Início Região VALE DO AVE: Projecto SILVER SMEs

    VALE DO AVE: Projecto SILVER SMEs

    A CIM do Ave acolheu ontem a primeira sessão pública do Projeto SILVER SMEs, que tem como principal objetivo apoiar as políticas regionais nas áreas rurais e montanhosas, dando a conhecer às pequenas e médias empresas as vantagens da economia Silver para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

    No início desta primeira reunião com os parceiros locais do projeto, a Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Dra. Marta Coutada, destacou “a importância da inclusão social da população mais idosa e a necessidade de se desenvolverem políticas de apoio ao envelhecimento ativo, criando as melhores condições para que encontrem respostas adequadas às suas necessidades e se evitem situações de isolamento social”.

    CIM AveNa sessão da manhã, o Dr. Paulo Pinto, técnico responsável por este projeto, apresentou o projeto SILVER SMEs em todas as suas dimensões e lembrou a importância de percebermos o contexto em que Portugal está inserido e a necessidade que existe de reforçar as medidas de apoio à população mais idosa, tendo em conta que Portugal é, atualmente, o terceiro país mais envelhecido da Europa, com particular destaque para o Norte de Portugal, com um elevado índice de dependência de idosos.

    Foram discutidos temas como o Turismo Acessível, onde se destaca a falta de pessoas devidamente formadas e preparadas ao serviço das unidades hoteleiras para responderem às diferentes necessidades de pessoas dependentes. Também o Turismo Termal, que tem um papel a desempenhar ao nível do envelhecimento ativo e de mudanças do estilo de vida, foi abordado pelo Dr. Paulo Pinto. Foi ainda reforçada a preocupação com o envelhecimento social, principalmente pela dificuldade que existe em perceber quais os problemas que estão na base desta questão e como é que estes influenciam a identidade e o bem-estar de cada uma dessas pessoas.

    Já no decorrer da sessão pública, foram abordadas as novas tendências que começam a surgir ao nível da Economia Silver, como são os casos do projeto das Aldeias Lar, o Co-Housing ou ainda novas experiências de automação. A resposta a esta crescente necessidade é fundamental para as pequenas e médias empresas em espaços rurais, pois para além de serem um grande desafio “criativo”, tornam-nas mais competitivas neste setor.

    A segunda parte desta sessão pública foi dominada pela apresentação de um conjunto de boas práticas ligadas ao Projeto SILVER SMEs, quer a nível europeu, quer a nível nacional, com especial destaque para o projeto “Vintage for a Cause: from Granny to Trendy”, que pretende combater o isolamento social da população idosa feminina, diminuindo o estigma que existe em torno da idade, aumentando os níveis de autoestima e de qualidade de vida e proporcionando momentos inovadores e dinâmicos.

    Foram vários os testemunhos apresentados pelas diferentes instituições que se fizeram representar em ambas as sessões, com a garantia de que todas se sentem envolvidas na necessidade de um novo olhar sobre a população mais idosa, bem como com o compromisso de serem vozes ativas no projeto SILVER SMEs.