Nova dupla para os PEUGEOT 2008 DKR
A quilometragem desta 3ª especial foi reduzida de 314 para 190 km, devido ao facto da pista se ter tornado impraticável na sua primeira parte devido às intempéries da véspera.
Sébastien Loeb/Daniel Elena impuseram-se de novo. Uma performance particularmente meritória, pois a dupla abria a estrada pela primeira vez. Em face desse resultado, reforçaram a sua posição de líderes da Classificação Geral, tendo agora uma vantagem de 5m03s.
Após os seus contratempos da véspera, a dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz atacou muito forte na etapa de hoje. Saindo da 14ª posição no arranque para a etapa, terminaram-na na 2ª posição, a 1m23s do vencedor, garantindo ao Team Peugeot Total a sua segunda dobradinha consecutiva!
Os quatro PEUGEOT 2008 DKR terminaram a etapa no top 10, com Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret em 6º e Cyril Despres/David Castera no 10º posto. O mesmo acontece em termos de Classificação Geral.
Nesta noite de terça-feira, os mecânicos irão preparar os quatro Peugeot 2008 DKR para a Etapa Maratona. No final do circuito Jujuy-Jujuy, a realizar em altitude na quarta-feira, as viaturas irão entrar diretamente em Parque Fechado, sem qualquer possibilidade de intervenção por parte dos mecânicos ou das tripulações. Será um teste formidável às mecânicas!
Sébastien Loeb (PEUGEOT 2008 DKR n°314), Vencedor da Etapa
«Tivemos um enorme prazer nesta especial. Tive a sensação que os tempos seriam muito apertados, pelo que ataquei. Está tudo OK neste momento e gosto deste Dakar. Tivemos dois dias bons, em que o carro se comportou muito bem e se mostrou muito eficiente. Neste momento, tenho um bom feeling para com este tipo de pistas, mas tudo irá mudar quando abordarmos outros terrenos, nomeadamente as especiais mais longas e sob calor elevado. Isso é algo que ainda não conheço. Vamos esperar para ver!»
Carlos Sainz (PEUGEOT 2008 DKR n°303), 2º na Etapa
«Ainda conseguimos uma grande performance mesmo que esta tenha sido, de novo, um dia difícil. Houve uma tempestade no início da especial e depois tivemos de ultrapassar cerca de 60 km de lama. Quando o piso finalmente secou, encontrei-me no pó do Yazeed Al Rajhi. Acabei por ultrapassá-lo, mas depois houve outra grande tempestade no final.»
Classificação na 3ª Etapa (Termas Rio Hondo-Jujuy)
- Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, em 2h09min39s
- Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 2008 DKR, a 1min23s
- Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, a 1min25s
- Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, a 2min02s
- Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, a 2min49s
- Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, a 2min52s
(…)
- Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, a 5min47s
(…)
Classificação Geral (após a 3ª Etapa)
- Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, em 6h01min42s
- Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota Hilux, a 5min03s
- Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, a 5min15s
- Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, a 5min52s
- Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini All 4 Racing, a 6 min39s
(…)
- Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, a 10min47s
- Carlos Sainz (ESP)/Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 2008 DKR, a 12min20s
(…)