Início MotorSports RALLY WRC: Hyundai vence Rali da Suécia

    RALLY WRC: Hyundai vence Rali da Suécia

    A Hyundai Motorsport conquistou a sua primeira vitória nas etapas nevadas do Rali da Suécia, com Thierry Neuville a liderar um resultado 1-3-5 para a equipa, no segundo evento do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018.

    O Belga, em conjunto com o seu navegador Nicolas Gilsoul, esteve em excelente forma durante todo o fim de semana, celebrando 5 das 8 etapas que a equipa ganhou, o piloto da Hyundai adotou uma estratégia inteligente para este evento. Depois de assegurar a liderança na etapa de Svullrya (SS3), na sexta-feira, a dupla do carro #5 não voltou a abdicar da sua vantagem em relação aos rivais.

    O terceiro lugar de Mikkelsen assegurou o duplo pódio para a equipa na Suécia, bem como o primeiro resultado no TOP 3 para o norueguês como piloto da Hyundai Motorsport, no seu quinto evento com a equipa.

    O piloto Jari Huttunen, do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP) fez uma entrada forte no campeonato ao terminar o Rali da Suécia no sexto lugar, da competitiva categoria WRC2. Jari e o seu navegador Antti Linnaketo, causaram ótima impressão frente aos seus formidáveis rivais, com maior experiência, ao dominar rapidamente as etapas nevadas do Rali da Suécia com o seu Hyundai i20 R5. Ao vencer as etapas SS3 e SS19 e ao classificar-se no TOP3 em várias etapas, a dupla do HMDP demonstrou o seu verdadeiro potencial.

    Domingo dramático

    A etapas finais de ontem estiveram repletas de tensão e drama. As duas voltas pela etapa de Likenäs, com 21,19km, serviram como percursor do suspense que aguardava a etapa final do rali, uma comparativamente mais pequena por Torsby, de 9,56km.

    Uma das batalhas mais renhidas deu-se ao final da manhã, entre Paddon e Lappi, onde apenas 2,9 segundos separavam as duas duplas rumo à Power Stage. Infelizmente, um problema com o motor impediu Paddon de manter o seu lugar, e a consequente perda de tempo fê-lo cair para o quinto lugar da classificação geral.

    Mikkelsen assegurou o terceiro lugar na Power Stage, que lhe conferiu pontos extra para a classificação de pilotos, enquanto Neuville somou dois pontos ao seu registo de vitória. O belga encontra-se agora no primeiro lugar do campeonato de pilotos enquanto a Hyundai Motorsport lidera o campeonato de construtores.

    Notas da Dupla: Neuville/Gilsoul (#5 Hyundai i20 Coupé WRC)

    • Sétima vitória no WRC e a primeira da temporada;
    • Ganhou cinco etapas para conseguir a primeira vitória da equipa na Suécia.

    Neuville afirmou: “Que resultado incrível! Tivemos um começo dececionante em Monte Carlo, mas não deixamos que isso nos desanimasse. Mantivemo-nos focados e concentramo-nos em obter um bom resultado na Suécia. Sabíamos que a luta pela vitória ia ser renhida, mas chegamos com o objetivo de ripostar, e a meu ver fizemo-lo perfeitamente. Não esperávamos obter a liderança tão cedo por isso tivemos que adotar
    uma estratégia inteligente para, em certas alturas, defender a nossa vantagem e aumentá-la sempre que podíamos. No ano passado senti que merecíamos a vitória, mas ainda mais este ano. Não pude esticar-me na power stage porque a vitória significava muito para a arriscar, por isso terminar a última etapa com dois pontos extra foi ótimo. Estamos na liderança do campeonato, por isso estamos no bom caminho. Graças a toda a
    equipa. Temos muitas pessoas a trabalhar de forma incansável diariamente nos bastidores para nos dar um carro competitivo, com o qual podemos lutar por vitórias como esta. Esta vitória é para eles! Foi um fim de semana fantástico para todos.”

    Notas da Dupla: Mikkelsen/Jæger (#4 Hyundai i20 Coupé WRC)

    • Corrida pelo terceiro lugar sem constrangimentos com quatro pontos na Power Stage;
    • Primeiro pódio após cinco eventos com a Hyundai Motorsport.

    Mikkelsen comentou: “É uma sensação fantástica, a de estar no pódio pela Hyundai Motorsport pela primeira vez. Tivemos um fim de semana bastante consistente e disfrutamos da manhã de domingo de forma suave. Eu queria dar um impulso na Power Stage mas, ao mesmo tempo, não queria arriscar o pódio. No final, conseguimos terminar com quatro pontos extra e o terceiro lugar, o que foi muito motivante. Mais do que isso, foi um excelente fim de semana para a equipa como um todo, damos os nossos parabéns ao Thierry e ao Nicolas pelo magnifico resultado. É ótimo poder partilhar este sucesso, e ver a equipa na liderança do Campeonato, ainda que estejamos no inicio da temporada.”

    Notas da Dupla: Paddon/Marshall (#6 Hyundai i20 Coupé WRC)
    • O tempo perdido na Power Stage levou a dupla para o quinto lugar geral;
    • Duas etapas ganhas durante um fim de semana com vários pontos positivos a levar para casa.

    Paddon comentou: “Foi um final desapontante depois do fim de semana positivo que tivemos. Foi apenas um pequeno erro na Power Stage, que empatou o carro e fez-nos perder demasiado tempo para podermos defender o quarto lugar. É o que é. Este ano não estamos na luta pelo campeonato por isso ficar em quarto ou em quinto não tem grande importância. Podemos retirar vários aspetos positivos deste evento e estou ansioso por dar continuidade a esta tendência no meu próximo evento WRC em Portugal. Estou feliz por ter feito parte deste rali tao competitivo e mal posso esperar por estar novamente atrás do volante.

    Primeira vitória da temporada

    • A estreia da Hyundai Motorsport nas vitórias foi no Rali da Suécia;
    • Oitava vitória no WRC e o nono duplo pódio na história da equipa.

    O diretor da equipa, Michel Nandan, comentou: “foi um rali fantástico para toda a equipa e é uma sensação fantástica celebrar a nossa primeira vitoria da temporada de 2018. Após a deceção de monte Carlo, era muito importante ripostarmos e pontuarmos para o campeonato de construtores. O Thierry e o Nicolas estiveram lindamente todo o fim de semana, e mereceram plenamente este resultado. Enquanto equipa, apresentamos uma boa performance e isso refletiu-se nos resultados 1-3-5. Parabéns ao Andreas e ao Anders
    por se estrearem no pódio com a nossa equipa. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos. O Hayden e o Seb também estiveram bem durante o fim de semana e conseguiram terminar em quinto, apesar do drama que foi a sua Power Stage. Já disse várias vezes que a competição no WRC nunca esteve tão renhida, por isso não podemos tomar este resultado como garantido. O México vai apresentar-nos uma série de dificuldades diferentes, por isso vamos ter que redefinir a nossa estratégia.

    O próximo Rali

    O terceiro evento da temporada de 2018 do WRC terá lugar no México de 8 a 11 de março. Este será o primeiro rali de terra do Campeonato onde a Hyundai Motorsport já conquistou o pódio duas vezes, em 2014 e em 2017.

    Classificação Geral Final – Rali da Suécia

    1 T. Neuville N. Gilsoul Hyundai i20 Coupe WRC 2:52:13.1
    2 C. Breen S. Martin Citroën C3 WRC +19.8
    3 A. Mikkelsen A. Jæger Hyundai i20 Coupe WRC +28.3
    4 E. Lappi J. Ferm Toyota Yaris WRC +45.8
    5 H. Paddon S. Marshall Hyundai i20 Coupe WRC +54.4
    6 M. Østberg T. Eriksen Citroën C3 WRC +1:15.3
    7 J. M. Latvala M. Anttila Toyota Yaris WRC +2:04.9
    8 T. Suninen M. Markkula Ford Fiesta WRC +2:52.2
    9 O. Tänak M. Järveoja Toyota Yaris WRC +3:44.4
    10 E. Evans D. Barritt Ford Fiesta WRC +5:27.4

    Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2017 – Classificação dos Pilotos

    1 T. Neuville 41
    2 S. Ogier 30
    3 J.M Latvala 23
    4 E. Lappi 23
    5 O. Tanak 21
    6 A. Mikkelsen 21
    7 C. Breen 20
    8 K. Meeke 17
    9 H. Paddon 10
    10 E. Evans 9

    Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2017 – Classificação dos Construtores

    1 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 54
    3 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 53
    3 Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team 46
    4 M-Sport Ford World Rally Team 43