UMA DOBRADINHA PARA A CITROËN NA HUNGRIA
Pouco antes da formação da grelha de partida, algumas gotas de chuva molhavam o asfalto do Hungaroring. Apesar disso, todos os pilotos optaram por manter pneus slicks, acreditando que as corridas se iriam realizar com a pista seca. No arranque, José María López saltou desde a segunda linha da grelha e, após ter levado a melhor sobre Hugo Valente, atacou e saiu da primeira curva na frente de Yvan Muller! Mais atrás, Sébastien Loeb e Ma Qing Hua tocavam-se, permitindo a Valente colocar-se no 3º lugar. Com um pára-choques danificado e a aerodinâmica degradada, Sébastien Loeb caiu para 6º, atrás de Ma Qing Hua e de Tiago Monteiro.
Após algumas voltas, a diferença entre Pechito e Muller aumentou sensivelmente e o argentino voava, assim, até à sua terceira vitória da temporada. Numa pista famosa pela sua falta de locais para ultrapassagens, a hierarquia manteve-se inalterada até à chegada. Ma Qing Hua e Sébastien Loeb terminaram, respectivamente, em 4º e no 6º lugares.
Para a segunda corrida, o melhor piloto Citroën na grelha era Ma Qing Hua, mas quando os semáforos se apagaram, foi Sébastien Loeb quem levou a melhor no clã dos C-Elysée. A primeira curva foi marcada por um tête de Rob Huff, que provocou um toque entre Muller e Ma. López, que não tinha tomado a melhor opção ao escolher a parte exterior da pista, aproveitou para se colocar na esteira de Loeb.
A classificação no final da primeira volta era idêntica à da chegada: Michelisz, Coronel, Chilton, Monteiro, Loeb, López, Muller, Valente e Ma. Mesmo se nenhum Citroën terminou no pódio – pela primeira vez esta temporada – o balanço foi excelente, tanto para a classificação de Pilotos, como na dos Construtores.
O QUE ELES DISSERAM…
Yves Matton (Director da Citroën Racing): «Sabíamos que este fim-de-semana iria ser difícil, com um handicap de 60 kg de lastro, na pista mais sinuosa da temporada. Apesar disso, saímos de lá com uma pole position e uma dobradinha suplementares. Esta primeira etapa europeia confirmou a enorme popularidade do Campeonato FIA WTCC na Europa central. Estamos satisfeitos pelo fim-de-semana, mas já estamos concentrados na próxima jornada, no Nürburgring. Ir ser, sem dúvida, um marco histórico para o Campeonato do Mundo.»
José María López: «Na primeira corrida, penso ter feito o meu melhor arranque desde que vim para o WTCC! Estou muito feliz por esta vitória, principalmente após umas qualificações que não foram perfeitas. Nas contas do campeonato, esta terceira jornada permitiu-me aumentar em alguns pontos o meu avanço sobre o Seb. Por isso, foi totalmente positivo.»
Yvan Muller: «Teria preferido vencer, mas a minha partida foi menos boa que a do Pechito. Após a primeira curva, a corrida estava perdida para mim. Ainda lutei durante as três ou quatro primeiras voltas, mas depois baixei um pouco os braços, para não correr riscos inúteis. É bem melhor ser 2º do que 3º!»
Sébastien Loeb: «Na partida para a primeira corrida, tive uma boa saída, antes de cometer um erro. Na recta, o Ma tentou passar-me e tocámo-nos. O meu difusor ficou danificado e fiquei sem possibilidade de o ultrapassar. A minha segunda corrida foi bem melhor. Fi-la toda atrás do Tiago Monteiro, mas pelo menos não cometi nenhum erro…»
Ma Qing Hua: «Na partida da primeira corrida, tentei a trajectória exterior, mas o Sébastien tocou-me e isso fez-me perder vários lugares. Depois disso, passei a ter que lutar com um carro bem difícil de conduzir. Para a segunda corrida, tentei a opção interior. Mas, desta vez, foi o Yvan que me tocou na traseira do carro, ao mesmo tempo que o Huff entrou em tête. O carro ficou completamente desafinado e tive sorte em ter conseguido acabar dentro dos dez primeiros.»
https://www.youtube.com/watch?v=jK5d7YtthKo
CLASSIFICAÇÃO CORRIDA 1
- José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
- Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
- Hugo Valente (Chevrolet Cruze RML TC1)
- Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
- Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
- Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
- Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
Melhor Volta: José María López en 1’50’’783
CLASSIFICAÇÃO CORRIDA 2
- Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
- Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1)
- Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1)
- Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
- Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
- José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
- Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
- Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
MT : Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC) en 1’50’’356
CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS
- José María López 129 pts
- Sébastien Loeb 96 pts
- Yvan Muller 86 pts
- Tiago Monteiro 58 pts
- Ma Qing Hua 53 pts
- Mehdi Bennani 26 pts
CAMPEONATO DO MUNDO DE CONSTRUTORES
- Citroën 269 pts
- Honda 189 pts
- Lada 45 pts