Início MotorSports WRC: Orgier entra num clube exclusivo de campeões

    WRC: Orgier entra num clube exclusivo de campeões

    Novo título coroado com uma vitória: Ogier / Ingrassia asseguram o título mundial cumpridos 11 dos 13 ralis da temporada

    Ogier entra num clube exclusivo de campeões, igualando Kankkunen e Mäkinen em número de títulos

    Segundo match-point para a Volkswagen no campeonato de Construtores

    – Sébastien Ogier / Julien Ingrassia foram coroados como Campeões do Mundo de Ralis pela quarta vez consecutiva depois da vitória no Rali de Espanha. Levaram o seu Volkswagen Polo R WRC à quinta vitória da temporada na Catalunha, terminando à frente de Dani Sordo / Marc Martí (Hyundai) e Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai). Paralelamente, o seu nono pódio da temporada foi efusivamente comemorado. A vantagem pontuável para os demais pilotos já não pode ser alcançada por nenhum outro concorrente até ao final da temporada. Os seus companheiros de equipa Andreas Mikkelsen e Anders Jæger chegaram ao Rali de Espanha como os rivais mais próximos na luta pelo título, mas as esperanças dos noruegueses em vencer o campeonato ficaram frustradas nasequência do seu abandono, tendo o mesmo destino acontecido à dupla Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila. A Volkswagen está em excelente posição para reivindicar o quarto título consecutivo entre os Construtores já no próximo rali (Inglaterra / Gales).

    orgieKankkunen, Mäkinen e Ogier encontram-se entre o restrito número de grandes pilotos no WRC

    952 dias seguidos no topo da classificação: Sébastien Ogier é apenas o terceiro campeão mundial de ralis a conquistar o título em quatro anos seguidos e, ao mesmo tempo, a assegurar quatro títulos mundiais na história do Mundial de Ralis WRC. Com este feito igualou outras duas lendas no mundo dos ralis: Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen. Apenas o seu compatriota Sébastien Loeb alcançou maior número de títulos: nove vezes campeão mundial.

    Quatro títulos, cada um sempre conquistado antes da derradeira prova: “à maneira” de Ogier e Ingrassia

    Onze jornadas, nove pódios, dos quais cinco foram vitórias: triunfo número 37 das carreiras de Sébastien Ogier e de Julien Ingrassia, o seu 30º êxito com a Volkswagen. Os tetra campeões do mundo garantiram o título com uma vitória pela quarta vez consecutiva. Primeiro conquistaram o título de 2013, no penúltimo rali (em França), o mesmo acontecendo em 2014 (Espanha). Em 2015, reivindicaram uma vitória extremamente árdua no Rali da Austrália para garantir o título antes do final da temporada. A vitória no Rali de Espanha de 2016 – o único rali no calendário do WRC a ser realizado em pisos de terra e de asfalto – foi o seu mais recente êxito, quando ainda faltam cumprir as jornadas de Inglaterra e da Austrália

    Golpe de mestre no irresistivelmente rápido Rali de Espanha

    O Rali de Espanha disputado nas estradas da Catalunha proporcionou uma emocionante batalha pela liderança entre heróis locais – Dani Sordo / Marc Martí – e os eventuais vencedores Ogier / Ingrassia. No dia da abertura, que foi realizado predominantemente em troços de terra, Ogier perdeu 17,0 segundos para Sordo em estradas lamacentas e outros troços com piso seco. No entanto, recuperou no sábado (o primeiro de dois dias com troços em asfalto), para converter este deficit em 5,8 segundos de vantagem, com vitórias em cinco das oito classificativas. Ogier ampliou sua vantagem no domingo e terminou finalmente com 15,6 segundos de vantagem sobre o espanhol.

    Revés para Mikkelsen e Latvala regressa

    Em contraste, Mikkelsen / Jaeger e Latvala / Anttila no segundo e terceiro Polo R WRC sofreram deceções na jornada espanhola. Na sexta-feira Latvala teve um fim prematuro quando ocupava o terceiro lugar. Em condições extremamente difíceis, com o piso molhado e escorregadio, sofreu uma saída de estrada e desistiu, voltando no dia seguinte ao abrigo do Rally 2. No sábado e no domingo ganhou cinco troços e marcou pontos valiosos para a Volkswagen. Já os seus companheiros de equipa Mikkelsen e Jæger foram incapazes regressar ao abrigo do Rally 2: a dupla que ocupa o segundo lugar no campeonato mundial sofreu no sábado uma saída de estrada numa curva rápida à direita, tendo capotado. O Polo R WRC não poderia ser reparado no local do despiste.

    Ogier / Ingrassia em primeiro lugar, Mikkelsen / Jæger segundo, Latvala / Anttila sexto – as contas do campeonato

    Mikkelsen / Jæger permanecem em segundo lugar na classificação geral atrás dos seus companheiros de equipa Ogier / Ingrassia. Após o Rali de Espanha, a dupla norueguesa da Volkswagen está empatada em pontos com Neuville / Gilsoul. Já Latvala / Anttila partem para os dois últimos ralis da temporada – Inglaterra e Austrália – em sexto lugar no campeonato. A Volkswagen viaja para a Grã-Bretanha com uma vantagem de 62 pontos no campeonato de Construtores. Como tal, a equipa tem uma grande hipótese de ganhar o título de campeão mundial pela quarta vez consecutiva, independentemente de outros resultados. Para isso, a Volkswagen deve levar uma vantagem de 43 pontos para o Rali da Austrália.

    A cereja no topo do bolo: Latvala à frente de Ogier na Power Stage

    Latvala / Anttila tiveram um bom final no Rali de Espanha. Assinou o melhor tempo na Power Stage e foram recompensados com três pontos de bónus. Ogier / Ingrassia terminaram em segundo para completar o sucesso Volkswagen neste troço. Esta foi a 38ª vitória para a marca de Wolfsburg em 49 Power Stage disputadas.

    O que disseram no fim do rali

    Sébastien Ogier, Volkswagen Polo R WRC # 1

    Sinto-me fantástico! É impossível de descrever neste momento o meu quarto título de campeão mundial juntamente com o Julien. É uma honra estar ao mesmo nível de grandes nomes como Kankkunen e Mäkinen. Gostaria de endereçar um grande obrigado à nossa equipa da Volkswagen. Sem eles, o Julien e eu não estaríamos aqui hoje. Eles fazem um trabalho fantástico durante todo o ano e tivemos um carro perfeito durante toda a temporada. Diverti-me muito ao volante do Polo R WRC, mais uma vez neste fim-de-semana. A tensão à entrada da Power Stage foi, obviamente, maior do que o habitual, dado o fato de que estávamos a uma curta distância do título e estávamos recordados sobre o erro que cometemos no ano passado. Ultrapassámos todas as dificuldades e estou extremamente orgulhoso deste título. Agora é hora de comemorar em grande estilo com a equipa e a minha esposa. Quando chegar a casa posso mostrar ao meu jovem filho Tim o troféu que o pai ganhou. Dedico-lhe este título mundial.”

    latvalaJari-Matti Latvala, Volkswagen Polo R WRC # 2

    “Parabéns ao meu companheiro de equipa Sébastien Ogier que conquistou o seu quarto título. Isso o coloca na mesma liga comos meus compatriotas finlandês Tommi Mäkinen e Juha Kankkunen. Isso é fantástico, não só para ele, mas para toda a equipa da Volkswagen Motorsport. Para mim, o Rali de Espanha, como tantas vezes aconteceu este ano, acabou cedo demais. Após o dano na suspensão na sexta-feira, ficámos sem nenhuma hipótese de conseguirmos voltar à discussão pelos primeiros lugares. Mesmo assim, conseguimos vencer algumas classificativas e, eventualmente, conseguimos contribuir com quatro pontos para campeonato de construtores. Talvez seremos capazes conquistar esse título no próximo rali na Inglaterra. Definitivamente vai ser o nosso objetivo.”

    Andreas Mikkelsen, Volkswagen Polo R WRC # 9

    “Parabéns aos nossos companheiros de equipa Sébastien Ogier e Julien Ingrassia pelo título e pela vitória. O Anders e eu estamos satisfeitos por eles. Eles foram novamente a referência em 2016. Para nós, o Rali de Espanha, obviamente, não terminou como teríamos esperado. Após a vitória do ano passado, o que queríamos fazer de novo aqui era ampliar a nossa vantagem sobre o terceiro classificado no campeonato mundial. Não aconteceu devido ao despiste que sofri no sábado, um erro 100 por cento meu.

    A batalha pelo segundo lugar no campeonato mundial está agora totalmente em aberto e teremos de estar ao nosso melhor nível nas restantes provas para alcançar o objetivo que temos vindo a apontar para desde o início da temporada. Vamos trabalhar arduamente para tornar isso possível. ”

    Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport

    “Ser coroado campeão mundial pela quarta vez com uma vitória é excelente. Hoje é um grande dia para Sébastien Ogier, Julien Ingrassia e toda a equipa da Volkswagen. Eles têm sido extremamente consistente durante toda a temporada. Nove pódios, cinco deles com vitórias, falam por si. Estamos muito orgulhosos dos pilotos da Volkswagen mais rápidos do mundo. Certamente que vamos comemorar hoje em grande estilo. Além disso, o resultado aqui em Espanha colocanos numa boa posição na discussão pelo título de Construtores. Poderemos também ganhar o título pela quarta vez consecutiva no País de Gales, dentro de duas semanas, independentemente de outros resultados. Isso é, obviamente, o objetivo.”

    Classificação Final – Espanha

    1. Sébastien Ogier /Julien Ingrassia, Volkswagen, 3h 13m 03,6s

    2. Dani Sordo / Marc Martí, Hyundai, a 15,6s

    3. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul, Hyundai, a 1m 15,0s

    4. Hayden Paddon / John Kennard, Hyundai, a 1m 27,8s

    5. Mads Østberg / Ola Fløene, Ford, a 3m 24,4s

    6. Ott Tänak/Raigo Mõlder, Ford, a 5m 24,9s