FILME PROMOCIONAL DO CENTRO DE PORTUGAL GANHA MAIS UM PRÉMIO INTERNACIONAL
Novo galardão foi conquistado na Sérvia, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia
Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen” em Los Angeles, o filme “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017” ganhou agora o prémio “Silver Wave”, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, na Sérvia.
A distinção aconteceu no SILAFEST – Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia (The International Festival of Tourist and Ecology Film), que decorreu em Veliko Gradiste, nas margens do rio Danúbio. O prémio, que corresponde a um segundo lugar na competição, foi recebido por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Registe-se que o presidente do júri do SILAFEST foi Zbgnjev Žmudski, vencedor de um Oscar de Hollywood, na categoria Filmes de Animação.
Este é já o quarto prémio internacional que o filme, produzido pela Slideshow e realizado por Sara Reis, vence para o Turismo Centro de Portugal. A consagração começou em outubro de 2016, quando ganhou o “Grand Prix – Melhor Filme Português” do Festival ART&TUR, entre 109 filmes de produção nacional. No mesmo festival, realizado em Vila Nova de Gaia, arrecadou ainda o 1.º Prémio na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”. Em junho de 2017, foi considerado o Melhor Filme, na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, na Turquia. E em agosto foi premiado com um “Silver Screen”, equivalente a um segundo lugar, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, em Los Angeles.
É de realçar também que, como consequência dos prémios, o filme promocional do Turismo Centro de Portugal ocupa neste momento um lugar de destaque no ranking mundial de filmes de turismo do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo: é 5.º classificado, entre 126 concorrentes. O ranking do CIFFT é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios ganhos em festivais de filmes de turismo. O filme do Turismo do Centro totaliza até ao momento 10 pontos. O líder é um filme promocional do Dubai. No final do ano, em dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.
Pedro Machado destaca a importância do contributo destes prémios para a notoriedade internacional da marca Centro de Portugal. “Sempre que o nosso filme vence um prémio, é o Centro de Portugal que ganha visibilidade ao mais alto nível. Os filmes promocionais são uma forma poderosa de promoção no mercado internacional. Seja em Portugal, na Turquia, nos Estados Unidos ou, agora, na Sérvia, é com grande satisfação que vemos a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal dar frutos, com o crescente reforço da notoriedade do Centro de Portugal como destino turístico”, diz.
“Os resultados desta estratégia estão à vista. Não são só os prémios e distinções. É, acima de tudo, a procura crescente do Centro por parte de visitantes internacionais. As dormidas no Centro de Portugal de turistas de fora de país cresceram 28% entre os meses de junho de 2016 e 2017”, recorda Pedro Machado.
https://vimeo.com/222481202