Início MotorSports VELOCIDADE: Equipas Dunlop decidem títulos no Estoril

    VELOCIDADE: Equipas Dunlop decidem títulos no Estoril

    EQUIPAS DUNLOP DECIDEM TÍTULOS ELMS NO ESTORIL

    O circuito português do Estoril vai receber, a 23 de outubro, a última corrida do European Le Mans Series (ELMS). Nesta corrida decisiva, as equipas Dunlop preparam-se para um combate de quatro horas, que decidirá os vencedores em ELMS geral e na classe GTE para 2016.

    dunlopA superfície da pista do Estoril é a mais agressiva do calendário, principalmente se a temperatura estiver elevada. Para 2016, a Dunlop focou-se em melhorias que permitissem minimizar estes problemas e, através dos compostos médio e médio-plus, ampliou a sua gama de opções estratégicas de divisão de compostos para otimização do rendimento dos pneus.

    LMP2

    Na categoria aberta a diferentes fabricantes, todas as equipas que competem com pneus de fabricantes rivais ficaram fora das opções ao título na última corrida. Dos seis primeiros classificados, todos equipados com Dunlop, apenas três podem aspirar ao título de campeão. A Thiriet by TDS Racing (Oreca) lidera com 92 pontos, tendo até agora vencido três das cinco corridas já disputadas. Seguem-se os vencedores de Silverstone, a equipa de Gibson G-Drive Racing, com menos 14 pontos, e a BR01 de AF Corse, que possui apenas uma reduzida hipótese de ganhar: é necessário que vença e que a TDS Racing não pontue.

    LM GTE

    A categoria monomarca com pneus Dunlop é liderada por um triplo vencedor: a JMW Motorsport (Ferrari). A única equipa rival no campeonato é a Aston Martin Racing Vantage, que necessitaria de reduzir a desvantagem de 20 pontos, com 26 disponíveis, para a vitória e pole position.

    dunplopRepartição de pneus

    Em 2016, a Dunlop atribuiu as opções médio e médio-plus para LMP2. Na classe LM GTE, disputada só com pneus Dunlop, as equipas mantêm a especificação padrão da temporada, igualmente os compostos médio e médio-plus.

    Mike McGregor, Diretor de Testes e Apoio de Pista da Dunlop

    “O Estoril é um local muito exigente para os pneus e a nossa repartição de 2016 possibilita às equipas uma grande variedade de opções no que se refere às melhores escolhas de afinação e estratégia. As curvas parabólicas colocam muitos problemas aos pneus, pelo que mudar os pneus esquerdos apenas para algumas paragens pode ser uma boa estratégia para muitas equipas”.

    “Quanto ao campeonato, a TDS deverá vencer, desde que chegue ao fim. Se conseguir, será o segundo título ELMS/Dunlop, após a vitória em 2012. A equipa Jota ainda não conta com nenhum título, apesar de terem vencido em Le Mans. Se a TDS tiver dificuldades e a G-Drive Racing, dirigida por Jota, acaba por ganhar o campeonato, será uma vitória muito importante para a Dunlop, já que colaboramos com eles desde a sua primeira participação em LMP1, em 2005”.

    As 4 horas do Estoril para o European Le Mans Series começam às 12.30h de domingo, 23 de outubro.