Campeonato Nacional de Trial 4×4 2016
Casa cheia em Mação
É o terceiro ano consecutivo que Mação recebe uma etapa do Campeonato Nacional de Trial 4×4, mas em 2016 recebeu a segunda etapa da competição. Numa pista renovada, o Mac TT – Clube TT de Mação, trabalhou para atrair o público e surpreeender as equipas… e ambos os propósitos foram bem conseguidos.
Quase 5.000 pessoas entre o público e 37 equipas em pista, divididas por 6 categorias, foram os números do sucesso desta 2.ª jornada do Campeonato Nacional de Trial 4×4 2016.
Carlos Rodrigues (yourcar.pt/jlsportas.com/XS5) foi o grande vencedor desta segunda etapa do Campeonato Nacional de Trial 4×4. O piloto de Loures foi, de todos os 37 participantes, quem conseguiu dar mais voltas à pista, 21 no total.
Pedro Costa (Preparações Badinho 4×4) foi o grande vencedor da Classe Extreme com 18 no voltas em 2h50:49.226. Depois de um quarto lugar em Valongo, com esta vitória em Mação é primeiro na geral da classe extreme.
Na categoria Proto a lista de inscritos foi ainda mais extensa do que em Valongo e por isso a competitividade também aumentou. Rui Querido (Tibus off road/Ladricolor Team) foi, depois de 3horas de resistência o grande vencedor da classe. Depois de duas provas Bruno Fernandes (Team JMF) é o líder da classe Proto.
A classe Super Proto também continua em alta, com cada vez mais participantes. Carlos Rodrigues (yourcar.pt/jlsportas.com/XS5), com 21 voltas, foi o melhor da classe. Venceu a sua classe e venceu também a classe absoluto porque, como já referimos, foi o participante que completou mais voltas à pista de Mação.
Depois de duas horas de resistência, João Fernandes (Jovi Team) venceu a classe Promoção. O Nissan Patrol GR portou-se muito bem durante a prova e levou a equipa ao primeiro lugar do pódio.
A Classe UTV/Buggy teve apenas dois inscritos, mas nem por isso faltou espetáculo. Estas pequenas viaturas cativam o público a cada passage e a cada obstáculo. No final, tal como em Valongo, venceu João Lopes (JL Racing/polaris/RPA& Filhos).
No TorféuAuto Russo Nuno Matos (Autobernardo/Capitcho Team) foi o grande vencedor.
Em 2016 as Classes Extreme, Proto e Super Proto discutem o título Absoluto que coroa, digamos assim, o campeão dos campeões.A pontuação a atribuir para o Campeonato Nacional de Trial 4×4 2016 Absoluto é determinada pela classificação geral final de cada evento, ou seja, no final e cada prova é publicada uma classificação geral, determinada pelo número de voltas. Quem der o maior número de voltas em cada etapa é quem mais pontua para a Classe Absoluto. Depois de 2 provas, Bruno Fernandes (Team JMF) é o lider da Absoluto.