Um acidente que envolveu o BMC Emmepi (nº29) da equipa de Paolo Bacchella provocou três feridos e obrigou à interrupção das 24 Horas TT Vila de Fronteira durante cerca de 1h30. A organização accionou de imediato os meios de socorro para estabilizar as vítimas, uma ligeira e duas que inspiram mais cuidados.
A equipa médica liderada pelo Dr. Pedro Barradas estabilizou os feridos e procedeu à sua evacuação para o Hospital de Portalegre que, em sintonia com a organização, já estava à espera das vítimas e realizou meios complementares de diagnóstico, apesar de nenhum dos feridos inspirasse cuidados de maior.
“Inicialmente, o que transpareceu é que o acidente era muito complicado com muitas vítimas e mortos. Quando estas coisas acontecem e algo não está bem, alguém acrescenta sempre mais um ponto. Felizmente não houve vítimas mortais. Inicialmente falava-se de cinco vítimas. Não é verdade. Tivemos três vítimas. Uma ligeira e duas mais graves. Uma com um traumatismo craniano que recuperou no local e outra com uma possível fractura de um membro inferior e da bacia. Essas vítimas foram imediatamente estabilizadas, não só pela nossa equipa que temos em permanência no terreno, como as outras equipas médicas que temos ao nosso dispor e que fizemos logo avançar. Uma das vítimas inspirava ligeiros cuidados, mas o suficiente para articularmos o nosso helicóptero. Foi a nossa equipa médica com o helicóptero que fez a evacuação para o hospital, articulado com o hospital de Portalegre. Neste tipo de situações é normal termos ligação directa com o hospital de Portalegre. Eu falei com o ortopedista que está de urgência. As vítimas estão estabilizadas e a fazer exames complementares. Não inspiram grandes cuidados mas, de qualquer maneira, foram poli-traumatizados”, explicou o médico da prova.
Concluídas as operações no terreno, e depois de garantida que a situação não era tão grave como inicialmente se pensava, a corrida foi reiniciada. Após as primeiras quatro horas, a equipa do AC Nissan Proto (nº22) liderava com mais de dez segundos de vantagem sobre o Sadev Oryx (nº3) e 14 segundos para o Buggy Propulsion (nº73) que ocupa o terceiro posto.