24 HORAS. 4000 PNEUS. DADOS E FACTOS DA DUNLOP NO NÜRBURGRING
A corrida de 24 horas em Nürburgring é a maior prova de velocidade do mundo, com 151 veículos e mais de 500 pilotos. A Dunlop equipa inúmeras equipas profissionais e ambiciosas equipas privadas na corrida de 12 e 13 de maio, que irão competir na combinação de 25,4 quilómetros entre o circuito de Grande Prémio e o Nordschleife. Este ano, a marca de pneus tem a missão de defender o seu título de 2017, quando a Dunlop e a Audi asseguraram, a vitória à geral, estabelecendo um novo recorde da distância de 4009,7 quilómetros no seu caminho rumo ao prestigiante triunfo.
O árduo trabalho dos pneus no “Inferno Verde”

Photo CLEMENT MARIN
O Nordschleife representa exigências extremas para os pneus, devido à sua desafiante combinação de 33 curvas para a esquerda, 40 curvas para a direita, diferentes raios e gradientes, até um máximo de 17%. Numa volta, um pneu roda 40 mil vezes. Um pneu de GT3 tem de suportar cargas parciais por roda de 10 000 a 12 000 Newton em diversas secções. Durante a qualificação do Top 30 de 2017, o Dunlop SCG00C da Scuderia Cameron Glickenhaus conquistou a pole position com uma volta espantosa em 8:15.427 minutos. A velocidade média foi de uns impressionantes 184,408 km/h.
Para além da performance no Nordschleife, a escolha de pneus desempenha um papel decisivo na durabilidade de hortas de carga para pilotos e equipas. Algo que exige a capacidade para proporcionar, a todo o momento, a melhor aderência sem necessidade de paragens nas boxes adicionais. Ao mesmo tempo, as condições climatéricas do Eifel em permanente alteração são decisivas para a escolha de pneus. No infame Nürburgring Nordschleife, os pilotos podem viver uma temporada inteira num único dia: por exemplo, no arranque e na chegada, o piloto pode, a 62º metros acima do nível do mar, estar a correr com um solk radioso. Bas no ponto mais baixo, em Breidscheid (320 metros), é sabido que os pilotos estiveram sujeitos a chuva forre na mesma volta.
Especialmente com tempo instável, o conhecimento e a experiência dos especialistas em pneus da Dunlop é altamente requisitado. Para este especial conjunto de exigências, a Dunlop está, permanentemente, investigando tecnologias e materiais que aumentem ainda mais os níveis de aderência e, ao mesmo tempo, assegurem uma melhor proteção contra potenciais danos dos pneus.
Mais de 4000 pneus Dunlop para a corrida maratona
Sejam slick, intermédios ou de chuva, os especialistas em pneus da Dunlop podem disponibilizar uma ampla gama de especificações para todas as rotas e condições climatéricas possíveis. Para este efeito, 16 camiões de assistência transportam mais de 4000 pneus de competição para o Nürburgring. Mais de 40 instaladores de pneus, engenheiros e pessoal de assistência estarão de serviço de quinta-feira a sábado. Na” Cidade Dunlop” existe sempre atividade nas três linhas de montagem de pneus, quando as inúmeras equipas solicitam novos pneus de competição.