Início MotorSports TRIAL 4X4: Calor, lama e competição em Penafiel

    TRIAL 4X4: Calor, lama e competição em Penafiel

    – Campeonato Nacional de Trial 4×4 2015

    Calor, lama e competição em Penafiel

    A cidade de Penafiel foi a segunda e última estreia do calendário desportivo do Campeonato Nacional de Trial 4×4 2015. A passagem da caravana do CNTrial 4×4 foi marcada por um dia de temperaturas tórridas que dificultaram a vida às 26 equipas em pista. O clube Penatrilhos preparou um percurso recheado de obstáculos duros e que contou com o calor e com a lama para elevar o grau de dificuldade. O local escolhido, em frente à estação da CP de Novelas, a poucos quilómetros de Penafiel e bem perto do acesso à autoestrada, agradou a participantes, organização e público. Estão lançadas as bases para que Penafiel se torne uma das grandes provas desta competição.

    trial 4x4Flávio Gomes mais perto de revalidar o título

    Com 3 vitórias em 4 possíveis, o bicampeonato está cada vez mais perto para Flávio Gomes (TáBô Team 4×4). Em Penafiel o campeão nacional em título conseguiu vencer sem grandes problemas. Começou bem o dia ao ganhar o prólogo e passou a resistência na frente da sua classe. Sem nenhuma avaria no Jeep Wrangler terminou as 3 horas de resistência com 12 voltas à pista. Estes 21 pontos conquistados em Penafiel aumentam a vantagem de Flávio Gomes na classificação geral. Quando faltam 2 provas para terminar o campeonato é líder com 80 pontos, mais 23 do que o segundo classificado. Ricardo Teles (Land Rover Teles I) ainda não tinha feito nenhuma prova nesta época e estreou-se em Penafiel com a prata da Absoluto. Durante a primeira meia hora andou pelos últimos lugares, mas depois passou ao ataque e foi ultrapassando os adversários. Terminou a resistência a apenas 1 volta do vencedor. Pedro Costa (Preparações Badinho 4×4) andava afastado do pódio desde Valongo e em Penafiel voltou a estar entre os melhores. A Nissan Navara ainda levantou algumas dificuldades, nomeadamente um curto-circuito nas baterias e problemas com o alternador, mas foi suficiente para garantir o terceiro posto.

    Rui Querido lidera a XL

    Tal como na classe absoluto, também na XL o dia foi de vitória do campeão em título. Rui Querido partiu em terceiro, mas ao fim da primeira volta já liderava. Chegou a cair para segundo por duas vezes, mas seguiu sempre a concorrência de perto. Apesar dos problemas com a direção da Toyota foi quem completou mais voltas à pista. 17 no total. Com os 20 pontos de Penafiel, Rui Querido assume a liderança do categoria XL. Sempre no encalço do líder esteve António Henriques (Mister Reboques), que chegou mesmo a estar na frente de Querido. Não conseguiu contudo aguentar a pressão do campeão nacional, perdeu demasiado tempo em alguns obstáculos e deixou escapar o tão esperado primeiro lugar. Completa o pódio XL José Sobral, desta vez no lugar do piloto. A ausência de Carlos Rodrigues obrigou Sobral a assumir os comandos da Toyota, para conduzir, mais uma vez, a equipa Valvolinas/XS5/Leirilumen ao pódio.

    Irmãos Lourenço campeões da Super Proto

    Tal como era expectável Ricardo e Paulo Lourenço (Pizzaria Refúgio) sagraram-se já na quarta prova campeões da Classe Super Proto. Os irmãos só precisavam de completar uma volta ao circuito, mas até fizeram 3. Com 3 vitórias e um terceiro lugar são os grandes vencedores da Classe Super Proto. Nesta etapa de Penafiel, o ouro foi do penafidelense Emanuel Costa. O piloto fez questão de correr em casa e neste regresso ao CNTrial 4×4 ganhou com toda a tranquilidade. De regresso também, e a ocupar a segunda posição, ficou Jorge Silva.

    O regresso de Rui Policarpo

    Na classe de promoção Rui Policarpo (TransAct Lat Team), que esteve ausente em Chaves, voltou à competição e venceu sem dificuldades. Completou mais 5 voltas à pista do que o segundo classificado, apesar de ter tido alguns problemas com o guincho do Land Rover Defender td5. O líder António Silva (Canelas Pneus) perdeu o depósito de gasóleo da Nissan Patrol e desperdiçou demasiado tempo e a possibilidade de lutar pela vitória. Já Hugo Tenreiro (Mister Reboques 2) ficou sem guincho logo no arranque e não completou mais do que 1 volta à pista de Penafiel.

    Troféu Nortenha com 6 equipas

    Em Penafiel houve mais uma categoria do que nas restantes provas do Campeonato. O Clube Penatrilhos quis incentivar as equipas da região a participarem e alargou a competição a viaturas de série, com ou sem modificações e com pneus até 37 polegadas. 6 equipas competiram assim no Troféu Nortenha, uma prova extra-campeonato. A vitória foi de Diogo Barros, da Tuff 4×4. O Campeonato Nacional de Trial 4×4 cumpre agora uma pausa. A competição regressa a 27 de setembro, na vila de Mação.