A Praia de Costa Nova, em Ílhavo, vai receber nos dias 3 e 4 de Setembro o já carismático evento Miss Costa Nova Cup, que este ano vai para a 16.ª edição. Esta é uma prova especial que reúne as melhores surfistas nacionais e que entra nas contas do ranking feminino de disputa do título nacional.
Teresa Bonvalot, que está na liderança o ranking nacional feminino, depois de ter vencido duas das três primeiras etapas da Liga MEO Surf já realizadas esta temporada, vai regressar a Ílhavo cinco anos após a última presença. Teresa, atualmente com 20 anos, venceu a prova em 2014 e 2015, quando tinha apenas 14 e 15 anos, respetivamente.
Teresa Bonvalot, líder do ranking feminino:
“Vai ser incrível voltar à Costa Nova. Sempre que vou lá consigo apanhar ondas muitos boas. É um sítio muito giro e descontraído. Poder voltar é sempre ótimo. É uma etapa que adoro realizar e onde me divirto sempre bastante, não só pelas excelentes condições como por todo o ambiente envolvente.”
Além de Carolina Mendes, atual segunda classificada do ranking, uma das grandes adversárias de Teresa nas ondas de Ílhavo será a campeã nacional em título Yolanda Hopkins. A surfista algarvia tem boas recordações deste evento, pois foi lá que carimbou no ano passado o primeiro título nacional da carreira.
Com um histórico de condições de grande potencial, este é um palco que as surfistas aproveitam para elevar o nível e promoverem e elevarem ainda mais o surf feminino a novos patamares. Curiosamente, nos últimos sete anos quem venceu em Ílhavo acabou por se sagrar, igualmente, campeã nacional, o que revela bem a importância desta etapa extra para as pretendentes ao título.
Vencedoras da Miss Costa Nova Cup desde 2013:
2013: Carina Duarte (campeã nacional)
2014: Teresa Bonvalot (campeã nacional)
2015: Teresa Bonvalot (campeã nacional)
2016: Carolina Mendes (campeã nacional)
2017: Carolina Mendes (campeã nacional)
2018: Camilla Kemp (campeã nacional)
2019: Yolanda Hopkins (campeã nacional)
Vasco Ramalheira, Associação de Surf de Aveiro e Organizador do Miss Costa Nova Cup:
“Para a Associação de Surf de Aveiro é um orgulho realizar a 16.ª edição deste evento feminino que tem sido muito importante para a evolução do surf feminino na nossa região, assim como forma de promoção das ondas do Município de Ílhavo. Este ano, em especial, os desafios são maiores, mas esse é o caminho do associativismo – ultrapassar desafios. Ficámos sem “naming sponsor”, mas o indispensável apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e do Turismo do Centro de Portugal viabilizou a realização do Miss Costa Nova Cup, em conjunto com uma série de apoios locais. Estamos a fazer tudo para que voltem a ser dois dias inesquecíveis na praia da Costa Nova. Para a população local irá ainda haver experiências de surf gratuitas, respeitando as normas da DGS. Além da importância do evento para o Campeonato Nacional de Surf Feminino, a organização irá oferecer à melhor surfista Sub-18 da competição um wild-card para a prova feminina do Pró Junior Europeu da WSL, que irá decorrer durante o Espinho Surfing Destination.”
O Miss Costa Nova Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal. É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.