Início Lifestyle TURISMO: Porto e Norte apostado em chamar mais visitantes

    TURISMO: Porto e Norte apostado em chamar mais visitantes

    – Showcookings e Cocktails levam movida à Fitur

    O Porto e Norte de Portugal continua apostado em chamar os visitantes ao território… pelo estômago! A gastronomia e vinhos deste destino consolida-se cada vez mais como produto turístico de referência para o mercado espanhol e por isso, na edição de 2018 da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a Turismo do Porto e Norte de Portugal desafiou o chef André Silva e o barman Marco Valério a impressionarem os públicos profissionais da Feira com as inovações enogastronómicas do Porto e Norte de Portugal, sublinhando com as suas demonstrações a “modernidade e ao vanguardismo do destino”. Entre os dias 17 e 21 de janeiro, num espaço de 150 metros quadrados, localizado no pavilhão 4E01, vão também estar presentes profissionais do setor, operadores turísticos, entidades públicas e privadas a promoverem os seus produtos e negócios.

    É de Espanha que chega o melhor contributo para os números do Porto e Norte. O Porto e Norte encerra o 3º trimestre de 2017 com ganhos seja nas dormidas, seja no número de hóspedes
    neste mercado, representando um crescimento de 2,30% nas dormidas do mercado nacional e do mercado espanhol, com mais 70,8 mil dormidas, mas também um crescimento de 3,27% nos
    hóspedes, com mais 61,5 mil hóspedes que no encerramento do 3º trimestre em 2016.

    “A este desempenho acresce o facto do produto estratégico gastronomia e vinhos continuar no top 5 dos motivos de visitação (23% do fator de motivação). Pelos resultados obtidos em edições
    anteriores e com sustentados nos números conseguidos, entendemos continuar a apostar em proporcionar a públicos selecionados experiências enogastronómicas que mostrem a
    diversidade do nosso território. Voltaremos a ter uma prestação marcante na FITUR!”, refere o presidente da TPNP, Melchior Moreira.

    A FITUR, em Madrid, tem-se revelado um dos principais palcos de promoção do Porto e Norte de Portugal, esperando-se mais de 100 mil visitantes. Este ano, os showcookings ao vivo, nos
    dias 17 e 18 de janeiro, estão a cargo do chef André Silva que vai combinar os melhores sabores dos quatro subdestinos do território (Minho, Trás os Montes, Douro e Área Metropolitana do
    Porto) para cativar os profissionais esperados nos primeiros três dias da mostra. Ao live cooking do chef juntam-se refeições preparadas para opinion makers do mercado espanhol (jornalistas
    e tour operadores) convidados pela TPNP para experienciarem um menu completo.

    Além destas ações, há também, no dia 19, uma degustação de produtos regionais para influenciadores de compras no mercado madrileno, com o objetivo de promover negócio direto com as marcas do Norte presentes no espaço da TPNP:

    A grande inovação chega este ano com os cocktails do Porto e Norte. Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, o barman Marco Valério, inspirado nas iguarias vínicas e gastronómicas do território vai
    criar quatro bebidas dedicadas a cada um dos subdestinos: Minho, Trás os Montes, Douro e Porto.

    Melchior Moreira não tem dúvidas que “esta prestação na FITUR vai ultrapassar expetativas, consolidando muito do trabalho de promoção, cuidado e cirúrgico, que a TPNP tem realizado
    no mercado espanhol”.

    Em números gerais, “há motivos para sorrir até porque só nos primeiros meses de 2017, registamos um crescimento de mais 70,8 mil dormidas e mais 61,5 hóspedes que no encerramento do terceiro trimestre de 2016”, adianta. Uma prova que o Porto e Norte está em pleno crescimento e que a sazonalidade se tem esbatido graças à oferta complementar existente entre os diferentes municípios. “Só em setembro, atingimos um crescimento global de 7,2% nas dormidas e de 7,4% nos hóspedes e prevemos encerrar o ano acima das 7 milhões de dormidas”, conclui.

    Na edição de 2017, a FITUR bateu o recorde de participações com 9.893 empresas de 160 países e recebeu a visita de mais de 135 mil profissionais e de 109 mil pessoas.