Reiko/Trilha SC busca oitavo título do Transcatarina na categoria Master
Equipe catarinense venceu sete das oito edições da competição na modalidade mais disputada
Entre os dias 11 e 15 de julho acontece o 9ª Transcatarina, uma das maiores competições de rally regularidade do país. O grid da prova tem previsão de alcançar cerca de 300 carros, reunindo competidores e amantes do off-road de 12 estados do país. Serão 800 quilômetros percorridos cruzando mais de 20 municípios de Santa Catarina. A equipe catarinense Reiko/Trilha SC participou de todas as edições e na categoria Master só não ganhou em 2015, quando foi vice-campeã. Neste ano, a equipe participa da competição com 11 duplas no total, sete competem pela Master, quatro na Graduados e uma na Turismo.
O piloto Flávio Roberto Kath, de Blumenau, e o navegador Rafain Walendowski, de Brusque, buscam neste ano o tetracampeonato pela categoria mais disputada. Eles foram campeões da Master em 2009, 2014 e 2016 e ficaram em segundo em 2015. “O Transcatarina é o melhor evento de todos que participo no ano. A competição tem a característica de ser um rally de muitas trilhas e laços bem curtos, dentro de reflorestamentos e com muitas entradas uma em cima de outra”, explica Flávio.
De acordo com Rafain, são três dias de uma prova muito técnica, onde o terreno vai mudando conforme os carros vão se aproximando do litoral. “Não existe começar devagar e ir poupando. Quem quer ser campeão tem que andar forte nos três dias. O Transcatarina é um dos maiores eventos do Brasil do gênero e está no quintal da nossa casa, então tem um gostinho diferente. Nossa expectativa é andar o melhor possível e buscar o tetracampeonato”, conta.
Neste ano a Reiko/Trilha SC preparou uma equipe de apoio mecânico com dez carros para acompanhar os competidores durante toda a prova. Entre os destaques da equipe também está a dupla tricampeã do Transcatarina (2010, 2011, e 2012) formada por pai e filho de São José, o piloto Oscar Schmidt e o navegador Gustavo Schmidt, respectivamente, que também foram campeões do Rally dos Sertões no ano passado.
A outra dupla responsável por mais um título da equipe catarinense na competição é formada pelo piloto Acyr Hideki, de Corupá, e pelo navegador Renan Medeiros, de Blumenau. Eles foram campões em 2013. “O Transcatarina é uma das provas mais esperadas e difíceis do calendário. O nível dos competidores é altíssimo e todas as duplas têm chances de ganhar. Todos vêm para se divertir, mas ninguém quer perder. Fora da prova vale a amizade e a diversão, mas dentro do carro o foco é total na busca de um bom resultado”, comenta Renan.
Já Acyr destacou como diferenciais do Transcatarina a qualidade técnica da prova, o grid mais forte do Brasil, o respeito que os responsáveis têm com o competidor, e a grande confraternização entre amigos. “Participei de todas as edições e neste ano já estamos com tudo pronto, hotéis, apoio mecânico e equipamento revisado, mas parece que vamos participar pela primeira vez (risos). As expectativas são muito boas, já que fazemos rally por prazer”, conta o piloto de Corupá.
O 9ª Transcatarina terá largada na cidade de Fraiburgo e encerramento em Itajaí, com paradas nos municípios de Rio Negrinho e Canoinhas. O evento é dividido nas categorias Master, Graduados, Turismo, Passeio, Passeio Radical, Adventure e Amigos do Rally, onde são esperadas mais de 800 pessoas envolvidas e 300 carros participantes. A realização da competição é da SC Racing e a supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc).