– 85º Rally Automobile de Montecarlo
Chegou o momento tão aguardado pelos fãs do WRC: dentro de dias tem início o Campeonato do Mundo de Ralis 2017, arrancando com o lendário Rali de Monte-Carlo. Projetado de acordo com os novos regulamentos da FIA, o Citroën C3 WRC fará a sua estreia em competição. Para esta ronda inicial do campeonato foram incritos dois carros, para as duplas Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau.
RALI DE MONTE-CARLO: SIMPLESMENTE MÍTICO!
Para além do prestígio do seu nome, o Rali de Monte-Carlo deve a sua reputação às imprevisíveis e constantes alterações das condições da prova. Em janeiro, as estradas localizadas no alto nas montanhas do sudoeste francês podem estar cobertas com neve, gelo, humidade, podem mesmo apresentar-se secas. O mais divertido é que uma só especial pode ter tudo isto. A escolha dos pneus é, por isso, muito importante. Para uma ronda completa de especiais são escolhidos os pneus que se acredita serem mais convenientes. As diferenças entre eles podem ser grandes, mas também desaparecer muito rapidamente, o que torna esta prova ainda mais emocionante.
Este ano disputa-se a 85º edição da prova, tornando-o no rali mais antigo do mundo, realizando-se ao longo de quatro dias. O rali inicia-se na quinta-feira (dia 19 de janeiro) à tarde, com a cerimónia inaugural no Mónaco. Os veículos partem depois para Gap, para a disputa das especiais noturnas, sendo que uma delas é nova este ano. Depois de um breve descanso, o segundo dia promete ser intenso, com duas rondas por três especiais, disputadas nas zonas de Isère e Hautes-Alpes. No sábado, os participantes irão regressar ao Mónaco, disputando-se cinco especiais. A última não terá assistência e inclui a subida do famoso Col de Turini. O rali termina no Principado no domingo (dia 22) ao início da tarde.
OS DESAFIOS: O INÍCIO DE UMA NOVA ERA NO WRC
O início de uma nova temporada é sempre interessante para os fãs dos ralis. Este ano vai sê-lo ainda mais devido ao surgimento de novos veículos, mais potentes e mais espetaculares do que os anteriores. Para além do novo regulamento e dos novos carros, este ano o mercado de pilotos foi especialmente movimentado, com o início desta temporada de 2017 repleto de incógnitas.
Qual é o verdadeiro nível dos veículos? Serão suficientemente fiáveis? Quem vai ser o que melhor se adapta a estas novas montadas? Muitas perguntas que, em parte, poderão ver-se respondidas quando acabar o Monte-Carlo.
No seu regresso ao WRC como equipa oficial, o Citroën Total Abu Dhabi WRT gerou muito interesse, mas será com humildade que a «Armada Vermelha» se irá apresentar. Todos estão ansiosos pelo seu início, numa mistura de excitação e ansiedade, para ver se os resultados do árduo trabalho realizado nos últimos dois anos cumprem com as ambições da Marca.
Em quatro das cinco primeiras provas da temporada, o Citroën Total Abu Dhabi WRT apenas irá inscrever dois C3 WRC. Desta feita Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau foram escolhidos para marcar pontos no Campeonato do Mundo de Construtores, enquanto Craig Breen/Scott Martin irão correr com um veículo da geração anterior. Todos podem marcar pontos para o Campeonato de Pilotos.
No ano passado, Kris Meeke esteve em luta pela vitória até abandonar. Stéphane Lefebvre foi 5º, naquele que ainda é o seu melhor resultado no Mundial de Ralis. Este ano os dois companheiros de equipa têm o mesmo objetivo: eliminar as incógnitas e gerir as variáveis, tentando resolver a complicada equação colocada pelo Rali de Monte-Carlo 2017.
O RALI DE MONTE-CARLO 2017 EM NÚMEROS
- 17 Especiais, totalizando 382,65 km cronometrados
- 76 inscritos, dos quais 10 WRC da geração 2017
- 41 pneus (máximo) por equipa, à escolha de entre 72 conjuntos repartidos por 4 tipos de borracha
- 22 elementos com funções diversas representados no seio da equipa Citroën Racing: engenheiros, mecânicos especializados, pilotos, batedores, meteorologistas, assessores de imprensa, cozinheiros, etc.
PROGRAMA DO 85º RALI DE MONTE-CARLO
QUARTA-FEIRA 18 DE JANEIRO
16H00: Shakedown (Gap)
QUINTA-FEIRA 19 DE JANEIRO
18H11: Início do dia 1 (Mónaco – Place du Casino)
20H14: SS1 – Entrevaux – Val de Chavalgne – Ubraye (21.25km)
22H57: SS2 – Bayons – Bréziers 1 (25.49km)
00H02: Flexi-assistência A (Gap – 48 mins)
SEXTA-FEIRA 20 DE JANEIRO
09H00: Início do dia 2 e assistência B (Gap – 18 mins)
10H11: SS3 – Agnière en Devoluy – Le Motty 1 (24.63km)
10H44: SS4 – Asprès les Corps – Chaillol 1 (38.94km)
11H47: SS5 – St Léger les Mélèzes – La Batie Neuve 1 (16.83km)
13H02: Assistência C (Gap – 33 mins)
14H28: SS6 – Agnière en Devoluy – Le Motty 2 (24.63km)
15H01: SS7 – Asprès les Corps – Chaillol 2 (38.94km)
16H04: SS8 – St Léger les Mélèzes – La Batie Neuve 2 (16.83km)
17H14: Flexi-assistência D (Gap – 48 mins)
SÁBADO 21 DE JANEIRO
07H17: Início do dia 3 e assistência E (Gap – 18 mins)
08H08: SS9 – Lardier et Valenca – Oze 1 (31.17km)
08H58: SS10 – La Batie Monseleon – Faye 1 (16.78km)
10H07: Assistência F (Gap – 33 mins)
11H13: SS11 – Lardier et Valenca – Oze 2 (31.17km)
12H08: SS12 – La Batie Monseleon – Faye 2 (16.78km)
13H17: Assistência G (Gap – 33 mins)
15H03: SS13 – Bayons – Bréziers 2 (25.49km)
16H23: Assistência H (Gap – 48 mins)
21H11: Parque Fechado (Mónaco)
DOMINGO 22 DE JANEIRO
07H40: Início do dia 4
09H22: SS14 – Lucéram – Col St Roch 1 (5.50km)
10H12: SS15 – La Bollène Vésubie – Peira Cava 1 (21.36km)
11H16: SS16 – Lucéram – Col St Roch 2 (5.50km)
12H18: SS17 – La Bollène Vésubie – Peira Cava 2 (21.36km)
13H53: Parque Fechado
15H.00: Cerimónia de entrega de prémios (Place du Palais Princier – Mónaco)