Latvala segundo no Rali de Monte-Carlo em estreia da TOYOTA GAZOO Racing
A TOYOTA GAZOO Racing terminou o Rali de Monte-Carlo, a ronda mais antiga e prestigiada do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, com um resultado que superou todas as expectativas na estreia da equipa: o segundo lugar da geral de Jari-Matti Latvala e Miika Anttilla. Juho Hänninen e Kaj Lindström terminaram também o rali, em 16º lugar, depois de regressarem à prova no sábado. Este resultado coletivo garante para o novo Yaris WRC uma dupla pontuação na classificação de fabricantes, colocando a TOYOTA GAZOO Racing em segundo no campeonato logo após a sua primeira prova.
O último dia do rali estava programado para ser realizado em quatro etapas sobre a parte mais famosa da rota: a lendária Col de Turini. Acabou por se realizar em apenas três etapas após cancelamento da penúltima etapa por razões de segurança dos espectadores. O percurso era em grande parte com piso seco, mas ainda havia alguns troços mais escorregadios, com chuva e neve. Juho Hänninen coroou o seu excelente desempenho com o terceiro lugar na geral da “Power Stage” do ultimo dia, o que lhe valeu três pontos no campeonato de pilotos: Permitindo à Toyota marcar na sua estreia em ambos os campeonatos.
Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa)
“Estou muito feliz. Este resultado vai muito além das nossas expectativas, pois este é realmente apenas um ano de desenvolvimento. Nós não tínhamos muita experiência, mas o nosso rali foi quase perfeito: ambas as equipas reagiram muito bem às contantes mudanças de circunstâncias e foram capazes de tempos entre os três primeiros, o que é muito encorajador. Jari-Matti Latvala teve um problema com um sensor durante o rali e havia a preocupação de que se ele parasse o carro, poderia não ser capaz de o reiniciar. Mas a forma como ele lidou com isso foi impressionante. Um grande obrigado à equipa pelo árduo trabalho até agora. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas este é um bom começo”.
Koei Saga (Sub-diretor da equipa)
“Estou muito feliz por termos terminado o rali, que marca o nosso regresso ,com um resultado melhor do que o esperado, pois pretendemos fazer carros cada vez melhores. Gostaria de agradecer a todos os membros da nossos equipa, pilotos e co-pilotos pelo seu trabalho árduo, bem como a todos os fãs que estavam ansiosos pelo nosso regresso após 17 anos. É claro que temos um bom potencial, mas os nossos concorrentes são muito fortes e ainda temos muito trabalho a fazer para sermos considerados realmente seus rivais. Vamos fazer o nosso melhor para chegar lá! “
Classificação ao final do 4º dia:
1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 4h00m03.6s
2 Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Toyota Yaris WRC) +2m15.0s
3 Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +2m57.8s
4 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m35.8s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen DS3 WRC) +3m47.8s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +6m45.0s
7 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Skoda Fabia R5) +9m32.7s
8 Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +12m58.1s
9 Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen C3 WRC) +14m43.8s
10 Bryan Bouffier/Denis Giraudet (Ford Fiesta R5) +16m09.4s
16 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +32m16.8s
(Resultados às 16:30 de domingo, para mais informação consulte o site: www.wrc.com )
A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Suécia de 9 a 12 de fevereiro. Com o rigoroso inverno Sueco como pano de fundo, este rali é realizado exclusivamente em neve e gelo, com os carros equipados com pneus de neve. Com temperaturas habitualmente abaixo dos menos 20 graus centígrados, será mais uma dura prova para o novo Toyota Yaris WRC que irá prosseguir com o seu desenvolvimento.
Especificações técnicas do Toyota Yaris WRC
No seguimento dos mais recentes regulamentos técnicos da FIA para a época de 2017 o Toyota Yaris WRC é uma nova geração de “World Rally Car” com mais de 380 cv.
-Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e injeção direta
Cilindrada: 1,600cm3
Potência Máxima: mais de 380 PS
Binário Máximo: mais de 425 Nm
Diâmetro / Curso: 83.8mm/ 72.5mm
Restritor de Ar: 36mm, de acordo com os regulamentos FIA
-Transmissão
Caixa de velocidades: 6 velocidades acionamento hidráulico
Transmissão às rodas: Tração às 4 rodas, 2 diferenciais mecânicos, diferencial central ativo.
Embraiagem: Disco de embraiagem duplo sinterizado.
-Chassis/suspensão
Frente/Traseira: Tipo Macpherson
Direção: hidráulica
Travões: 300mm arrefecido a ar e líquido, Asfalto: 370mm arrefecido a ar e líquido.
-Dimensões e Pesos
Comprimento / largura / altura: 4085mm (com kit aerodinâmico) /1,875mm / ajustável
Largura das vias: Ajustável
Distância entre eixos: 2,511mm
Peso mínimo: 1,190kg
-Performance
Velocidade máxima: 201 km/h (Característica do Rácio)
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