Festa do Desafio Total Mazda 2016 nas 24 Horas de Fronteira
A luta final pelo título de “Campeão”
A edição de 2016 do Desafio Total Mazda chega este fim-de-semana ao seu final, num palco de excelência, as 24 Horas de Fronteira (dias 25 a 27). Aquela que é a festa de encerramento do todo-terreno nacional integra, uma vez mais, a iniciativa da Mazda e da Total, uma vez mais com a pontuação a valer o dobro das provas habituais. São 50 os pontos ainda em disputa e conta com seis candidatos ao título de Pilotos de 2016, todos com possibilidades matemáticas de suceder a João Rato (incluindo o próprio), pelo que vai ser uma jornada no mínimo interessante.
São seis os Mazda Proto do Desafio Total Mazda inscritos na prova organizada pelo ACP Motorsport, incluindo os actuais cinco primeiros classificados na tabela de Pilotos, acompanhados por Rui Lopes, que actualmente ocupa o 9º lugar. Todos eles, sem exceção, acalentam esperanças de sair da vila alentejana a segurar a taça de vencedores desta inédita competição no panorama do todo-o-terreno nacional, contando, para tal, com o contributo de vários outros pilotos de nomeada ou mesmo de ocasião.
Fazendo jus ao ditado de que “candeia que vai à frente alumia duas vezes”, Etelvino Carvalho está na melhor posição para conquistar o título de 2016. Contabiliza, à partida da prova, um total de 60 pontos, tendo uma vantagem 10 para Pedro Dias da Silva e de 15 para Tiago Avelar, os restantes ocupantes do pódio provisório na tabela de pontos, somados após Portalegre. Qualquer deles nunca poderá descurar a concentração, pois os seus adversários não irão, sem dúvida, baixar os braços, para além de se ter de se contar com o factor resistência, de pilotos e máquinas, nesta tão longa e exigente jornada.
Há que ter em conta os restantes dois nomes, João Rato que soma 40 pontos e o já distante Rui Lopes, ele que conta com um pequeno pecúlio de 18. É, por isso, o que mais dependente está dos resultados – ou azares – dos adversários para sonhar com o título.
A competição inerente à 19ª edição das 24 Horas de Fronteira arranca esta sexta-feira, no Terródromo da vila alentejana com o mesmo nome, com a realização, entre as 15h00 e as 17h00, dos Treinos Cronometrados. A maratona em si terá início pelas 14h00 de Sábado, terminando à mesma hora no Domingo. A cerimónia de Entrega de Prémios está agendada para se iniciar às 15h00.
Recorde-se ainda que esta jornada não pontua para Desafio Total Mazda/Navegadores, cujo título se atribuiu em Portalegre a João Penedo, co-piloto de Etelvino Carvalho.
Inscritos Desafio Total Mazda 2016 – 24 Horas de Fronteira
Nº 38 – Etelvino Carvalho / Bruno Rodrigues / NN / NN
Nº 39 – Pedro Dias da Silva / Victor Jesus / José Janela / Pedro Clarimundo / Mário Castro
Nº 40 – Tiago Avelar / Paulo Gomes / Miguel Sardo / Henrique Menezes / Joel Lutas
Nº 41 – João Rato / Vitor Caeiro / João Peraboa / André Carita / Roberto Borrego /
Nº 42 – João Pedro Pais / José Santos / Luís Silva / Carlos Pacheco
Nº 43 – Rui Lopes / Paulo Navalhinhas / Durval Costa / Luís Ferreira
Nota: a negrito o piloto que pontua para o Desafio Total Mazda 2016
Desafio Total Mazda (após 4 provas):
1º Etelvino Carvalho/João Penedo (“CAMPEÃO”) – 60 Pontos
2º Pedro Dias da Silva/José Janela – 50 Pontos
3º Tiago Avelar/Silva Santos – 45 pontos
4º João Rato/Vítor Hugo – 40 Pontos
5º João Pedro Pais/Pedro Marcão – 36 pontos
6º Francisco Gil/Filipe Rasteiro – 33 pontos
7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte – 25 Pontos
7º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira – 25 pontos
9º Floriano Roxo/Nuno Roxo – 18 Pontos
9º Rui Lopes/Luís Ferreira – 18 pontos
11º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires – 8 pontos
12º Bruno Rodrigues/Jorge Claro – 6 pontos
NC Bruno Oliveira/Paulo Marques – 0 pontos
Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2016 – João Penedo
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais –
2008 Bruno Oliveira –