Início MotorSports VELOCIDADE: Portugal faz a festa no Bahrein

    VELOCIDADE: Portugal faz a festa no Bahrein

    WEC: Portugal faz a festa nas 6 horas do Bahrein

    – Rui Águas é quase campeão na categoria GTE-Am onde Pedro Lamy é o único adversário.

    – Última prova do campeonato decide o título mundial de Pilotos e a Taça do Mundo de GT (Construtores e Pilotos).

    – Despedida da Audi e de Mark Webber do campeonato.

    A última prova do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), marcada para o sábado, dia 19 de novembro, no Circuito Internacional do Bahrein, promete muita emoção e velocidade. Rui Águas está a um pequeno passo de se sagrar campeão na categoria GTE-A. A única certeza é que haverá festa lusa uma vez que o principal rival do piloto da Ferrari AF Corse é outro português, Pedro Lamy.

    ARui Águas pode conquistar pela primeira vez a Taça do Mundo de Pilotos da categoria GTE-Am este sábado, bastando-lhe para isso terminar a corrida com o Ferrari da equipa AF Corse. O seu principal adversário é o compatriota Pedro Lamy ao volante de um Aston Martin. Para ser campeão está obrigado a fazer a “pole position” e ganhar a corrida. Para além disso, Águas não pode pontuar.

    Apesar da Porsche ter garantido o seu segundo título mundial de construtores consecutivo na China, falta ainda decidir o campeonato do mundo de pilotos. Roman Dumas, Neel Jani e Marc Lieb (Porsche), necessitam apenas de um quinto lugar para levar a melhor face à tripla da Toyota, Kasuki Kobayashi, Mike Conway e Stephane Sarrazin.

    Existem outros títulos em jogo na Taça do Mundo de GT. A Ferrari lidera nos Construtores com 10 pontos de vantagem para a Aston Martin, mas ainda há 44 em jogo. Nos Pilotos, os dinamarqueses Marco Sorensen e Nicki Thiim (Aston Martin) precisam de um terceiro lugar para arrecadar um título que as duplas da Ferrari Davide Rigon/ Sam Bird e Gianmaria Bruni/ James Calado, e da Ford, Olivier Pla/ Stephan Mucke e Andy Priaulx/ Harry Tincknell ainda têm hipóteses de alcançar.

    Haverá mais um português em prova no Bahrein. Será o especialista de Fórmula 1 do Eurosport 2 Xtra, Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra já tem garantida uma posição no pódio final do troféu LMP2/ Pilotos, onde ocupa o segundo lugar.Albuquerque está determinado em trazer para Portugal o vice-campeonato. Para isso, precisa terminar nos lugares do pódio, resultado que ultimamente tem sido constante.

    Esta será última participação da Audi nas corridas de resistência com protótipos, onde se estreou em 1999 nas 24 horas de Le Mans, que ganhou 13 vezes desde então. Despedida também para Mark Webber, atual campeão do mundo da disciplina. O australiano, que passou também pela Fórmula 1 com sucesso, resolveu colocar um ponto final na carreira.

    Tal como na China, a grelha para as 6 horas do Bahrein terá 31 carros. A corrida termina já de noite. O circuito internacional do Bahrein, em Sakhir, é ligeiramente diferente dos de Le Mans e COTA, mas as 5000 lâmpadas que iluminam os 5.412 quilómetros da pista, prometem tornar a noite em dia.

    O Eurosport 1 transmite as três últimas horas da corrida em direto, este sábado, a partir das 16h00 com comentários de Vítor Sousa, Ricardo Grilo e João Carlos Costa.