo R – 254 pontos
2. Mattias EKSTRÖM / Audi S1 – 181
3. Andreas BAKKERUD / Audi S1 – 179
4. Sébastien LOEB / PEUGEOT 208 WRX – 176
5. Petter SOLBERG / Volkswagen Polo R – 175
6. Timmy HANSEN / PEUGEOT 208 WRX – 163
7. Niclas GRÖNHOLM / Hyundai i20 – 112
8. Kevin HANSEN / PEUGEOT 208 WRX – 98
9. Timur TIMERZYANOV / Hyundai i20 – 73
10. Janis BAUMANIS / Ford Fiesta – 71
…
CAMPEONATO DE EQUIPAS (após 9ª prova de 12)
1. PSRX Volkswagen Sweden – 429 pontos
2. EKS Audi Sport – 360
3. Team PEUGEOT Total – 339
4. GRX Taneco – 185
5. GC Kompetition – 115
6. Olsbergs MSE – 38
PRÓXIMA PROVA (10 de 12): EUA, 29 e 30 setembro…
A próxima ronda do World RX será nos dias 29 e 30 de setembro, no Circuito das Américas, em Austin, Texas, que também é palco do Grande Prémio dos E.U.A. A pista de rallycross é totalmente nova e foi construída entre as curvas 12 e 15. Localizado num anfiteatro natural, onde os fãs podem ver o circuito em qualquer lugar, espera-se um ambiente único, com vários entretenimentos programados e a ação do WRX na pista.