Latvala vence na Suécia e lidera o Campeonato do Mundo de Ralis
Pela primeira vez desde o Rali da China em 1999, a Toyota vence uma ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, logo no segundo Rali com um Yaris WRC totalmente novo.
Jari-Matti Latvala herdou a liderança após a superespecial de sábado, quando o líder partiu a direção do seu carro. Latvala ganhou então os três troços restantes de domingo para aumentar a sua vantagem e alcançar a primeira vitória num rali com a TOYOTA GAZOO Racing.
Juho Hänninen teve um domingo sem problemas e marcou mais pontos para o campeonato de fabricantes, o que significa que TOYOTA GAZOO Racing está agora em segundo lugar no campeonato de fabricantes, enquanto Latvala lidera a classificação dos pilotos, tendo selado a 17ª vitória na sua carreira, a quarta na Suécia e a sua 1ª desde México 2016. No total, Jari-Matti ganhou seis superespeciais: SS1, SS4, SS13, SS16, SS17 e a SS18.
Latvala começou o dia com uma vantagem de apenas 3,8 segundos sobre o segundo classificado, mas venceu as três etapas restantes do rali (incluindo a “power stage”) para selar uma vitória emocional, não tendo sentido qualquer problema em todo rali. Hänninen terminou fora do top 20, mas continuou a testar afinações para próximos ralis.
Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota)
“É emocionante ganhar um Rali do Campeonato do Mundo de Ralis depois de uma pausa de 17 anos. Há muito que ansiava por este momento, mas nunca imaginei que viria tão cedo. Um agradecimento especial não apenas a cada elemento da equipa, mas também a todos os fãs que aguardaram o nosso regresso e que partilham esta alegria connosco. Por isso, gostaria de partilhar com todos uma conversa que tive com Tommi e Jari-Matti antes do início do Rali da Suécia sobre como conduzir automóveis. Jari-Matti disse que ele tenta conduzir com paixão, e com cuidado. Tommi disse que pode ter uma boa compreensão de como conduzi-los mais rápido, porque ele é um apaixonado por automóveis. As suas palavras, carregadas de paixão por carros, sensibilizaram-me porque eu sinto o mesmo. Logo o meu desejo é que todos nós continuemos a desfrutar desse sentimento e enfrentemos os desafios juntos para fazer do Yaris um carro cada vez melhor”.
Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa)
“É muito difícil encontrar as palavras para descrever o que estou a sentir neste momento: a emoção que todos sentimos. Monte-Carlo foi um resultado inesperado, mas isto é muito mais. Claro que tivemos a sorte em conseguir esta vitória, é um tributo ao talento do Jari-Matti e ao trabalho que toda a equipa desenvolveu na Finlândia, Alemanha e Japão. É uma sensação incrível pelo que só tenho de agradecer a todos que o tornaram possível: especialmente ao nosso presidente Akio Toyoda pela sua fé em nós, Jari-Matti, Miika, Juho e Kaj. Este é um dia especial que todos vamos lembrar por muito tempo, mas ao mesmo tempo vamos manter os os pés no chão e continuar a trabalhar como temos feito até aqui”.
Jari-Matti Latvala (Piloto do Yaris WRC – carro 10)
“Estou tão, tão feliz. Para uma equipa nova e um carro novo ganhar o seu segundo rali: Realmente não tenho palavras. Acho que conduzi a minha melhor “Power Stage” de sempre hoje. Muito obrigado a toda a equipa. Agora estamos muito motivados para continuar assim: Já estou ansioso pelo Rali do México. É fantástico ganhar, mas também sinto muito por Thierry Neuville, que perdeu a liderança ontem na superespecial. Eu já estive numa situação semelhante no passado, por isso entendo como ele se deve estar a sentir. Sabemos que tivemos sorte, por isso precisamos continuar a melhor e a trabalhar para o nosso objetivo.”
Juho Hänninen (Piloto do Yaris WRC – carro 11)
“Estou tão orgulhoso de fazer parte desta equipa de pessoas dedicadas, trabalhadoras e tão felizes. Este é um resultado surpreendente para todos nós. Do meu ponto de vista, passei o rali a recuperar do erro de sexta-feira, mas completamos muitos testes e aumentamos o tempo e confiança no Yaris WRC”.
Classificação ao final do 4º dia:
1 Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Toyota Yaris WRC) 2h36m03.6s
2 Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +29.2s
3 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +59.5s
4 Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m11.5s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +2m51.2s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +5m26.6s
7 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 Coupe WRC) +5m31.2s
8 Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen DS3 WRC) +7m14.7s
9 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +9m11.1s
10 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta R5) +10m02.9s
23 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +23m05.6s
Classificação do Campeonato de Pilotos do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 2º Rali:
1 Jari-Matti Latvala 48
2 Sebastien Ogier 44
3 Ott Tanak 33
4 Dani Sordo 25
5 Craig Breen 20
6 Elfyn Evans 18
7 Stephane Lefebvre 10
8 Thierry Neuville 8
9 Hayden Paddon 7
10 Andreas Mikkelsen 6
12 Juho Hänninen 3
Classificação do Campeonato de Fabricantes do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 2º Rali:
1 M-Sport World Rally Team 73
2 Toyota Gazoo Racing WRT 53
3 Hyundai Motorsport 40
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 26
(Resultados às 16:00 de domingo 12 fevereiro de 2017, para mais informação: http://www.wrc.com)
A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali do México de 9 a 12 de março. Este 3º rali é o oposto da Suécia a nível de temperatura. Uma prova com elevadas temperaturas e em altitude que priva o motor de oxigénio. Será mais uma dura prova para o novo Toyota Yaris WRC.