Competências para o exercício profissional hoje e no futuro em debate
O Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) leva a efeito no próximo dia 22 de março, no Museu Nacional Grão Vasco, a conferência “Exercício Profissional – Hoje, Amanhã”.
O evento, organizado em parceria com a Ordem dos Engenheiros e o Museu Grão Vasco, conta com a participação de cinco jovens engenheiros do ambiente, mas com carreiras já consolidadas em áreas muito distintas, que apresentam, de um modo informal, a sua visão de como as suas competências técnicas ou específicas e, sobretudo, as suas competências básicas têm sido e serão matriciais para o seu exercício e percurso profissional.
Com o advento da IV Revolução Industrial verifica-se a exponenciação da automação e da robótica e o despontar da aplicação da inteligência artificial em atividades de trabalho intelectual. As consequências no mercado de trabalho tenderão a ser muito significativas e abruptas, não só nas profissões de mão-obra intensiva, mas igualmente nas profissões baseadas em formação académica superior. Para além das competências técnicas, o exercício profissional demanda cada vez mais competências básicas, de cariz social e comportamental (soft skills), muito vinculadas à inteligência emocional.
Neste mundo laboral em mudança exponencial exige-se ainda uma adaptação rápida a novos contextos e funções profissionais, no que a engenharia do ambiente é paradigmática. A atitude positiva, a resiliência, a gestão do tempo, a comunicabilidade, o relacionamento interpessoal, a mobilidade, a flexibilidade, o pensamento crítico, a criatividade, a inovação e o potencial de aprendizagem serão crescentemente vetores chave para uma carreira profissional de sucesso.
O evento conta ainda com uma apresentação sucinta da restruturação do curso de licenciatura em Engenharia do Ambiente ESTGV-IPV submetida à Direção Geral de Ensino Superior. Esta contará precisamente com um reforço das competências básicas e possibilitará a realização de um estágio curricular final de curso numa empresa ou instituição pública, mais-valia que tem sido fundamental na empregabilidade do curso mestrado em Tecnologias Ambientais.
No final, os participantes têm a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu Nacional Grão Vasco.
A entrada é livre e a organização emite certificado de presença.
Inscrições e informação completar em:
http://dep.estgv.ipv.pt/departamentos/amb/exercicio-profissional-hoje-e-amanha/
Tel.: 232 480 500
Sérgio Miguel Gomes Lopes | slopes@estgv.ipv.pt
Maria Elisabete Ferreira Silva | beta@estgv.ipv.pt