Trancos & Barrancos sobe ao pódio em Tapes
No último final de semana, durante a sexta-feira e o sábado, dias 13 e 14 de abril, a equipe Trancos & Barrancos esteve em Tapes participando da abertura do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4×4. Os pilotos e navegadores da equipe subiram ao pódio em todas as categorias que disputaram, com destaque para a Graduados, vencida pelo piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo, e pelo navegador Thiago Silva, de Gravataí.
Ainda na Graduados, a equipe conquistou o terceiro lugar com o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, atuais campeões gaúchos da categoria. A Trancos & Barrancos ainda marcou presença na quarta colocação com a dupla de Porto Alegre formada pelo piloto Mauro Pizzolatto e pelo navegador Henrique Rech e no quinto lugar com o piloto Vladimir Kuse, de Alvorada, e o navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento. “A prova estava muito técnica, em reflorestamentos ótimos para o rally, com muitos trechos sinuosos, média justa e boa para acelerar”, conta Tiago.
Na Turismo, duas duplas formadas por pai piloto e filho navegador subiram ao pódio representando a Trancos & Barrancos. A dupla Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel, de Gravataí, foram os vice-campeões da categoria em Tapes e Giovani Mello e Pedro Mello, de Porto Alegre, subiram ao pódio no quinto lugar. “O ano promete!”, comemorou Carlos.
A grande novidade da competição neste ano foi a inserção da categoria UTVs que contou com a participação de quatro duplas da Trancos & Barrancos. O piloto Patrick Alves, de Passo Fundo, e o navegador Alexandre Rech, foram os vice-campeões em Tapes. Já o piloto Roberto Keller, de Santa Cruz do Sul, e o navegador Fábio Bilhalva, de Pelotas, subiram ao pódio no terceiro lugar.
Foi a primeira prova em UTV do navegador da Trancos & Barrancos, Alexandre Rech, atual vice-campeão do Rally dos Sertões e já campeão gaúcho por duas vezes pela categoria Graduados dos carros 4×4. “É muito mais emoção, as coisas acontecem de forma muito mais rápida. O início foi complicado até ajeitar os equipamentos e fomos nos adaptando durante a prova. Tivemos dificuldades ainda com as medidas, mas acho que em uma próxima oportunidade, ajustando alguns detalhes, a gente vai brigar pelo lugar mais alto no pódio. Não tenho dúvidas de que esse tipo de experiência traz uma evolução para o navegador. Você tem que agir mais rápido, pensar mais rápido e falar diferente, muda bastante o tipo de navegação. A prova foi rápida, passou entre reflorestamentos e com estradinhas bem legais”, afirma.
O piloto da Trancos & Barrancos, Fábio Torcato, de Porto Alegre, já é bicampeão gaúcho pela categoria Graduados, mas em 2018 está fazendo a sua estreia entre os UTVs como piloto da Polaris/Nautiway, a bordo de um RZR 1000. Fábio participou da prova de Tapes ao lado do piloto Deividi Nardi, de Passo Fundo, e encerrou a participação em oitavo lugar após uma capotagem no início da prova. “Agradeço muito a dupla Márcio e Marcos que conseguiram nos resgatar no meio do mato. Ainda podemos voltar a tempo de andar a terceira etapa. Isso sim é equipe”, conta Fábio.
Na mesma categoria, o filho do Fábio, Lorenzo Torcato, participa como navegador contratado da Marr Sul a bordo de um Maverick X3 ao lado do piloto Jorge Rien, de Passo Fundo. Mesmo rivais, pai e filho torcem um pelo outro, mas não foi dessa vez que a família conseguiu subir no pódio. Com problemas nos equipamentos, Jorge e Lorenzo encerraram a prova em sétimo lugar. “Foi uma experiência incrível! Capotamos ainda na primeira etapa, mas desviramos o UTV, arrumamos dois pneus destalonados e fizemos uma boa terceira etapa. Não foi desta vez que o resultado saiu, o Lorenzo também teve problemas e só conseguiu roteirar a prova ”, comenta Fábio.
O próximo desafio da Trancos & Barrancos acontece no sábado, dia 21, quando a equipe participa da etapa de Gravatal da Copa SC Racing.