Campeonato Nacional de Trial 4×4 2017
Casa cheia em Espite
As expectativas eram grandes e o Espite Aventura superou fortemente as esperanças depositadas nesta jovem equipa. O concelho de Ourém recebeu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Nacional de Trial 4×4 e teve casa cheia, quer em termos de equipas inscritas quer em termos de público.
Luís Bacelo (Oficina Bacelo) subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez esta época. Em Espite completou 12 voltas à pista e além de vencer em termos absolutos é também o vencedor da sua classe (Proto). Depois de 6 provas, Rui Querido (Euro4x4parts/Veicomer) está na frente da classificação geral, com mais 25 pontos do que o segundo classificado, Cláudio Ferreira (Auto Higino). Tendo em conta que falta apenas uma prova para terminar o campeonato, Rui Querido é, matematicamente, campeão absoluto de trial 4×4, tendo apenas de partir na última prova, em Gandra.
Emanuel Pires (Eletro Auto Pires) foi o vencedor da classe Extreme. Mais uma equipa a estrear-se no lugar mais alto do pódio. Em 2:52:14.201 completou 8 voltas ao circuito, as mesmas do que o segundo classificado António Silva (Canelas Pneus), mas em menos 10 segundos. Quando estão cumpridas 6 provas, Pedro Alves (MonsTTer/Cistus) continua a liderar a classificação da Extreme com mais um ponto do que António Calçada (NordHigiene Team) e António Silva (Canelas Pneus), ambos com 100 pontos.
Ao vencer em termos gerais, Luís Bacelo venceu também a classe Proto. Nas contas do campeonato, Rui Querido segue na frente com mais 16 pontos do que Álvaro Alves (Dream Car).
Na categoria Super Proto Cláudio Ferreira (Auto Higino) até começou a etapa de Ourém com um pequeno azar, mas conquistou a terceira vitória da temporada. 6 provas depois do início do Campeonato, Cláudio Ferreira mantém a liderança da Super Proto. Sai de Ourém com mais 24 pontos do que Cláudio Amarilio (Bar Amarilio). Matematicamente Cláudio Ferreira é campeão da Super Proto, tendo apenas de estar na última prova para garantir o troféu.
Em Espite a classe de Promoção assistiu à luta do costume: João Fernandes (Jovi Team) e João Vicente (Santerchips/AM turbocharger/Jot4x) lutaram até à bandeirada xadrez pela vitória. Pela quinta vez esta época levou a melhor João Fernandes, com uma volta de vantagem. Quando falta uma prova para terminar o Campeonato, João Fernandes lidera a classificação com mais 14 pontos do que João Vicente.
Na Classe UTV/Buggy Domingos Diniz (Team Revi-clap 1) conseguiu o segundo ouro da época, depois da vitória em Torres Vedras. Nas contas gerais, Daniel Duque (Duque TT) continua na liderança, com mais 4 pontos do que Domingos Diniz.
O CNTrial 4×4 decide-se a 15 de Outubro, em Gandra (Paredes). Numa organização do Clube TT Paredes Rota dos Móveis vão ser encontrados os campeões nacionais de trial 4×4 2017.
Classe Absoluto
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 12 voltas
2.º Rui Querido – Toyota bj40 – 12 voltas
3.º Cláudio Ferreira – Proto Mercedes – 11 voltas
Classe Extreme
1.º Emanuel Pires – Nissan Patrol GR – 8 voltas
2.º António Silva –– Toyota Hilux – 8 voltas
3.º António Calçada – Suzuki Samurai R – 6 voltas
Classe Proto
1.º Luís Bacelo – Nissan Patrol – 12 voltas
2.º Rui Querido – Toyota bj40 – 12 voltas
3.º Álvaro Alves – Toyota bj70 – 11 voltas
Classe Super Proto
1.º Cláudio Ferreira – Proto Mercedes – 11 voltas
2.º Sérgio Rodrigues – Jimmy 4×4 – 9 voltas
3.º Claudio Amarilio – Crawler BMW – 7 voltas
Classe Promoção
1.º João Fernandes – Nissan Patrol GR – 23 voltas
2.º João Vicente – Toyota BJ 40 – 22 voltas
3.º Repower Team 4×4 – Toyota bj40 – 18 voltas
Classe UTV/buggy
1.º Domingos Diniz – CAN-AM– 19 voltas
2.º Daniel Duque – Polaris RZR 800S – 10 voltas