Um dos rallys de regularidade mais esperados no calendário brasileiro é o Transcatarina, competição que reúne os melhores pilotos e navegadores do Brasil. Neste ano a GS Racing está novamente na briga pelo título e recebe o apoio da Trilha SC, uma parceria que reúne 12 duplas de competidores nas categorias Master, Graduado, Turismo e Turismo Iniciante.

A programação da aventura inicia na quarta-feira, dia 28 de outubro, com a primeira prova em Fraiburgo. O Transcatarina segue até o dia 31, passando ainda pelas cidades de Treze Tílias e Caçador. “É a prova mais esperada do ano, e agora com o Fritão (Vander Hirt) como novo diretor de prova e toda a equipe de apoio, tem tudo para ser uma das melhores edições da história”, comenta o navegador de Blumenau, Renan Medeiros, que compete ao lado do piloto de Corupá, Acyr Hideki, pela Master.
Só feras na Master e na Graduado

“A gente espera que seja uma prova rápida aqui na região Oeste. Com as fazendas grandes e os terrenos propícios que temos isso será um diferencial. E com a mudança do diretor teremos um pouco de diferença na característica de prova, mas sabemos que a qualidade técnica do evento vai ser boa. Serão dias para tirar o estresse e colocar toda a adrenalina e fazer dessa uma ótima semana”, comenta Leandro Riffel.
Na Graduado, o piloto Rui César Schmitz, de Gaspar, faz sua estreia na competição ao lado do navegador André Lenger (Bulita). A dupla conta com Márcio Schlindwein, de Palhoça, e Leonardo Melo, de São José, como colegas de categoria e equipe. “Eu nunca participei do Transcatarina e para mim é tudo novo. Já o André tem várias edições de experiência. Vamos buscar o melhor resultado com concentração, técnica e resistência, pois uma prova de quatro dias é bem puxada”, acredita Rui. “O Transcatarina é uma competição muito boa e a nossa categoria tem muitos carros e assim fica muito mais competitiva e mais legal também. A expectativa é de um bom rally e com chuva. Quanto mais chuva, mais dificuldade. E sendo mais difícil a prova eu acho que temos mais chance de ganhar”, completa André.
Em equipe e em família

Seguindo os passos do pai no rally e na equipe
Fechando o grupo da Turismo Iniciante, a equipe conta com o piloto Alan Fernando dos Santos e o navegador Alfredo Moor fazendo sua estreia na competição. A dupla é de Apucarana e começou a competir junta em 2020. Alfredo segue a paixão do pai, o piloto da Master Leandro Moor. “É a primeira prova grande que estamos participando e a segunda vez que estamos andando junto. A ansiedade está grande e participar de uma prova tão famosa e reconhecida no mundo do rally é adrenalina garantida. É uma experiência incrível estar aqui com o meu pai. A amizade que temos dentro da equipe é como uma família e participar das competições na mesma equipe dele está sendo um sonho realizado”, comenta Alfredo.