Thierry Neuville ampliou sua vantagem para 10 pontos no Campeonato Mundial de Rally da FIA ao vencer o Xion Rally Argentina na tarde de domingo.
Neuville, que se mudou para a liderança da série com vitória na França no mês passado, terminou 48,4sec claro do companheiro de equipe da Hyundai i20, Andreas Mikkelsen.
Ele aproveitou a vantagem no final da sexta-feira com a chuva quando um eixo de tração partido mandou Ott Tänak para uma jogada demorada. Ele se afastou do duro estoniano no sábado antes que um problema no alternador acabasse com as esperanças de Tänak e deixou Neuville claro.
O belga passou nos três testes finais de domingo nas montanhas Traslasierra, perto da cidade anfitriã Villa Carlos Paz, para garantir sua segunda vitória argentina em três temporadas.
“Estou me sentindo ótimo e podemos nos orgulhar do que fizemos. Nós tivemos um carro fantástico todo o fim de semana e eu me senti muito confortável. Toda a equipe está trabalhando duro e podemos ver o progresso. O resultado é bom para o campeonato, mas os próximos eventos podem ser mais difíceis ”, disse ele.
O segundo lugar para Mikkelsen nesta quinta rodada de 14 representou uma bem-vinda mudança de forma para o norueguês. Foi seu primeiro pódio desde a Suécia, em fevereiro de 2018, voltando para a equipe depois de ter sido eliminado para a rodada anterior.
Sébastien Ogier arrebatou o terceiro lugar em um Citroën C3, mais 16,4 segundos atrás, em um final dramático no icônico teste de velocidade El Condór. Ele revisou Kris Meeke que lutou com um furo em seu Toyota Yaris pelos últimos 5 km. A diferença entre eles foi de 1,4 segundos.
O ataque de Ogier através do El Condor também ganhou bônus máximos no Wolf Power Stage.
Meeke já havia lutado de volta depois de uma penalidade de 10 segundos no final do sábado por tomar a rota errada, que o rebaixou para o quinto lugar do pódio. O britânico despediu-se rapidamente Dani Sordo e Ogier esta manhã para recuperar o terceiro, apenas para voltar a cair novamente.
Foi um dia decepcionante para o espanhol Sordo. O driver i20 lutou por ritmo e caiu do quarto para o sexto. Ele também foi rebaixado por Jari-Matti Latvala, o finlandês ficou em quinto em um Yaris em seu 200º WRC.
O campeonato permanece na América do Sul para a sexta rodada. O Copec Rally Chile faz sua primeira aparição no WRC de 8 a 12 de maio. O encontro de estrada de cascalho é baseado em Concepción.
Posições Finais:
1. Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 3h 20min 54,6 seg
2. A Mikkelsen / A Jaeger-Amland NOR Hyundai i20 + 48.4 seg
3. S Ogier / J Ingrassia FRA Citroën C3 + 1min 04.8seg
4. K Meeke / Marshall S GBR Toyota Yaris + 1min 06.2seg
5. J-M Latvala / M Antílope FIN Toyota Yaris + 1min 21.1 seg
6. D Sordo / C do Barrio ESP Hyundai i20 + 1min 26.7 seg
Campeonato Mundial de Rally da FIA (após a rodada 5 de 14)
1. T Neuville 110pts
2. S Ogier 100pts
3. O Tänak 82pts