SÉBASTIEN LOEB DÁ VITÓRIA À CITROËN!
Uma ousada escolha de pneus, seguida de uma majestosa performance nas últimas quatro Especiais do Rali da Catalunha, deu a Sébastien Loeb e Daniel Elena a 79ª vitória da sua invejável carreira no WRC. Pelo “meio”, ofereceram ao Citroën Total Abu Dhabi WRT a primeira vitória do ano e a 99ª no WRC, confirmando a invencibilidade da equipa na Catalunha em dois anos consecutivos! Craig Breen e Scott Martin terminaram na 9ª posição, recuperando o seu andamento, enquanto Khalid Al Qassimi e Chris Patterson concluíram a sua última prova da temporada no 21º lugar.
Com a chuva a continuar a marcar presença durante a Assistência desta manhã, a grande tentação era jogar pelo seguro e optar por montar pneus Michelin slick macios para a primeira Especial da última Etapa de hoje (61,70 km divididos em quatro Especiais).
Mas, mais uma vez, o Citroën Total Abu Dhabi WRT revelou toda a sua experiência e conhecimento na análise das condições meteorológicas. Contrariamente aos seus rivais, a equipa previu, corretamente, que o piso iria secar: trabalhando em conjunto com o técnico da Michelin agregado à equipa, Sébastien Loeb foi, assim, o único piloto a sair com pneus de composto duro. Depois, o ás francês deu largas aos seus dotes de condução, utilizando na perfeição as caraterísticas de dureza dos seus pneus para reclamar vitória em duas Especiais consecutivas e chegar à Assistência Intermédia na liderança à Geral, com nada menos de 7,1 segundos de vantagem sobre o 2º classificado. Tendo deixado o motor ir abaixo na famosa rotunda de Riudecanyes (ES17), Loeb “permitiu” que Sébastien Ogier encurtasse a diferença para somente 3,6 segundos, com apenas mais uma Especial para correr. Mas o nónuplo Campeão do Mundo segurou firmemente o seu lugar e conquistou a 79ª vitória da sua carreira no WRC, mais de cinco anos passados sobre a sua última vitória (em 2013 na Argentina), com uma vantagem de 2,9 segundos sobre o seu rival mais direto. É também a primeira vitória da equipa nesta temporada, a somar aos três pódios conquistados (2º lugar na Suécia, 3º lugar no México e 2º lugar na Finlândia).
Sem hipóteses de subir na classificação, salvo a ocorrência de um incidente em prova, Craig Breen concentrou-se na recuperação da sua confiança depois dos azares de ontem, terminando o rali em 9º lugar.
Por sua vez, Khalid Al Qassimi aproveitou ao máximo as condições mais consistentes do piso para desfrutar o mais possível da sua condução. Concluiu o seu último rali do ano na 21ª posição, satisfeito por não ter tido problemas durante toda a prova.
Sébastien Loeb: “Foi uma disputa intensa mesmo até ao final. Quando vi no ecrã da última Especial que tinha vencido, foi uma sensação realmente incrível! Foi muito bom ter conseguido andar no ritmo certo depois de todos estes anos, pois todos os outros pilotos não estiveram ‘parados’ enquanto eu estive for a, e andaram mesmo a fundo durante todo o rali. Não podia dar-me ao luxo de ser lento em terra, na sexta-feira, ou no asfalto, no sábado. Fomos rápidos esta manhã depois de termos feito a escolha certa de pneus, e depois aguentámo-nos bem, apesar de um ligeiro erro na penúltima Especial. Agora, dada a forma como o rali de evoluiu, estou tentado a dizer que terá sido, talvez, a minha maior vitória, e que estou extremamente satisfeito por garantir um resultado que é altamente merecido por toda a equipa.”
Craig Breen: “Foi um fim de semana difícil para nós, muito embora tivéssemos sido bastante rápidos por diversas vezes, principalmente na terra. Mas também perdemos muito tempo com os piões de ontem. Hoje, sem quaisquer hipóteses de progredir na tabela, aproveitámos para desfrutar da condução do nosso C3 WRC. Agora, partimos para a Austrália com o melhor estado de espírito possível.”
Kalid Al Qassimi: “Com um tempo tão imprevisível, não foi uma corrida fácil para mim. Fomos melhorando gradualmente na terra; no asfalto não me senti lá muito confortável com o piso molhado, como foi o caso de ontem, mas hoje senti uma maior dose de confiança.”
RALI RACC DE ESPANHA CATALUNHA 2018 – CLASSIFICAÇÃO FINAL (PROVISÓRIA)
1. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) 3h12’08’’0
2. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2’’9
3. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) +16’’5
4. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +17’’0
5. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +18’’6
6. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1’03’’9
7. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +1’16’’6
8. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +1’26’’4
9. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +2’07’’0
10. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +2’48’’2
…
21. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) +21’28’’6
WRC 2018 – PILOTOS
1. Sébastien Ogier – 204 pontos
2. Thierry Neuville – 201 pontos
3. Ott Tänak – 181 pontos
4. Esapekka Lappi – 110 pontos
5. Jari-Matti Latvala – 102 pontos
6. Andreas Mikkelsen – 84 pontos
7. Dani Sordo – 7 pontos
8. Elfyn Evans – 70 pontos
9. Craig Breen – 61 pontos
10. Hayden Paddon – 55 pontos
WRC 2018 – CONSTRUTORES
1. Toyota Gazoo Racing – 331 pontos
2. Hyundai WRT – 319 pontos
3. M-Sport Ford WRT – 306 pontos
4. Citroën Total Abu Dhabi WRT – 216 pontos