Início MotorSports RALLY WRC: Peugeot Academy com estreia de sucesso

    RALLY WRC: Peugeot Academy com estreia de sucesso

    Mesmo descobrindo, pela primeira vez, as estradas do muito difícil Rali de Monte-Carlo, as duas formações da Peugeot Rally Academy conseguiram gerir na perfeição o seu primeiro rali da temporada, fazendo jus ao estatuto de laureados da 208 Rally Cup 2015. Ajudados pelo seu fantástico 208T 16, José Antonio Suarez e Candido Carrera completaram o rali monegasco no 6º lugar do WRC 2, enquanto Jordan Berfa e Damien Augustin assinaram de modo contundente esta estreia, vencendo a categoria RC4 com o 208R2, terminando ainda no segundo degrau do pódio do WRC 3.

    FIniciando a sua campanha mundial no seio do Peugeot Rally Academy, José Antonio Suarez e Candido Carrera viveram uma primeira etapa animada. Disputadas de noite, as duas especiais inaugurais revelaram-se delicadas, sendo vítimas de um furo na ES1, para apanharem no troço seguinte o concorrente que os precedia. A dupla espanhola do 208T 16 atingia, assim, o Parque Fechado, em Gap, na 6ª posição. No dia seguinte, José Antonio e Candido não viriam a cometer nenhum erro durante toda a 2ª etapa, disputada sob condições de aderência muito variáveis, concluindo o dia no 7º lugar.

    Ao longo do terceiro dia de competição, a dupla líder da Peugeot Rally Academy passou por diferentes emoções! Na primeira passagem pelo terrível troço de ‘Lardier et Valenca/Faye’, com 51,55 km de extensão, a equipa viu-se retardada por uma ligeira saída de estrada, especial em que, na segunda passagem, sofreu um furo. Mas o 208T 16 também esteve no topo da categoria WRC 2 nas duas passagens por ‘Saint Léger les Mélèzes/La Bâtie Neuve’ (com dois 6ºs melhores tempos à geral), resultado obtido após uma escolha certeira de pneus. José Antonio e Candido continuaram a sua demonstração na especial seguinte, ‘Sisteron/Thoard’, um monumento do Monte-Carlo, ali obtendo o 2º melhor tempo, apesar de um pião.

    Finalmente, na última etapa, os dois homens viriam mesmo a assinar o melhor tempo da categoria na especial mítica que atravessa o Col de Turini, atingindo o Mónaco na 6ª posição final, tendo cumprido na íntegra as instruções da equipa no início deste rali, sublinhando o resultado com a vitória em três especiais!

    Naquela que foi a sua estreia com o estatuto de equipa oficial, a dupla Jordan Berfa/Damien Augustin também se distinguiu. Ao volante de um 208R2, referência na categoria RC4, Berfa assumiu na ES3 a liderança da classe e o 2º lugar do WRC 3, não mais abrindo mão dessas posições!

    Apesar de alguns percalços, inevitáveis quando se descobre esta prova lendária (um pião e pequenos erros), esta dupla soube geri-la na perfeição, dando-se mesmo ao luxo de ganhar uma especial, superiorizando-se mesmo a adversários com carros da classe R3, muito mais potentes.

    De notar, igualmente, a presença de três 208R2 no top 5 da campeonato WRC3, com o 3º lugar alcançado por Fabio Andolfi e a 4ª posição de Damiano De Tommaso.

    O Que Eles Disseram:

    José Antonio Suarez: «Para uma estreia em Monte-Carlo estou muito feliz com o resultado. As condições estiveram muito difíceis durante todo o fim-de-semana, com constantes variações de aderência nas especiais, a toda a hora. O meu objetivo era atingir a chegada e consegui-o. Acumulei uma enorme experiência ao longo destes quatro dias, algo importante para o resto da temporada.»

    Jordan Berfa: «Antes da partida não pensava estar nesta posição! Congratulo-me porque respeitámos bem as instruções que nos foram dadas. Trabalhámos também com toda a equipa da Peugeot Rallye Academy, especialmente em termos da escolha de pneus, algo que deu os seus frutos. É um rali muito longo e difícil, numa experiência inigualável. Conseguimos reduzir a diferença no sábado, pelo que ficámos satisfeitos por gerir a última etapa para alcançar este belo resultado.»

    Classificação WRC 2: 1. E. Evans (Ford Fiesta R5) em 4h08m23,9s – 2. A. Kremer (Skoda Fabia R5) +2m13,1s; 3. Q. Gilbert (DS 3 R5) +2m34,2s; 4. Q. Giordano (DS 3 R5) +6m32,6s; 5. Y. Bonato (DS 3 R5) +11m45,7s; 6. José Antonio Suarez/Candido Carrera (Peugeot 208T 16) +18h18m3s…
    Classificação WRC 3: 1. O. C. Veiby (DS 3 R3 Max) em 4h30m42,9s; 2. Jordan Berfa/Damien Augustin (Peugeot 208R2) +3m46,6s; 3. F. Andolfi (Peugeot 208R2) +4m29,6s; 4. D. De Tommaso (Peugeot 208R2) +6m11,6s; 5. V. Dubert (DS 3 R3 Max) +15m58,7s…