– Campeonato Nacional de Trial 4×4 2016
Multidão 4×4 no Oeste
Aquela que já é apelidade por muitos de “pista espetáculo” voltou a atrair milhares de espectadores e uma extensa lista de inscritos. As equipas ultrapassaram verdadeiros obstáculos e ninguém arredou pé até estarem cumpridas as 3 horas de resistência.
Bruno Fernandes (JMF) foi o grande vencedor desta quinta etapa do Campeonato Nacional de Trial 4×4. O piloto de Famalicão foi, de todos os 33 participantes, quem conseguiu dar mais voltas à pista, 18 no total.
Pedro Costa (Prepações Badinho 4×4) foi o grande vencedor da Classe Extreme com 14 voltas em 2h48:40.821. Quanto falta apenas uma prova para terminar o Campeonato, Pedro Costa cimenta a liderança da classe. Segue na frente com 88 ponto, seguido de Pedro Alves (MonsTTer/Cistus) com 80 pontos. António Silva (Canelas Pneus) é terceiro com 76 pontos.
Na categoria Proto Bruno Fernandes (JMF) foi, depois de 3 horas de resistência o grande vencedor da classe. Como já tínhamos referido, o piloto foi o grande vencedor desta jornada, fazendo o melhor resultado de todas as classes e por isso é também o natural vencedor da sua classe. Depois de cinco provas António Henriques continua a ser o líder da classe Proto. Rui Querido (Tibus offroad/ ladricolor/STS) segue em segundo, com menos 3 pontos. Rui Rocha (Team Rj 4×4) completa o pódio da classe Porto.
Já na classe Super Porto Luis Jorge (peçaslandrover.com), com 11 voltas, foi o melhor da classe. Com a vitória de Torres Vedras mantém a liderança da geral, tendo agora 9 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Bruno Nunes (Npower). Claudio Amarilio (Bar Amarilio/ Preparações Badinho) segue no terceiro lugar.
Depois de duas horas de resistência, Hugo Tenreiro (Mister Reboques 2) venceu a classe de Promoção. Na classificação geral desta classe João Fernandes, depois do segundo lugar em Torres Vedras, lidera com 87 pontos. Manuel Morgado (Jot4x/Trial cars) é segundo com 79 pontos, mais 1 do que Hugo Tenreiro.
A Classe UTV/Buggy teve quatro inscritos, mas nem por isso faltou espetáculo. No final venceu João Lopes (JL Racing Polaris/GRO/RPA & Filhos). Com 4 vitórias em 5 provas o piloto de Torres Vedras é, em teoria, o campeão nacional da classe UTV/Buggy. Para se sagrar campeão tem apenas de pontuar na última etapa, no concelho de Paredes a 23 de outubro.
Em 2016 as Classes Extreme, Proto e Super Proto discutem o título Absoluto que coroa o campeão dos campeões. A pontuação a atribuir para o Campeonato Nacional de Trial 4×4 2016 Absoluto é determinada pela classificação geral final de cada evento, ou seja, no final e cada prova é publicada uma classificação geral, determinada pelo número de voltas. Quem der o maior número de voltas em cada etapa é quem mais pontua para a Classe Absoluto. Bruno Fernandes (JMF) foi quem mais pontuou para a Absoluto em Torres Vedras, mas depois de cinco provas é António Hneriques (Mister Reboques) quem lidera a Absoluto. Tem 70 pontos, Rui Querido (Tibus offroad/ladricolor/STS) é segundo com 64 pontos e Rui Rocha (Team rj 4×4) terceiro com 58 pontos.
Classe Extreme
1.º Preparações Badinho 4×4 – Nissan Navarra – 14 voltas 2.º MonsTTer/Cistus – LR defender – 12 voltas 3.º RCA– LR Defender – 10 voltas Classe Proto 1.º Team JMF – Wrangler XS5 – 18 voltas 2.º Team Rj4x4 – Toyota BJ40 – 17 voltas 3.º Tibus off road/ladricolor Team – Toyota BJ40 – 17 voltas
Classe Super Proto
1.º peçaslandrover.com – Proto XS5 – 12 voltas 2.º Base Branca 4×4 – Crawler AMG – 10 voltas 3.º Paviconde/Cameirão – Defender BC03 – 4 voltas
Classe Promoção
1.º Mister Reboques 2 – UMM – 12 voltas 2.º Jovi Team – Nissan Patrol GR – 11 voltas 3.º 4 fun4x4/team – LR Defender – 10 voltas
Classe UTV/buggy
1.º JL Racing/polaris/GRO/RPA& Filhos – Polaris RZR XP 1000 – 16 voltas 2. Duque TT – Polaris RZR 800 – 14 voltas 3. OffroadProjects/EASmile/Von – Polaris RZR 900 – 9 voltas
Classe Absoluto
1.º Team JMF – Wrangler XS5 – 18 voltas 2.º Team Rj4x4 – Toyota BJ40 – 17 voltas 3.º Tibus off road/ladricolor Team – Toyota BJ40 – 17 voltas