Início MotorSports RALLY WRC: Tanak termina em segundo na Córsega

    RALLY WRC: Tanak termina em segundo na Córsega

    TOYOTA YARIS WRC DE TÄNAK TERMINA EM SEGUNDO NA CÓRSEGA E LAPPI VENCE A POWER STAGE

    Ott Tänak conseguiu o seu segundo pódio da época com a TOYOTA GAZOO Racing, após uma grande prestação no Rali da Córsega, a ronda francesa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA de 2018. A esperança de Esapekka Lappi se juntar a Tänak no pódio final foram goradas após um furo no último dia. No entanto o piloto finalndês mostrou toda a sua velociade ao vencer a Power Stage – naquela que foi a sua quarta vitória numa etapa do deafiante rali em asfalto. Com os pontos acumulados a Toyota assume o terceiro lugar no campeonato dos fabricantes, tal como Ott Tanak também em terceiro na classificação dos pilotos.

    2018 FIA World Rally Championship / Round 04, Rallye de France, Tour de Corse 2018 / April 5-8, 2018 // Worldwide Copyright: Toyota Gazoo Racing WRC

    A TOYOTA GAZOO Racing terminou o primeiro dia com Ott Tänak em quarto lugar da geral, com Esapekka Lappi logo em quinto, depois de uma excelente vitória no último setor seletivo (SS) do dia. Jari-Matti Latvala melhorou o sentimento a bordo do Toyota Yaris WRC durante o dia terminando em oitavo.

    Tanto Ott Tänak como Esapekka Lappi iniciaram o sábado em busca do pódio na Córsega. No final do dia Tänak ascendeu ao segundo lugar na classificação geral, enquanto Lappi, que realizou o seu primeiro rali da Córsega ao volante de um WRC, recuperou e terminou muito perto, em quarto lugar, a apenas 10,4 segundos de Tänak. Jari-Matti Latvala não completou o dia por alargar a trajetória numa das curvas e bater com a lateral traseira do carro numa árvore no setor seletivo n.º 8, sendo obrigado a abandonar. No domingo de manhã Tänak consolidou o segundo lugar. Com 55,17 quilómetros, a décima primeira etapa foi a mais longa do evento e a Tänak completou-a 12,6 segundos mais rápido do que qualquer outro piloto. Na mesma etapa Lappi perdeu qualquer esperança de um lugar no pódio ao ter que parar devido a um furo, no entanto, venceu a Power Stage por 2,2 segundos e terminou em sexto lugar da geral.

    Citações no último dia do Rali do México:
    Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa):

    “Acho que toda a nossa equipa pode estar muito satisfeita no final deste rali. Ott conseguiu um resultado muito bom, enquanto eu sinto muito por Esapekka, que teve um excelente desempenho ontem e um pódio o tornaria ainda melhor. Creio que este é um dos mais difíceis ralis para os pilotos do norte da Europa como os nossos: sei disso desde quando competi aqui como piloto. As etapas são muito exigentes e é necessário ter o máximo de confiança no carro. Depois do primeiro dia, onde lutamos mais um pouco, o desempenho foi muito bom nos últimos dois dias. Estamos sempre a aprender, e penso que aprendemos algo mais aqui que nos irá ajudar no próximo rali em asfalto.”

    2018 FIA World Rally Championship / Round 04, Rallye de France, Tour de Corse 2018 / April 5-8, 2018 // Worldwide Copyright: Toyota Gazoo Racing WRC

    Classificação final do Rali da Córsega (Domingo às 17:30 – para mais informação: www.wrc.com)
    1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 3h26m52.7s
    2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +36.1s
    3 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m07.5s
    4 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m02.6s
    5 Elfyn Evans/Phil Mills (Ford Fiesta WRC) +2m06.1s
    6 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +2m33.5s
    7 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m43.4s
    8 Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +10m34.8s
    9 Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC) +10m40.5s
    10 Yoann Bonato/Benjamin Boulloud (Citroen C3 R5) +12m26.0s
    Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) desistiu

    A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Argentina, de 26 a 29 de abril. Este famoso rali é inteiramente em gravilha, que nesta altura do ano está mais macia e lamacenta. No entanto, entusiastas e fãs acorrem em massa às espetaculares etapas a grande altitude e com tempo variável.