Joaquim Chaves sagra-se campeão nacional de Sub 14
Disputou-se este fim-de-semana, na Praia Internacional do Porto, o Crédito Agrícola Junior Cup 2017 – Finalíssima do Campeonato Surf Esperanças Sub 14. Numa competição repleta de qualidade e emoção, a vitória e consequente título nacional sorriram a Joaquim Chaves, que derrotou na grande final Afonso Antunes. O Junior Cup marcou o encerramento do evento Wave Series 2017, que entre maio e novembro levou os melhores atletas nacionais dos desportos de surfing às praias do Porto e Matosinhos.
Foram 32 os atletas que se apresentaram na Praia Internacional do Porto para disputar o título nacional da categoria de sub 14. Cientes da importância desta competição para as suas carreiras, e sob o olhar de centenas de espetadores, os jovens surfistas não disfarçavam algum nervosismo e ansiedade. As condições atmosféricas e do mar acabaram por se mostrar bastante melhores do que as previstas, o que contribuiu largamente para a espetacularidade da prova, com os melhores surfistas a registarem pontuações bastante altas.
O primeiro dia de competição ficou marcado pelo grande equilíbrio, com os atletas a
disputarem as qualificações até aos últimos segundos de prova. As condições relevam-se
difíceis, com ondas de cerca de 1 metro de altura e vento side shore, o que afetou a prestação dos atletas e se refletiu nas pontuações mais baixas registadas neste primeiro dia do Junior Cup. Afonso Antunes seria o grande destaque das primeiras rondas, registando a melhor pontuação do dia (13.5 pts).
O segundo dia de competição trouxe melhores condições de vento e de mar e,
consequentemente, mais espetacularidade e emoção à Praia Internacional do Porto. Com as pontuações a subirem bastante, os melhores atletas nacionais proporcionaram um excelente espetáculo às várias centenas de espetadores presentes. Joaquim Chaves e Afonso Antunes acabaram por se revelar superiores a toda a concorrência, vencendo todas as baterias que disputaram até à grande final. Martim Paulino, que registou a melhor pontuação de toda a competição (15, 75 pts), e João Mendonça perderiam nas meias-finais para Joaquim e Afonso, respetivamente. Os dois finalistas, que recentemente representaram Portugal no Campeonato do Mundo de Surf Júnior, brindaram os presentes com uma emocionante final, repleta de boas manobras e alterações na liderança. No final, a vitória seria para Joaquim Chaves (Associação de Surf da Costa da Caparica), subindo Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube) ao segundo lugar mais alto do pódio.
O Crédito Agrícola Junior Cup encerra assim o Porto & Matosinhos Wave Series 2017, que
levou ao Norte do país algumas das mais importantes competições nacionais das modalidades de surf, longboard, bodyboard e stand up paddle. Marcelo Martins, promotor do evento, congratula-se com “mais uma excelente competição, que trouxe ao Porto e Matosinhos os futuros representantes da modalidade no panorama internacional. Terminou em grande esta edição do Wave Series, que tem contribuído fortemente para que o Norte seja, cada vez mais, visto como destino de eleição para a prática de surf”.
O Crédito Agrícola Junior Cup 2017– Campeonato Nacional de Surf Esperanças é organizado pela Onda Pura – Produção de Eventos, com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Surf e a Associação Onda do Norte, em colaboração com as câmaras municipais do Porto e Matosinhos. Conta com o patrocínio oficial do Grupo Crédito Agrícola e da 58 Surf, e com os apoios da Vitalis, Ramirez, Hospital de Santa Maria – Porto, Chanson, MEO, Shoyce, Solinca, Azurara Parque Aventura, Mixpão, Combi Coffee, Chef Tapioca, Fresca Inspiração, Presto Pizza, Be Stronger e Edifício Transparente. Conta ainda com os media partners Fuel TV, Surftotal e Beachcam.