– DESAFIO EXIGENTE NO EXTREME TRIAL 4X4 CORUCHE 2016
O Extreme Trial 4×4 Coruche ficará para a história da edição do troféu de 2016 como uma das provas mais duras, senão mesmo a mais dura de toda a temporada. As muitas equipas que se deslocaram para participar neste evento encontraram pela frente um recinto exigente, com pistas duras e um misto de obstáculos muito complicados. A fazer contraste com um traçado seco e poeirento, alguns buracos com água completavam o desafio, que com o passar dos concorrentes foi ficando mais complicado com a água a misturar-se com a lama transformando estes obstáculos em verdadeiros “poços de lama”.
Os níveis de dificuldade deste evento estavam muito bem afinados de acordo as classes, e se pelo lado a Promoção e Classes FUN as coisas não foram muito duras, já as duas classes maiores tiveram neste evento um verdadeiro teste, com especial destaque para os “Super Proto” que enfrentarem um desafio surpreendentemente exigente.
O “Extreme” de Coruche teve também um aspeto solidário, uma vez que serviu para que a Associação Encostatamim pudesse realizar uma ação de recolha de fundos para as suas atividades de apoio ao doente oncológico.
CLASSE SUPER PROTO – TEAM PAKELO LUBRIFICANTES /AUTOHIGINO VENCE NAQUELA QUE TERÁ SIDO UMA DAS SUAS PARTICIPAÇÕES MAIS COMPLICADAS DE SEMPRE
A classe Super Proto foi a que mais dificuldades encontrou no evento de Coruche. O circuito que estas equipas enfrentaram, apesar de inicialmente parecer relativamente simples, tornou-se num desafio muito exigente, duro e desgastante, com a agravante do setor de perícia ter sido disputado debaixo de 35 graus de temperatura.
Na perícia, que foi relativamente simples de transpor por todos, venceu o Team Yourcar.pt/ JLSPortas/XS5. Em segundo ficou o Team Veicumer/Transantonino e a fechar o podio ficou o equipa estreante, o Team Pimentinha.
Da parte da tarde disputou-se o setor de resistência que foi duro, complicado, atribulado e muito suado. Durante toda a resistência o pó e o calor foram as principais dificuldades, mas gradualmente os obstáculos foram ficando cada vez mais complicados e as dificuldades foram aumentando devido desgaste da pista. Os buracos com água foram passando a poços de lama que tinha tanto de escorregadia como de pegajosa e as rapas que de inicio se subiam a motor foram começando a ficar cada vez mais lisas obrigando as equipas a muito esforço para subir.
Um dos pontos deste recinto ficará de certo bem gravado na memória dos participantes, pelo menos em três deles, ou seja os que aqui capotaram à vez que foram O “Team Pimentinha”, o “Team Auto Pakelo Lubrificantes \ Auto Higino” e o “Team Yourcar.pt/JLSPortas/ XS5”. Apesar de algum aparato, não houve quaisquer danos físicos para os pilotos, e das três equipas apenas o estreante “Team Pimentinha” abandonou porque furou no capotamento e ainda teve um pequeno principio de incêndio, já os outros dois continuaram em prova. De salientar nesta situação a entreajuda dos participantes, sendo que todas as equipas acidentadas repuseram os carros na posição correta com a ajuda de outros que pararam para ajudar. O cronómetro nunca parou, revelando assim o desportivismo dos participantes que abdicaram de ganhar vantagem para ajudar os seus adversários em apuros.
De todos, a equipa que terá vivido em Coruche um dos seus dias mais intensos de trial, terá sido o “Team Auto Pakelo Lubrificantes \ Auto Higino”. O participação até nem começou brilhante, pois foi apenas o 4ª na perícia, e mesmo assim com o 6º tempo (a classificação reflete já as penalizações dos seus adversários). Depois, logo no inicio da resistência teve um incidente com outra equipa, mas que felizmente não teve consequências e foi rapidamente resolvido, tendo ambos continuado a prova. De seguida, numa altura em que lutava pela vitória na resistência parou para ajudar o Team Pimentinha, capotado na subida mais complicada do traçado. Finalmente, a equipa 701 acabaria ela própria por capotar no mesmo local, e foi graças á intervenção do Team MM 6018/ TVA/ Papelaria Americana que conseguiu regressar à pista para lutar pela vitória. Há a destacar o desportivismo da dupla Miguel Marques \Renato Machado que ao parar para ajudar os seus adversários hipotecou uma vitória praticamente garantida.
Depois da montanha Russa de emoções e sofrimento que foi a resistência Super Proto, venceu Team Pakelo Lubrificantes \ Auto Higino com 26 voltas. Com o mesmo número de voltas, mas um pouco mais atrás em tempo e consequentemente em segundo lugar ficou o Team MM 6018/ TVA/ Papelaria Americana e finalmente com 22 voltas e a ocupar o terceiro lugar ficou o Team Yourcar.pt/ JLSPortas/XS5.
Feita a conjugação de resultados da perícia com a resistência, vence em Coruche o Team Pakelo Lubrificantes \ Auto Higino, seguido do Team MM 6018/ TVA/ Papelaria Americana em segundo e a fechar o pódio o Team Team Yourcar.pt/ JLSPortas/XS5.
Feita a contabilidade da classificação geral do troféu 2016, na liderança isolada está agora o Team Pakelo Lubrificantes \ Auto Higino com 114 pontos. Em segundo, o Team MM 6018/ TVA/ Papelaria Americana e em terceiro o Team F-Power com 94. Almeirim fechará o troféu com um evento de pontuação a dobrar, pelo que em condições normais tanto o 2º como o 3º terão que se esforçar muito e esperar que algo aconteça ao líder da competição para ainda poderem sonhar com a vitória nesta edição de 2016 do Troféu Extreme.
Para além daquilo que são as classificações, de um modo geral todas as equipas estão parabéns pela forma como se entregaram ao evento, pela forma como lutaram entre si, mas também pela forma como se ajudaram mesmo quando isso lhes custou tempo precioso.