Portugal conheceu os seus adversários na European Golden League, competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).
Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.
Tal como em 2020, a Selecção Nacional, orientada por Hugo Silva, vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova, pese embora o facto de o nosso país ser o organizador garantir, desde logo, a presença na Challenger Cup 2021.
Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – vencedora da Final Four em 2018 e finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualficação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, agendada para Março do próximo ano.
A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 31 de Maio de 2021 (em Portugal) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho, na Bielorrússia.
A European Golden League compreende três poules:
Poule A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Poule B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Poule C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL
Os três melhores classificados de cada poule e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2020 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua poule, apura-se o 2.º classificado dessa mesma poule.
Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia qualificam-se para a Challenger Cup – a disputar em Junho –, onde vão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase [Portugal], num total de seis selecções.
O vencedor da Challenge Cup 2021 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2022.
Na European Silver League de femininos, a Selecção Nacional, orientada por João José, vai defrontar, na Poule B, a Estónia, a Letónia e a Bósnia-Herzegovina, sendo que este último país acolhe a realização dos dois torneios, de 28 a 31 de Maio e de 4 a 6 de Junho de 2021.
A European Silver League de femininos compreende duas poules de três equipas.
Poule A – Eslovénia, Áustria, Israel e Estónia e Luxemburgo
Poule B – PORTUGAL Estónia, Letónia e Bósnia e Herzegovina
Os dois primeiros classificados de cada poule defrontam-se nas meias-finais e final, disputadas em sistema de casa e fora.
O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2022.
Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi o representante português nos sorteios realizados hoje pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV) através de videoconferência.