3ª Prova – Mettet – Bélgica
Belo 2º lugar de Sébastien Loeb
No circuito de Mettet (Bélgica), Sébastien Loeb efetuou um excelente fim-de-semana, naquela que foi a terceira jornada do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, oferecendo ao Team Peugeot Hansen o seu primeiro pódio da temporada.
Confirmando a sua incrível capacidade de adaptação, Sébastien Loeb venceu no sábado a sua primeira manga de qualificação no Campeonato do Mundo FIA de Ralicross. Terminaria, depois, em 3º as mangas qualificativas e em 2º a Meia Final, alcançando um 2º lugar na Final.
O Team Peugeot Hansen foi a equipa que mais pontos marcou nesta terceira jornada. Subiu, assim, ao 3º lugar do Mundial de Equipas, a somente dois pontos do 2º classificado. Nos Pilotos, Sébastien Loeb é 4º classificado e está a quatro pontos do 3º. Timmy Hansen, que obteve um 4º lugar na sua Meia Final, subiu ao 12º lugar.
Durante a terceira manga de qualificação, Davy Jeanney magoou-se num ombro, reminiscência de uma fratura contraída na Argentina, na época passada. Mesmo assim, conseguiu largar para a quarta manga e qualificar-se para a Meia Final, onde foi abalroado na primeira curva por outro concorrente.
O circuito de Mettet recebeu, também, a primeira jornada do Campeonato da Europa de Ralicross. Kevin Hansen, de apenas 17 anos, efetuou uma brilhante estreia, pois conquistou a Final, ao volante do PEUGEOT 208 WRX da Peugeot Hansen Academy.
O QUE ELES DISSERAM…
Kenneth Hansen, Diretor de Equipa
«Globalmente, foi um fim-de-semana muito bom para a equipa. O Sébastien foi rápido desde o início. Infelizmente, o Timmy fez falsa partida na Meia Final, senão poderia, também ele, ter participado na Final. Estamos, por isso, no ritmo. Por outro lado, a primeira corrida do Kevin no Campeonato da Europa foi magnífica. Ele conduziu de forma inteligente e ganhou na sua estreia. Foi formidável!»
Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX #9, Team Peugeot Hansen
«Este foi um fim-de-semana muito bom para mim, obtendo o meu primeiro pódio no Ralicross. Foi muito agradável mas, principalmente, estive sempre no ritmo ao longo de todo o fim-de-semana. Depois dos treinos livres, senti-me bem nesta pista e ao volante do carro e comecei, então, a fazer os meus tempos. Tive, também, alguma sorte, fiz bons arranques e soube aproveitar bem o evento logo desde o início. Mas falta ainda um pouco de trabalho para ir buscar o Ekström. Ele parece
estar a andar muito forte. É muito rápido em todos os terrenos mas vai ter que falhar nalgum lado. Seja como for, estivemos bem dentro do jogo, aqui. Agora, é preciso repeti-lo em Lydden Hill.»
Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71, Peugeot Hansen Academy
«Estou absolutamente extasiado por ter ganho a Final da corrida do Campeonato da Europa, logo na minha primeira participação! Até comecei mal, com um grande acidente na partida para a primeira manga de qualificação. A seguir a este contratempo, consegui ter uma boa velocidade de ponta. Estava muito confiante e e era preciso respirar um pouco mais que os meus adversários e foi isso que fiz na Final, o que me permitiu impor-me.»
CLASSIFICAÇÕES
Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, 3ª jornada (Mettet – Bélgica)
- Mattias Ekström (EKS, Audi S1)
- Sébastien Loeb (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
- Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroën DS3)
- Anton Marklund (Volkswagen RX Sweden, Volkaswagen Polo)
- François Duval (Olsberg MSE, Ford Fiesta)
- Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo)
Campeonato do Mundo de Pilotos
- Mattias Ekström (EKS, Audi S1) 78 pontos
- Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroen DS3), 73
- Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkaswagen Polo), 58
- Sébastien Loeb (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 54
- Toomas Heikkinen (EKS, Audi S1), 46
(…)
- Davy Jeanney (Peugeot-Hansen Academy, PEUGEOT 208 WRX), 28
(…)
- Timmy Hansen (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 23
Campeonato do Mundo de Equipas
- EKS, 124 pontos
- VW EX Sweden, 83
- Team Peugeot-Hansen, 77