Início MotorSports TT BRASIL: Prólogo já dita o tom do Transcatarina 2017

    TT BRASIL: Prólogo já dita o tom do Transcatarina 2017

    – Prólogo já dita o tom da nona edição do Transcatarina

    Pelo nono ano consecutivo, a Terra da Maçã, Fraiburgo, SC, sediou as primeiras emoções do Transcatarina. Na tarde desta quarta-feira, 12, o ronco dos motores anunciou o início do 9º Transcatarina, que segue rumo a Itajaí, SC, aonde chegará no sábado, 15. Serão três dias de evento e aproximadamente 700 quilômetros percorridos, com pernoites em Canoinhas e Rio Negrinho. O encontro é formado por 243 veículos, que estarão alinhados todos os dias no grid de largada.

    316422_715435_drone_01_victoreleuterio_0503Enquanto os participantes das categorias Adventure e Passeio Radical se divertiam pelas trilhas de Fraiburgo e região, os pilotos e navegadores das categorias de competição – Máster, Graduados e Turismo – já travavam as primeiras disputas desta nona edição do Transcatarina. O prólogo, de quase três quilômetros em uma arena bem ampla, definiu a ordem de largada para a primeira etapa.

    E foi suado! Em um campo aberto, com terreno seco e Sol quente, pilotos e navegadores sentiram o que é estar no Transcatarina – e detalhe, isto não é nem o começo. O prólogo de hoje foi só uma amostra do que será o 9º Transcatarina daqui para frente. As duplas precisaram estar atentas aos mínimos detalhes, pois qualquer vacilo podia tirá-los da pista e perder pontos.

    O público – que lotou as margens deste circuito fechado – teve a oportunidade de ficar bem próximo a este universo off-road. As pessoas vibraram ao ver os competidores acelerando forte e fazendo as curvas com manobras radicais.

    “A organização preparou um traçado bem sinuoso e com terreno liso. As médias de velocidade estavam justas e o ritmo foi bem forte. Embora curto, o prólogo colocou os participantes no ritmo deste certame que, ao que tudo indica, será bem acirrado. Foi um teste mais puxado para a navegação”, disse o piloto Edson Ziolkowski, que compete ao lado do navegador Roberto Frey.

    Assim, no saldo do dia, as equipes que demonstraram empenho total e que não estão de brincadeira, foram: Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, pela Máster. Eles serão seguidos pelos atuais campeões do Transcatarina, Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, e, posteriormente, por Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior.

    316422_715434__009_01_donicastilho_0079Na Graduados, quem começou com o pé direito foram Rafael Brochier Cardoso e Tiago Poisl. “O prólogo de hoje foi só uma amostra do que teremos nos outros dias, foi um percurso bem rápido, com planilha bem precisa, e isso exigiu muita atenção da dupla”, declarou o navegador que acrescentou. “Os navegadores terão que trabalhar muito este ano”. Já para o piloto da dupla, começar a competição em primeiro no prólogo funciona como um combustível a mais para as etapas que estão por vir. “Em um grid bem apertado como o da Graduados, estrear o certame em primeiro é muito satisfatório e animador. Lutaremos por bons resultados”, comentou Cardoso. Em segundo lugar vieram Glauber Fountora e Maurício Alcântara Gonçalves e, logo atrás, Marcelo Prevideli e Rafael Augusto Avelar e Pinto.

    Na Turismo, abrem a trilha Rodrigo Juliano Borges e Tamara Sardagna. As meninas Sandra Dias e Minae Miyauti partirão logo na sequência, com Lenoir Paza e Michael da Silveira Masson, na terceira posição.

    O primeiro dia de disputas terá aproximadamente 230 quilômetros e largará às 7h28, de Fraiburgo. Com um roteiro 80% inédito, a aventura será pelas trilhas de três propriedades particulares (plantação de pinus e os famosos pomares de maçã). A chegada será em Canoinhas, na Rua Fauri de Lima, na entrada da cidade.

    Ordem de largada para a primeira etapa

    Categoria Máster

    1º Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller, 28 pontos

    2º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 41 pontos

    3º Marcio Ruckl e Marcio Ruckl Júnior, 53 pontos

    4º Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, 54 pontos

    5º Eduardo Moser e Idali Bosse, 58 pontos

    Categoria Graduados

    1º Rafael Brochier Cardoso e Tiago Poisl, 37 pontos

    2º Glauber Fontoura e Maurício Alcantara Gonçalves, 58 pontos

    3º Marcelo Prevideli e Rafael Augusto Avelar e Pinto, 65 pontos

    4º Leandro Borges Menarim e Adriana Micheli, 79 pontos

    5º Francklin Pscheidt e Fernando Torquato, 87 pontos

    Categoria Turismo

    1º Rodrigo Juliano Borges e Tamara Sardagna, 43 pontos

    2º Sandra Dias e Minae Miyauti, 63 pontos

    3º Lenoir Paza e Michael da Silveira Masson, 67 pontos

    4º Sergio Ricci e Luciano Peruffo, 81 pontos

    5º Osmar Fleischmann e Fabiano Fleischmann, 110 pontos

    *veja a classificação completa em www.transcatarina.com.br