PEUGEOT 308TCR: TRAJETÓRIA INTERNACIONAL
A gama de propostas da PEUGEOT SPORT reforça-se em 2018 com a chegada do novo PEUGEOT 308TCR. Evolução importante face ao 308 Racing Cup, este último derivado do PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT, esta nova máquina de competição destina-se à muito dinâmica categoria TCR, agora integrada no novo campeonato WTCR.
- Para além dos PEUGEOT 208 Racing Cup e PEUGEOT 308 Racing Cup – modelos que permanecem em comercialização – a PEUGEOT SPORT volta a demonstrar o seu savoir-faire, reforçando a oferta de modelos para competições em circuito fechado, através do novo PEUGEOT 308TCR.
- O chassis, motor, caixa de velocidades e aerodinâmica desta versão de competição do PEUGEOT 308 são específicos para o TCR e para as corridas internacionais de carros de turismo, do tipo VLN (Alemanha), CER (Espanha), CITE (Itália), BGDC (Bélgica), bem como para campeonatos de resistência do tipo 24H Series.
- A abertura das encomendas fez-se ontem (dia 3 de janeiro) e a entrega das primeiras unidades está prevista para abril de 2018, incluindo um vasto catálogo de opções técnicas. O PEUGEOT 308TCR será desvendado ao público no stand da PEUGEOT no Salão Automóvel de Genebra (Suíça), de 8 a 18 de março próximos.
Bruno Famin, Diretor da PEUGEOT SPORT
“Se o PEUGEOT 308 RACING CUP já era um modelo elegível para o TCR, o desenvolvimento muito rápido dos campeonatos com base na regulamentação TCR levou-nos ainda mais além na busca de maior performance. Acompanhando as ambições dos nossos clientes ao melhor que se realiza a nível internacional, o ponto alto será, a partir de 2018, o FIA World Touring Car Cup (WTCR). A chegada do novo PEUGEOT 308TCR faz-se, portanto, no momento oportuno e ilustra o compromisso profundo da PEUGEOT SPORT junto dos seus clientes. Para satisfazer a sua legítima exigência, recorremos à nossa experiência e capacidade para projetar um modelo de elevada performance, fiável e ainda mais agradável de conduzir.”
OBJETIVO PERFORMANCE
Se o PEUGEOT 308TCR deriva do PEUGEOT 308 Racing Cup, que desde 2016 é o modelo por excelência da competição cliente da PEUGEOT SPORT para circuitos fechados, estas duas versões distinguem-se pelas suas diferentes filosofias, com o PEUGEOT 308TCR a visar a performance absoluta.
O motor THP conta com uma base robusta que já demonstrou a sua capacidade de suporte a uma forte relação potência por litro. Foi feito um grande trabalho na admissão, no escape e na turboalimentação, permitindo ao bloco de 4 cilindros turbodisponibilizar 350 cavalos para 420 Nm de binário às 3.000 rpm, dispondo de um potencial de quilometragem de 5.000 km, quase duplicando as necessidades para uma temporada de WTCR.
No lado da transmissão, o PEUGEOT 308TCR conta com uma caixa de velocidades específica (reforçada em comparação com a do PEUGEOT 308 RACING CUP), sequencial de 6 velocidades com patilhas ao volante.
Graças a um alargamento muito significativo das vias, fruto das estruturas de suspensão específicas, das barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás e dos elementos de suspensão inteiramente assentes nas rótulas, o PEUGEOT 308TCR apresenta um trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição.
As inúmeras possibilidades de regulações (altura da carroçaria, vias, curvatura, tanto à frente como atrás) permitirão otimizar as configurações do chassis para todos os circuitos, por todos os pilotos.
No que se refere à travagem, o PEUGEOT 308TCR também está muito bem equipado, dispondo à frente de discos ventilados de 378×34 mm, com pinças de 6 pistões, e discos de 270×12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.
Um novo conjunto de pedais totalmente racing permite dotar os pilotos de todas as ferramentas para que possam explorar a viatura na perfeição.
UM LOOK 100% TCR
Fruto de um trabalho de co-design entre os engenheiros da PEUGEOT SPORT e os designers do Centro de Estilo PEUGEOT, a carroçaria do novo PEUGEOT 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente graças a um grande trabalho de desenvolvimento em CFD, resultando num design impressionante.
Na frente, um para-choques especialmente trabalhado para o efeito permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro.
A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.
COMPETITIVIDADE A TODOS OS NÍVEIS
Estão já abertas as encomendas do PEUGEOT 308TCR. O preço internacional está fixado em € 109.000 (valor sem impostos), complementado por um catálogo de opções também já disponível. Todos os veículos serão entregues montados e as primeiras entregas a clientes terão lugar a partir de abril de 2018. Os custos de utilização foram tidos em conta durante o desenvolvimento e permanecem na ordem dos € 4,50 por quilómetro (valor sem impostos e excetuando consumíveis).
As suas características técnicas fazem do PEUGEOT 308TCR um modelo perfeitamente apto a defrontar os melhores concorrentes e a alimentar de performance os pilotos mais ávidos, num processo em que o seu custo de exploração irá satisfazer as equipas.