Dakar 2016
Falsa partida para o Dakar
Quando todos os concorrentes estavam ansiosos em participar na primeira etapa real deste Dakar 2016, a mesma foi cancelada devido às condições climatéricas muito adversas.
A chuva torrencial que se abateu á chegada à Villa Carlos Paz impediu os helicópteros que asseguram a segurança na prova de levantar voo. Como resultado, os organizadores não tiveram outra opção do que ao cancelar pura e simplesmente a especial.
As viaturas não tiveram, assim, qualquer solicitação extraordinária, pelo que os engenheiros puderam rever os planos de substituição de peças e atualizar a job list tendo em conta esta ausência de condições de corrida.
Amanhã (2ª feira, dia 4 janeiro), os concorrentes apontam a oeste e irão da Villa Carlos Paz até Termas de Río Hondo. Esta viagem de 847 km integra uma das mais longas especiais da prova, com 510 km de extensão. Vai ser, por isso, um início em grande, com o primeiro carro a sair para a estrada às 09h07 (horas locais, 12h07 em Portugal).
De acordo com a classificação do Prólogo, Carlos Sainz/Lucas Cruz arrancam para a estrada na 2ª posição, Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret na 9ª, Sébastien Loeb/Daniel Elena na 10ª e Cyril Despres/David Castera na 11ª posição.